Diocast

Migrar para Linux não precisa ser um show de horrores – Diocast

Neste episódio do Diocast vamos conversar sobre como foi nosso processo de migração para o Linux, com nossas principais dificuldades e várias dicas para você que quer migrar para Linux (ou qualquer outro sistema operacional) poder planejar seus passos com tranquilidade. Migrar para Linux pode ser uma ótima maneira de dar um novo fôlego ao seu computador, aumentar sua segurança e produtividade, ou simplesmente para experimentar algo novo. Mas com tantas opções disponíveis, pode ser difícil escolher por onde começar.

Neste episódio, vamos compartilhar nossas experiências testando programas, escolhendo ferramentas e também, quais armadilhas você precisa evitar para não se sentir frustrado e exausto durante todo o processo, desde a escolha do sistema ideal, até a instalação e configuração dos programas.

O primeiro passo para uma migração bem-sucedida é entender quais são suas reais necessidades. O que você espera do seu novo sistema operacional? Quais atividades você realiza com frequência? Não se preocupe inicialmente em “qual” software será feito! A maioria dos programas tem equivalentes em diferentes sistemas e o mais importante é mapear corretamente suas necessidades e expectativas, para só então escolher um sistema e alguns programas para testar.

Só assim você vai saber se eles são compatíveis com suas necessidades e oferecem os recursos que você precisa.

Em se tratando de Linux, com tantas opções de distros disponíveis, após escolher um novo sistema operacional, é hora de começar a planejar a migração. Faça backup de seus dados importantes, verifique se o seu hardware é compatível com o novo sistema e prepare-se para a instalação. Migrar para Linux pode ser uma experiência desafiadora, mas também pode ser muito gratificante.

Migrar de sistema operacional não é algo trivial, mas com alguns cuidados dá para ter uma experiência bem mais amigável e até divertida. Com um pouco de planejamento e as ferramentas certas, você pode fazer a mudança de forma tranquila e sem estresse.

Se você já passou por esse processo, convidamos você a compartilhar sua experiência nos comentários.

Apoiadores deste episódio

StreamYard é um estúdio virtual que permite que você faça lives profissionais, interagindo com seus convidados e seu público nas principais redes sociais.

Escolha onde ouvir o Diocast sobre como migrar para Linux sem sofrimento

O Diocast está disponível em todas as principais plataformas de podcast. Você pode ouvir diretamente do SpotifyApple PodcastsGoogle PodcastsPocket CastsDeezer ou em vídeo, no Diolinux Labs! Você também pode acompanhar os lançamentos em qualquer outro aplicativo utilizando o feed RSS.

Se preferir, também é possível ouvir diretamente no portal Diolinux através do player acima ou na página dedicada ao Diocast.

Participantes

Links Relevantes

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
175 postagens

Sobre o autor
Entusiasta de tecnologia que sempre gostou de desmontar tudo, o que me levou ao interesse por software livre e todas as possibilidades que ele oferece. Sou Editor-chefe no blog Diolinux e também trabalho consultor de SEO, gestor de tráfego e otimização de presença digital. Mastodon
Artigos
Postagens relacionadas
Diocast

O Wine quebra realmente o Linux? - Diocast Responde

Diocast

Não atualize para o KDE 6 (ainda). É sério! - Diocast

Diocast

Linux Tier List: Em que nível fica sua distro preferida? - Diocast