Vídeo

ChromeOS com Wayland, Fedora no MacBook, Linux Mint 21.3

Sejam bem-vindos ao Diolinux News! O episódio de hoje tá completamente recheado de notícias, como a chegada do Fedora no MacBook com chip M1, o vindouro Linux Mint 21.3, o ChromeOS com Wayand, as novas placas de vídeo da NVIDIA para empresas, novidades no elementaryOS e mais!

Novidades da NVIDIA

No dia 8 de agosto, rolou a SIGGRAPH 2023, uma conferência anual sobre computação gráfica. A NVIDIA estava presente por lá, e apresentou algumas novidades bem bacanas.

A primeira delas foi a criação da Alliance for OpenUSD, uma aliança entre Adobe, Apple, Autodesk, NVIDIA e Pixar, com objetivo de aprimorar o formato aberto USD, criado pela Pixar para criação de cenas 3D.

Mas o maior destaque foi o anúncio das novas placas de vídeo novas para uso profissional: as RTX 4000, 4500, 5000 e 6000 da geração Ada. O foco dessas placas são profissionais que trabalham com modelos 3D, renderização, IA generativa e streaming de conteúdo.

ChromeOS com Wayland

A gente já falou várias vezes sobre o fato do ChromeOS ser considerado uma distro Linux, já que ele utiliza o kernel Linux, apesar de bem modificado. Em breve, ele deverá ficar ainda mais similar com uma distro tradicional.

Internamente, existe um projeto chamado Lacros, que significa “Linux and Chrome OS”, que deve separar a dependência do sistema do navegador Google Chrome. Hoje, tanto a interface do sistema quanto o navegador em si são um binário só. A ideia desse projeto é separar o navegador do resto do sistema em dois binários, e com isso, poder utilizar outras tecnologias mais populares do mundo Linux, como o Wayland, por exemplo.

Outra mudança que pode acontecer por causa desse projeto, é que o ChromeOS deve deixar de usar uma versão do Google Chrome feita especificamente para ele, aderindo ao mesmo Google Chrome disponível para Linux, que todo mundo já usa hoje em dia em qualquer distribuição.

Linux Mint 21.3

Não tem muito tempo do lançamento do Linux Mint 21.2, mas já temos notícias da próxima versão. A equipe de desenvolvimento confirmou que o Linux Mint 21.3 deverá chegar em dezembro, como já era esperado.

Ainda não existe um codinome para essa versão, mas seguindo a tradição, será outro nome feminino com a letra V. Não espere grandes mudanças na interface nessa próxima versão, o foco da equipe será melhorar internamente as ferramentas de produção da imagem do sistema, além de corrigir o problema com o secure boot.

Além disso, eles querem analisar as vantagens e desvantagens de compatibilizar o sistema com o Wayland, então quem sabe em futuras versões a gente tenha um Mint com suporte ao Wayland…

Mas algo que deve chegar logo, é a ISO Edge do Linux Mint 21.2, que basicamente é o mesmo sistema, mas com um kernel mais recente, nesse caso, a 6.2.

elementary OS

Outra distro que também traz novidades é o elementary OS. A Danielle Foré, todo mês prepara uma publicação contando tudo o que há de novo no sistema, e nas palavras dela, esse é o último post antes do lançamento do Elementary OS 7.1.

Primeiramente, o aplicativo Mail ganhou várias pequenas melhorias. Agora, na barra da esquerda, as pastas de arquivo e spam são melhor detectadas e exibidas com maior destaque, mesmo no caso do Gmail, que as escondia como subpastas. Também é possível renomear as pastas como você quiser.

Na lista de e-mails, você pode utilizar gestos do trackpad para arquivar ou deletar um e-mail de maneira mais rápida, e também ter várias assinaturas salvas para utilizar nos seus e-mails. Nas configurações do sistema, mais duas áreas foram redesenhadas para melhorar a responsividade. Os escolhidos da vez foram, o painel de som e a aba de Dock e Painel, na área de Desktop. Todas essas novidades já estão disponíveis para todo mundo, é só atualizar o seu sistema lá na loja.

Fedora no MacBook

Depois de muito tempo, temos grandes novidades para quem planeja rodar Linux nativamente nos computadores da Apple com Apple Silicon. O pessoal do Asahi acabou de anunciar uma nova distribuição chamada Fedora Asahi Remix.

Como o próprio nome sugere, é uma distribuição que utiliza o Fedora como base. Eles fizeram uma parceria, agora todo o trabalho do pessoal do Asahi será upstream-first. Também poderão aproveitar de toda a infraestrutura do Fedora, e uma grande vantagem é que o Fedora já conta com uma base bem sólida para arquitetura ARM, o que deve ajudar bastante.

O sistema ainda não está pronto, e deve ser lançado no fim desse mês. Mas para quem for mais aventureiro, já é possível instalar na sua máquina, sendo praticamente garantido que haverão bugs.

Zoom muda termos de uso

Se você faz reuniões pelo Zoom com frequência, fique ligado. A empresa atualizou os termos de uso do serviço, agora pode utilizar seus dados para treinar sua própria inteligência artificial. Isso gerou muita polêmica, por isso, o Zoom elaborou um blog post explicando exatamente como funcionará.

Segundo eles, nenhum dado será utilizado sem o consentimento prévio, então caso o usuário não ative nenhuma funcionalidade de IA, nenhum dado será entregue. Fique atento, pois se você ativar qualquer uma dessas funcionalidades de IA disponíveis por lá, estará dando consentimento para usarem seus dados.

Linux ultrapassa macOS no Steam

Todo mês, a Valve libera uma pesquisa de hardware, onde é possível ver dados de sistema operacional, placa de vídeo e até resolução do monitor dos usuários da plataforma. 

É claro que o Windows sempre esteve disparado na frente, mas por muito tempo o Linux e o macOS estavam brigando pelo segundo lugar. Finalmente, pela primeira vez, o Linux conseguiu passar o macOS. Na última edição da pesquisa, o pinguim está com 1.96% enquanto a maçã, 1.84%.

O grande responsável é o sucesso do Steam Deck, já que ao observar os dados do Linux, 40% desse número é apenas do console da Valve.

Jogo em promoção da semana

Hoje, uma sugestão um pouco diferente. Não é uma promoção, mas sim um jogo que acabou de lançar. 

O Baldur’s Gate 3 é um RPG situado no mundo de Dungeons and Dragons, que está fazendo muito sucesso na comunidade gamer. Nesse jogo, você pode escolher entre diversas raças e classes do D&D, ou assumir o papel de um personagem original, e se aventurar pelos Reinos Esquecidos e além.

Ele está com um ranking Ouro no ProtonDB, verificado no Steam Deck. Uma recomendação é comprar o jogo pelo Steam, já que muitos usuários estão reportando que a versão do GOG está com problemas para rodar no Linux.

Se quiser receber mais notícias do que aconteceu no mundo da tecnologia e do open source, inscreva-se na nossa newsletter

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!