VídeoTutoriais

5 dicas de segurança no Linux que servem para qualquer sistema operacional

Sistemas Linux tem fama de serem seguros, ainda assim grande parte da segurança é responsabilidade do usuário, não do computador. Aplicando boas práticas de segurança no uso diário de computadores e celulares, dificilmente você sofrerá golpes ou será infectado por vírus. Confira 5 dicas de segurança no Linux que podem servir para qualquer sistema operacional.

Busque saber a procedência do que baixa

Mesmo se você tiver o sistema operacional mais seguro e pagar o melhor antivírus, isso não te impede de instalar um programa de origem duvidosa e infectar o computador. Sempre desconfie de quem criou e quem distribui o programa que você utiliza. No Linux, prefira instalar diretamente do repositório oficial da sua distribuição, ou de fontes reconhecidamente confiáveis, como o Flathub. Outros sistemas operacionais, como Android e Windows, têm suas próprias lojas de aplicativos como repositório seguro.

Desconfie de tudo

Na internet, golpes podem ter um alcance imenso, até mesmo internacional. Dinheiro fácil, produtos baratos, conteúdo explícito e falsidade ideológica são algumas das armas de criminosos para te enganar. Na maioria das vezes, prejuízos financeiros e vazamento de dados são irreversíveis, se tiver dúvida, nem responda mensagens e e-mails suspeitos.

Mantenha o sistema operacional atualizado

Novas tecnologias são geralmente criadas visando aprimorar a segurança de quem utiliza. Manter seu sistema atualizado garante que você sempre terá a correção de novas vulnerabilidades que estão sendo descobertas. Certas técnicas de segurança tem ganhado popularidade no mundo Linux graças ao aumento do poder computacional, como isolamento de partes do sistema operacional e a separação de tudo isso dos arquivos pessoais, assim como dos programas e suas dependências. 

Utilize sistemas operacionais seguros

Se segurança é algo realmente importante para você, prefira sistemas operacionais reconhecidamente seguros. Em empresas, prefira distros empresariais, como o Red Hat Enterprise Linux, em casa, escolha um sistema que adote protocolos avançados de segurança, mantendo a base estável, como algum Ubuntu LTS.

Contribua com a segurança na internet

Sempre que ver um anúncio ou postagem que claramente seja um golpe, denuncie. Geralmente, serviços de ads e redes sociais possuem mecanismos de denúncia embarcados na própria publicação. Dessa forma você ajuda a evitar que outras pessoas caiam em golpes. Mas claro, faça com consciência, não denuncie conteúdo só porque você não gosta, isso sobrecarrega o trabalho da moderação e pode causar prejuízos.

Este conteúdo é um corte do Diocast, seu podcast sobre Linux e tecnologia. Assista ao episódio completo onde discutimos sobre porque o Linux é considerado seguro, como este sistema operacional pode te ajudar a “estar menos em perigo” e se ele está livre de malwares ou não. Afinal, com o aumento da presença do Linux em desktops, internet das coisas e servidores ao redor do mundo, estamos vendo um aumento alarmante nas notícias de falhas de segurança.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!