Vídeos de gameplay não são nenhuma novidade pela internet, existe até um meme sobre pessoas que assistem mais do que jogam. Por essa perspectiva, é até curioso que nenhum lançador de jogos famosos tenha algum recurso para gravação – até agora. Hoje conheceremos o novo recurso nativo para gravar vídeos pelo Steam, o Game Recording, que segue em Beta, mas já pode ser testado por todos.
Gravar jogos pelo Steam nunca foi tão fácil
Cansado de utilizar soluções como o OBS Studio para gravar suas gameplays? O Steam criou uma solução. Chamado Game Recording, está sendo integrado ao sistema de captura de tela, com diversos recursos orientados à gravação de gameplays, para ser ainda mais útil e divertido aos jogadores.
Você pode gravar jogos pelo Steam automaticamente com a opção “Background”, bastando abrir o jogo para iniciar. Dessa forma, deve-se decidir um limite de espaço que suas gravações podem ocupar; quando alcançar, o conteúdo mais antigo vai sendo sobrescrito.
Outra alternativa é a On Demand, que permite escolher teclas de atalho para iniciar a gravação. Reduzem as chances de capturar algum momento épico inesperado, mas você fica no controle sobre quando inicia e termina a captura.
Todos os arquivos são armazenados localmente e podem ser manipulados por um editor de vídeos simples, adicionado à página de captura. Por lá, podemos acrescentar marcações em momentos importantes, além de fazer recortes.
Todos os jogos no Steam e até mesmo muitos de fora da loja são compatíveis com o recurso, desde que permitam a execução em segundo plano da aplicação. Os desenvolvedores dos jogos ainda tem a oportunidade de integrar mais profundamente, adicionando marcações automáticas em momentos-chave, com um botão para pular o vídeo entre esses momentos.
O jogador pode optar por qual qualidade de vídeo pretende gravar: quanto maior, mais espaço ocupará. No exemplo apresentado no anúncio oficial do Game Recording, em alta qualidade (12 Mbps), 2 horas ocupam 10.8 GB de armazenamento. Para comprometer ao mínimo o desempenho do computador durante a jogatina, o uso do processador e da placa de vídeo é equilibrado conforme a demanda, sendo compatível com sistemas de aceleração de vídeo da NVIDIA e da AMD, além de ser verificado para Steam Deck.

Não é apenas para compartilhar suas aventuras com outras pessoas: toda a série de recursos do Game Recording auxiliam o jogador a rever momentos que se passaram no jogo, por exemplo, para entender melhor o que causou sua morte, ou relembrar a fala de algum NPC.

Foram adicionadas ferramentas para facilitar a transmissão entre dispositivos com o Steam instalado, como o computador, smartphone e Steam Deck. Os vídeos também podem ser exportados em MP4 ou compartilhados com outros usuários via link temporário.
E novos recursos estão por vir, dentre eles, foi anunciado que teremos configurações individuais para cada jogo.
Embora esteja em estágio Beta, o Game Recording pode ser testado agora mesmo. Vá em Settings > Interface > Beta Participation, selecione alguma das duas opções beta disponíveis e reinicie o aplicativo. Em seguida, vá em Settings > Game Recording > e selecione a gravação Background ou On Demand.

Se você está utilizando o Steam Beta pela primeira vez, deve ter notado que dentre as duas opções tem o Steam Families. Entenda o que é este recurso que permite compartilhar jogos com outras pessoas!