Vídeo

Aprenda a instalar o Ubuntu no Mac com chip Apple Silicon de graça!

Os novos chips Apple Silicon, que, por ora, se apresentam nas edições M1 e M2, quebraram paradigmas e oferecem desempenho equivalente a processadores Intel e AMD de última geração, mesmo utilizando arquitetura ARM. Entretanto, sua arquitetura diferente representa um desafio para quem deseja utilizar outros sistemas operacionais nesses computadores. Hoje, você aprenderá a instalar o Ubuntu no Mac com chip Apple Silicon sem gastar nada!

Instale o Ubuntu no Mac com UTM

Você já deve ter ouvido falar no Parallels, um software de virtualização excelente, que permite virtualizar qualquer sistema operacional no seu Mac, entretanto ele é pago e sua licença não é barata, custando 100 dólares ao ano para utilizar em um único computador.

Para quem não deseja gastar e não aspira jogar na máquina virtual, o UTM é uma excelente opção. Apesar dele ser compatível com sistemas X86, este recurso ainda não se encontra em um estágio ótimo e apresenta lentidão em sistemas mais recentes. Sendo assim, para alcançar um melhor desempenho, é recomendável instalar sistemas operacionais ARM.

Uma vez que o Ubuntu ARM está disponível apenas na versão para servidores, você precisará adaptá-la ao uso em computadores pessoais. O processo de instalação é bastante simples e intuitivo, mesmo ele não tendo interface gráfica. Após instalar o sistema, você pode adicionar a interface gráfica de sua preferência. Por exemplo, para instalar o GNOME e utilizar a versão padrão do Ubuntu, recorra ao comando:

sudo apt install ubuntu-desktop

Por outro lado, se preferir a interface KDE, use o comando:

sudo apt install kubuntu-desktop

Para aqueles que gostam do XFCE, temos:

sudo apt install xubuntu-desktop

Depois disso, é recomendável habilitar o recurso de aceleração por hardware no UTM, para o uso do sistema ficar mais fluído. Todo o passo a passo para você instalar e configurar o Ubuntu no Mac pelo UTM encontra-se no vídeo no início desse artigo.

Agora você pode usufruir tudo o que o Ubuntu ARM oferece, em seu computador com chip Apple Silicon numa máquina virtual. Até hoje não existe nenhum outro sistema além do macOS totalmente compatível com o novo chip da Apple, mas em breve teremos distros Linux graças ao projeto Asahi Linux. Atualmente já é possível utilizar o Asahi, apesar dele ainda não conseguir acessar todos os recursos do computador. Confira os nossos testes com esse sistema ousado!

Caso ainda tenha alguma dúvida, ou queira deixar dicas, conte com a comunidade do fórum Diolinux Plus!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!