Migrar de sistema operacional não costuma ser uma coisa simples, precisamos nos adaptar a uma série de coisas para conseguir recuperar o ritmo do trabalho. Hoje reunimos 4 dicas para migrar para Linux sem stress, baseadas na nossa experiência pessoal, mas que podem te ajudar bastante!
Ao migrar para Linux, aceite a mudança
Mudar sempre envolve um esforço de aprendizado, nunca conseguimos fazer uma mudança e continuar fazendo as coisas como antes. Ao migrar para Linux, assim como para qualquer outro sistema operacional, precisamos ter paciência, pois estamos dando os primeiros passos num ambiente desconhecido, que embora possa ter tudo o que você precisa, as coisas não estão necessariamente onde você espera, nem funcionam como você está acostumado.
Existem distros, como o Zorin OS e o Linux Mint que visam facilitar essa transição, mas mesmo nelas, você vai aprender muita coisa, e aprender é algo ótimo e saudável, mas demanda paciência e ”mente aberta”.
Foque no que você precisa
O Linux, assim como todo sistema operacional, tem uma gama muito ampla sobre o que você pode fazer. Se você está acostumado com Windows, provavelmente não sabe tudo sobre ele, talvez nem sabia que ele possui seu próprio terminal.
Você não precisa saber tudo sobre mecânica para utilizar um carro, da mesma forma, não precisa saber tudo sobre terminal e aplicações de baixo nível para utilizar Linux. Na verdade, dependendo do que você for fazer, certas distros Linux conseguem ser até mais simples de usar do que o Windows, considerando que elas podem vir com todos os programas que você precisa, não ficam querendo te convencer a usar coisas que não te interessam, mas se quiser buscar algo diferente, contam com uma loja de aplicativos repleta de opções para instalar com apenas um clique, com risco próximo a zero de ter algum problema.
Busque aprender o que você precisa conforme demandar. Não há a menor necessidade de aprender tudo sobre Linux antes de usar. Na verdade, muitas vezes a maior barreira é saber instalar sistemas operacionais, pois muitas distros Linux buscam ser intuitivas e autoexplicativas, mesmo para quem não tem experiência em informática.
Não tente fazer as coisas exatamente como você fazia antes
É muito comum vermos novos usuários, ao migrar para Linux, tentando instalar arquivos .exe, ou procurando como instalar o mesmo programa que utilizava. O Linux não é “uma versão diferente do Windows”, ele é outro sistema operacional, foi construído do zero, com sua própria história e uma lógica diferente.
Existem ferramentas que podem te ajudar neste processo, o Zorin OS, por exemplo, conta com uma ferramenta nativa que, quando o usuário tenta instalar um aplicativo feito para Windows, ele oferece uma versão nativa, ou pelo menos uma alternativa equivalente, mas por enquanto, só é compatível com pouco mais de 100 programas, afinal, tem uma infinidade de opções, sendo difícil cobrir tudo.
Sendo assim, não se prenda às ferramentas, as mesmas tarefas podem ser feitas por programas ou meios diferentes. Mas é claro que se por algum motivo você depende estritamente de um determinado programa indisponível para Linux, mesmo via camada de compatibilidade, a migração completa fica inviável.
Pesquise e interaja sem medo
Hoje em dia, as distros Linux mais famosas estão muito bem documentadas, mesmo em português, além disso, existem grandes comunidades com pessoas prontas para te ajudarem a migrar para Linux, como no fórum Diolinux Plus, onde você não apenas pode perguntar, mas buscar pela resposta que alguém já pode ter dado a outra pessoa com a mesma dúvida que você. No fórum Diolinux Plus você ainda pode conhecer muita coisa nova e descobrir características e ferramentas especiais do Linux, num ambiente acolhedor e eficientemente moderado.
Este artigo foi inspirado em trechos do episódio do Diocast, onde conversamos sobre como foi nosso processo de migração para o Linux, com nossas principais dificuldades e várias dicas para você que quer migrar para Linux (ou qualquer outro sistema operacional) poder planejar seus passos com tranquilidade. Migrar para Linux pode ser uma ótima maneira de dar um novo fôlego ao seu computador, aumentar sua segurança e produtividade, ou simplesmente para experimentar algo novo. Assista na íntegra!