Vídeo

Loja da Microsoft em iPhones, Mastodon cada vez maior e mais notícias!

No Diolinux News de hoje sintetizamos as novidades de várias tecnologias de inteligência artificial, a palavra chave que mais está bombando em 2023 no mundo tech, além disso, falamos sobre um novo vírus para o Discord focado em criptomoedas, o crescimento da rede social Mastodon, a loja da Microsoft em iPhones e mais!

Novidades em várias I.A.s

Quase toda semana tem uma notícia sobre inteligência artificial por aqui, afinal, não param de sair novidades sobre isso. Primeiramente, a OpenAI anunciou o ChatGPT-4, a nova versão da I.A. conversacional mais famosa do momento, que promete ser mais segura e precisa nas respostas, e agora consegue interpretar imagens. Ainda assim, cuidado com as informações que qualquer I.A. te passar, porque elas ainda podem conter imprecisões.

A Microsoft também tem a sua I.A. chamada Bing Chat, que por trás dos panos utiliza o ChatGPT-4. Antes era necessário entrar em uma lista de espera para poder utilizá-la, mas agora ela já está liberada para todo mundo, através do navegador Microsoft Edge. Outros apps da empresa também conseguem fazer uso da IA através do Microsoft Copilot, podendo te ajudar a escrever e-mails no Outlook, criar textos no Word, analisar informações no Excel, e até mesmo criar slides para escola ou trabalho no Powerpoint. 

O Google está bem atrasado nessa corrida, mas finalmente foi anunciado algo: agora o Google Workspace terá uma I.A. semelhante à da Microsoft com o Copilot, no Gmail, Google Docs, Sheets e Slides e até mesmo no Google Meet para te auxiliar em uma reunião.

Já falamos por aqui no Diolinux News que a China também tinha algumas alternativas a caminho. O Baidu acabou de anunciar a sua alternativa, mas foi um pouco decepcionante. O Ernie é uma I.A. que assim como quase todas as outras alternativas, segue um modelo conversacional onde você pode perguntar informações, pedir ajuda para criar textos, e ele até mesmo consegue criar imagens.

O problema é que a apresentação foi feita utilizando apenas vídeos pré-gravados, então é muito difícil saber o que ele realmente é capaz de fazer na prática. Isso refletiu até mesmo nas ações da empresa, que chegaram a cair 10% depois do evento.

Mastodon alcança 10 milhões de usuários

O Mastodon é uma rede social de código aberto que vem sendo considerada a principal alternativa ao Twitter, que até o momento, não está nem perto de ultrapassar a rede social de Elon Musk em número de usuários, mas ainda assim, não para de crescer.

Existe um bot chamado “Mastodon User Count” que como o próprio nome sugere, conta a quantidade de usuários em todas as instâncias do Mastodon que são conhecidas. Ele usa a lista de instâncias do site instance.social, então o número pode ser um pouco maior, já que não são todas que estão listadas por lá.

Ainda assim, o número é impressionante: O Mastodon passou do número de 10 milhões de contas criadas. Só na última semana, foram mais de 180 mil contas. Só o Mastodon.social, que é a instância mais famosa, conta com 172 mil usuários ativos, apesar de estar longe do Twitter, com seus 450 milhões de usuários ativos.

RANSOMWARE para Discord

Muitas comunidades de criptomoedas e NFTs estão no Discord. Pensando nisso, hackers desenvolveram um ransomware chamado AXLocker onde o objetivo é roubar as credenciais do Discord da vítima, porque com acesso a um perfil legítimo, principalmente de alguma pessoa que é referência no mundo dos investimentos, é muito mais fácil praticar um golpe em alguém.

Esse ransomware encripta os dados da vítima, e no meio dessas informações, busca pelas credenciais do Discord em uma série de pastas. Dessa maneira, consegue roubar as credenciais até mesmo de quem acessa o serviço através do navegador. 

Os especialistas recomendam que quem cair nesse golpe não deve ceder às chantagens do hacker, já que não existe nenhuma garantia de que você vá conseguir de volta o acesso ao seu Discord.

Loja da Microsoft em iPhones

A Microsoft demonstra querer estar presente em todas as plataformas quando o assunto é jogos. Já não basta toda a novela da compra da Activision, onde firmou diversos contratos para garantir o Call of Duty em praticamente qualquer plataforma de jogos, ela também tem interesse no mercado mobile.

Na Europa a partir de 2024, deve entrar em vigor uma lei chamada Digital Markets Act, que pode obrigar a Apple a permitir outras lojas no iOS, já que no Google já é possível. Nisso, a Microsoft quer aproveitar e criar a sua própria loja para distribuir jogos de maneira mais fácil, como o COD Mobile, Diablo Immortal e Candy Crush (se a compra da Activision for adiante) e fugir das regras de cobrança da Apple. Será que de fato teremos uma loja da Microsoft em iPhones?

Assista ao vídeo até o final para saber mais sobre todas essas notícias e ainda ficar por dentro do mercado Maker no Brasil, dos passos da Canonical para ganhar mais espaço no meio gamer e conhecer os primeiros passos sobre como criar sua própria distro Linux do zero!

Se quiser acompanhar mais notícias do mundo da tecnologia e do Linux, assine nossa newsletter semanal, é grátis! 

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!