Vídeo

Homebrew – Um gerenciador de pacotes para macOS

Usuários de computadores da Apple estão acostumados a recorrer à loja do sistema quando querem baixar algum programa, mas você sabia que existe um gerenciador de pacotes para macOS? Com o Homebrew, você consegue instalar programas de forma muito semelhante a como é feito no Linux com o Apk, Pamac, entre outros. Hoje você vai aprender a instalar e utilizar o Homebrew, o gerenciador de pacotes para macOS!

Como instalar o Homebrew?

É muito fácil instalar o Homebrew, a aplicação, o processo é totalmente auto explicativo, basta acessar o site oficial, copiar o comando que está logo no início da primeira página, colar no terminal e teclar Enter. Algum tempo depois, a própria instalação passará dois comandos que você precisará copiar e colar um a um no próprio terminal, clicando Enter após cada um. Agora você já tem um gerenciador de pacotes para macOS!

Como utilizar o gerenciador de pacotes para macOS?

Utilizar o gerenciador de pacotes para macOS Homebrew, é tão fácil quanto utilizar os gerenciadores de pacote para Linux mais populares, mas ele tem suas peculiaridades. O Homebrew divide os pacotes em duas categorias: Formulae são os programas de linha de comando e Cask, as aplicações com interface gráfica. Dessa forma, ao procurar por uma aplicação que possui alternativas dos dois tipos, ele mostrará ambos, de forma discriminada, caso a aplicação possua o mesmo nome nos dois casos, é necessário especificar qual você quer no comando de instalação. Conheça alguns comandos importantes para você utilizar o Homebrew:

  • brew search nome-do-aplicativo: Procure por aplicações que tenham, ao menos parcialmente, o nome desejado;
  • brew install nome-do-aplicativo: Instale o aplicativo desejado. Se houver opções Cask e Formulae com o mesmo nome, ele instalará a versão Cask;
  • brew install –cask nome-do-aplicativo: força a instalação da versão Cask (com interface gráfica) do aplicativo;
  • brew list: mostra todas as aplicações instaladas via Homebrew;
  • brew uninstall nome-do-aplicativo: desinstala o aplicativo desejado;
  • brew autoremove: desinstala todas as dependências que não estão sendo utilizadas;

Ao utilizar esses comandos, não se esqueça de substituir o termo “nome-do-aplicativo” pelo nome do aplicativo. O Homebrew possui inúmeros comandos, para saber melhor sobre como utilizá-lo, vale a pena conferir a documentação oficial dele.

Você já conhecia o gerenciador de pacotes para macOS, Homebrew? Se você curte trabalhar em computadores Apple de forma semelhante a como trabalha no Linux,conheça a nossa experiência onde instalamos o Linux em um MacBook Air M1!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!