Se o Linux rodar programas Windows, a Microsoft vai à falência?
VídeoSistemas operacionais

Se o Linux rodar programas Windows, a Microsoft vai à falência?

Todo mês, respondemos perguntas feitas por membros Diolinux, hoje temos algumas que podem nos ajudar a entender como o Linux e o mundo da tecnologia funcionam. Se o Linux rodar programas Windows, a Microsoft vai à falência? Como foi feito o primeiro software? De onde veio o Linux?

E se o Linux rodar programas Windows?

O Edson perguntou se concordamos com a frase que um técnico disse para ele: “No dia que o Linux aceitar as instalações de programas em .exe a Microsoft vai à falência”. Parece um legítimo caso de técnico, mas nem tanto. 

Primeiro que o Kernel não aceita instalações de nenhum tipo, no máximo, módulos, ou seja, drivers. Os softwares são instalados em outra camada dos sistemas operacionais. Mas vamos considerar que o que esse técnico quis dizer com Linux, seja alguma distro ou sistema como o Ubuntu ou o Android, não especificamente sobre o Kernel Linux.

Por aceitar programas .exe, ele pode se referir a instalar os programas Windows no sistema. Nesse aspecto, o Linux pode aceitar usando uma camada de compatibilidade, como o Wine, o sucesso do Steam Deck da Valve, mostra que ele funciona muito bem.

Lembremos que .exe é apenas um dos formatos que o Windows trabalha, a questão não é aceitar ou não .exe, mas ter os softwares que o usuário quer instalar. Então, podemos reformular a afirmação para “no dia que sistemas com base Linux tiverem disponíveis os mesmos softwares que existem na biblioteca do Windows, a Microsoft vai à falência”.

A Microsoft é mais do que Windows

Agora, a gente pode focar na parte da “Microsoft vai falência”, o que também não faz sentido nenhum, pois o sucesso financeiro da Microsoft não depende mais dos softwares estarem disponíveis para o Windows.

É possível considerar que essa compatibilidade e o foco do mercado em criar aplicações para ao Windows, ajudou a colocar a Microsoft no patamar que está hoje, mas, se o Windows deixasse de existir agora, a Microsoft ainda estaria bem longe da falência.

Ela é uma empresa gigante, que atua em diversos setores, sendo que a principal fonte de receita são Servidores e produtos de Cloud no Azure, onde roda mais Linux do que qualquer outro sistema operacional.

Também ganham muito com serviços do Office e produtos em Cloud para Office, como o Office 365, com soluções que você pode rodar no navegador em qualquer sistema. Só depois que vem o Windows, lucrando não necessariamente com licenciamentos, mas acordos OEM e serviços dentro do próprio sistema, especialmente agora com o Windows 11

Ainda tem receita da parte de jogos, e coisas relacionadas ao XBOX, o Linkedin e o Github, buscas e anúncios com o Bing, venda de hardware, como o Surface, entre outras coisas. Foram mais de 60 bilhões de dólares gerados só no Azure e no Office, dados de 2021. Podemos dizer que o Linux aceitar .exe, não é uma preocupação.

Como compilaram o primeiro compilador?

O Theo fez a pergunta de milhões: como o primeiro compilador foi criado, se não tinha nenhum compilador para compilá-lo? Em que sistema o Linus Torvalds começou a fazer o Linux, sem um compilador para compilar o Linux?

Nem sempre compiladores existiram, de fato, compilador é uma ferramenta que transforma código de alto nível em linguagem de máquina.

Sabendo isso, a resposta para a sua pergunta vem automaticamente, os primeiros compiladores foram feitos usando linguagem de máquina, ou assembly, uma vez que o compilador foi feito, ele pôde ser reescrito em outra linguagem e compilado por ele mesmo muitas vezes.

Linus Torvalds desenvolveu o Linux se baseando no Minix, uma versão alternativa com código aberto do Unix, usando na época em que o Torvalds frequentava a universidade. Foi justamente o Minix o sistema que ele usou para desenvolver o Linux.

O Linux não é uma coisa só, em sua grande parte, são arquivos escritos em C, e tudo o que ele precisava era um compilador de C. Um compilador famoso e gratuito na época e até hoje, é o GCC, do projeto GNU. Existiram compiladores anteriores que inspiraram o GCC, e atualmente, outros que certamente foram inspirados por ele.

Quer enviar perguntas também e fazer parte da nossa comunidade de apoiadores, confira os benefícios em ser membro do canal, além de nos ajudar a continuar produzindo conteúdos para toda a comunidade tech!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!