Nem sempre dá para migrar para Linux
As inúmeras vantagens do Linux seduzem muitas pessoas a migrar ao sistema do pinguim: ele é gratuito, tem código aberto auditável, aproveita bem o poder computacional, possui um poderoso terminal. Entretanto, nem sempre conseguimos migrar para Linux, afinal, pode haver softwares ou peças essenciais que são incompatíveis.
Uma mudança radical pode ser ainda mais problemática, dependendo do meio, é necessário treinar a equipe e modificar o fluxo de trabalho para outros programas, algo que demanda tempo e planejamento. Com tudo isso, você deve estudar se realmente vale a pena a migração, afinal, sistemas operacionais são ferramentas, devemos escolher a mais adequada para cada caso.
O vídeo que acompanha este artigo é um corte do Diocast, seu podcast sobre Linux e tecnologia, assista ao episódio na íntegra, onde conversamos com Gabs Ferreira, um desenvolvedor que não teve medo de mudar de carreira, trabalhando para empresas brasileiras e de fora do país. Ele nos conta como foi a sua trajetória profissional, quais foram os desafios e as oportunidades que ele encontrou na área Dev e como a criação de conteúdo abriu possibilidades de mudar de carreira algumas vezes, ajudando no seu crescimento profissional e pessoal.