NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD
Notícias

NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

No mundo do open source, as possibilidades são infinitas, final, tudo pode ser utilizado como peças para criar algo novo. A novidade da vez é a união entre o Nix OS com o FreeBSD, resultando num novo sistema operacional, NixBSD.

Apresentamos, o NixBSD

O FreeBSD é outro sistema baseado em Unix, diferente do Linux, com uma licença ainda mais aberta para usos comerciais. Tanto que é utilizado como base para o macOS e sistemas operacionais de consoles de videogame.

Enquanto isso, o NixOS é uma distribuição Linux imutável baseada no gerenciador de pacotes Nix, com uma abordagem extremamente modular, facilitando a compatibilidade de softwares.

Segundo os desenvolvedores do NixBSD, o sistema se trata de “um sistema BSD reprodutível e declarável baseado no NixOS. Embora muito do foco seja permitir copiar e construir sobre outros BSDs, até então a maioria do trabalho tem sido específico para o FreeBDS”.

Até então, o projeto do NixBSD possui três repositórios principais:

  • nix, um fork do gerenciador de pacotes Nix, com modificações para rodar no FreeBSD;
  • nixpkgs, um fork para o Nix Packages, que trabalha com o FreeBSD e já provê acesso a mais de 80 mil pacotes que podem ser instalados utilizando o nix;
  • NixBSD, o repositório principal, um local para construir variações do NixOS com o kernel do FreeBSD.

Ainda em estágio inicial de desenvolvimento, o NixBSD não se encontra adequado para utilizar como sistema de produção, mas parece um projeto promissor, ampliando ainda mais as possibilidades sobre o que podemos fazer com o BSD.

Interessante observar que transição de pacotes do NixOS para o NixBDS não é apenas uma questão tecnológica, mas também legal, diversos módulos do nixpkgs permanecem sob licença MIT.

Além disso, a mudança envolve muita reorganização e mudanças nos init systems, com tanto trabalho a fazer, pode demorar para vermos uma versão final da distro.

Fique por dentro das principais notícias da semana no mundo do Linux e da tecnologia, assine nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!