Se você está migrando de um notebook para o desktop, pode sentir fata de navegar utilizando um trackpad para navegar. Apesar de não ser a melhor opção para certas tarefas, a possibilidade de executar comandos por gestos, pode ajudar em sua produtividade. Para isso, existem produtos como o Magic Trackpad da Apple. Mas será que ele funciona no Linux? É o que descobriremos hoje.
Instalando e configurando o Magic Trackpad da Apple no Linux
Em nosso teste, utilizamos o Magic Trackpad V1, uma edição um pouco mais antiga, mas comercializada por um preço consideravelmente menor do que seus sucessores, com o ônus de funcionar à pilha. Para parear o Magic Trackpad, você precisa manter apertado o único botão dele até a luz verde começar a piscar. Agora, em seu computador, busque pelos dispositivos bluetooth disponíveis, você deverá encontrar algo como “Apple Wireless Trackpad”, basta clicar sobre ele.
A este ponto o Magic Trackpad da Apple já está funcionando no seu computador com Linux, entretanto, o que faz ele realmente especial demanda algumas configurações extra: os gestos.
Encontramos uma ótima solução para os gestos do Magic Trackpad da Apple no Linux com o programa Touchégg. Ele funciona em segundo plano transformando gestos feitos em trackpads e telas sensíveis ao toque em ações. No repositório do GitHub do Touchégg, encontramos como instalar o aplicativo nas mais diversas distros, por exemplo, se você utiliza o Ubuntu, Debian ou derivados, basta copiar e colar os comandos:
sudo add-apt-repository ppa:touchegg/stable
sudo apt update
sudo apt install touchegg
Se você utiliza o GNOME com X11, também precisa instalar uma extensão chamada X11 Gestures.
Após este passo a passo, os gestos já estão funcionando com seu Magic Trackpad no Linux. Mas você pode customizar os gestos para funcionarem da maneira como você quiser. Para isso, basta instalar o aplicativo Touché, que deve estar presente na loja de aplicativos da sua distro.

Com ele, você pode mudar os gestos da forma como quiser, inclusive, podem funcionar de forma diferente dependendo da aplicação. Há quem use o mouse aliado ao Trackpad, justamente pela agilidade proporcionada pelos gestos, aliada à precisão do mouse.

Uma dica extra para quem utiliza o GNOME, é desativar a ferramenta de “Desabilitar enquanto digita” nas configurações do sistema, pois isso desliga o trackpad na hora que você aperta algum botão do teclado.
Você utiliza um computador da Apple e cogita fazer a migração para Linux? Confira como foi a experiência do Raul nessa aventura!