No mundo do open source, as possibilidades são infinitas, final, tudo pode ser utilizado como peças para criar algo novo. A novidade da vez é a união entre o Nix OS com o FreeBSD, resultando num novo sistema operacional, NixBSD.
Apresentamos, o NixBSD
O FreeBSD é outro sistema baseado em Unix, diferente do Linux, com uma licença ainda mais aberta para usos comerciais. Tanto que é utilizado como base para o macOS e sistemas operacionais de consoles de videogame.
Enquanto isso, o NixOS é uma distribuição Linux imutável baseada no gerenciador de pacotes Nix, com uma abordagem extremamente modular, facilitando a compatibilidade de softwares.
Segundo os desenvolvedores do NixBSD, o sistema se trata de “um sistema BSD reprodutível e declarável baseado no NixOS. Embora muito do foco seja permitir copiar e construir sobre outros BSDs, até então a maioria do trabalho tem sido específico para o FreeBDS”.
Até então, o projeto do NixBSD possui três repositórios principais:
- nix, um fork do gerenciador de pacotes Nix, com modificações para rodar no FreeBSD;
- nixpkgs, um fork para o Nix Packages, que trabalha com o FreeBSD e já provê acesso a mais de 80 mil pacotes que podem ser instalados utilizando o nix;
- NixBSD, o repositório principal, um local para construir variações do NixOS com o kernel do FreeBSD.
Ainda em estágio inicial de desenvolvimento, o NixBSD não se encontra adequado para utilizar como sistema de produção, mas parece um projeto promissor, ampliando ainda mais as possibilidades sobre o que podemos fazer com o BSD.
Interessante observar que transição de pacotes do NixOS para o NixBDS não é apenas uma questão tecnológica, mas também legal, diversos módulos do nixpkgs permanecem sob licença MIT.
Além disso, a mudança envolve muita reorganização e mudanças nos init systems, com tanto trabalho a fazer, pode demorar para vermos uma versão final da distro.
Fique por dentro das principais notícias da semana no mundo do Linux e da tecnologia, assine nossa newsletter!