Sejam bem-vindos a mais um Diolinux News! Considera o tempo de atualização do iPhone um diferencial? Qualcomm está trabalhando para facilitar as atualizações do Android entre as fabricantes. Além disso, hoje falaremos sobre lançamentos e encerramentos no mundo open source, e mais!
No episódio dessa semana a gente tem ótimas notícias para os fãs do Linux Mint, além de várias novidades de outros projetos de código aberto. Mas antes, se liga nessa dica:
Android dificulta instalação de APKs no Brasil
Se você tem costume de instalar vários APKs por fora da loja no seu celular com Android, talvez agora comece a ficar um pouco mais difícil. Isso porque o Google liberou o novo Play Protect aqui no Brasil, que impede a utilização de APKs que tenham acesso a permissões mais profundas, e que tenham sido baixados de fontes não confiáveis.
Esse é um projeto-piloto que começou na semana passada aqui no Brasil, além de Singapura e Tailândia. Isso foi feito porque segundo o diretor de estratégia de segurança do Android, 95% dos ataques feitos por malwares acontecem por culpa de aplicativos baixados de fontes não oficiais.
Isso não quer dizer que todo e qualquer APK baixado por fora da loja será bloqueado. Para isso acontecer, existirão alguns critérios.
Primeiro, o Google Play Protect fará uma varredura no APK com inteligência artificial. E depois, o sistema impedirá a instalação com base em:
- Se o aplicativo for baixado por meio de navegadores, aplicativos como WhatsApp e Telegram, ou gerenciadores de arquivos;
- E o aplicativo exigir permissão de acesso aos SMS, notificações e de acessibilidade.
Isso é uma ótima notícia para evitar malwares, mas também pode acabar prejudicando alguns casos legítimos.
Qualcomm quer facilitar atualizações do Android
Ainda falando de Android, um grande problema que temos na plataforma hoje em dia é a questão da atualização dos sistemas. Enquanto do lado da Apple, temos apenas uma linha de smartphones por ano, os aparelhos recebem a atualização todos juntos, e se mantém atualizados por cerca de 5 a 6 anos, no lado Android é bem diferente.
No Android, cada fabricante tem uma política completamente diferente: os smartphones Pixel sempre recebem a atualização no primeiro dia, enquanto outras fabricantes podem demorar algumas semanas, ou às vezes até meses, e quanto ao tempo recebendo atualização, a gente tem casos desde 1 ano de atualização, até agora aparelhos com 7 anos.
A Qualcomm garante que a culpa não é dela, mas que mesmo assim, está trabalhando com as fabricantes para melhorar esse cenário. Ela tem ajudado o Google e as fabricantes de smartphones otimizando a estrutura de códigos para facilitar as atualizações do Android. Deveremos ver anúncios sobre essas mudanças ainda esse ano.
Lo-Fi do Diolinux Labs
Se você segue o canal Diolinux Labs, talvez já tenha reparado no seu feed o nosso novo projeto. O Diolinux Labs agora tem uma rádio de Lo-Fi, onde você pode ouvir música 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Se você curte ouvir um Lo-Fi enquanto trabalha ou estuda, agora a gente pode ser o seu companheiro nesses momentos! E se você parar para prestar atenção na arte, deve encontrar alguns easter eggs.
Aplicativo Gradience não é mais mantido
A gente já fez conteúdos sobre o Gradience, um aplicativo que permite modificar o visual do tema Adwaita, padrão do GNOME. Desde abril, o desenvolvedor procura uma nova pessoa para manter a aplicação, mas parece que infelizmente não deu muito certo, já que o repositório se encontra arquivado e em modo apenas leitura.
Isso quer dizer que agora o aplicativo não é mais mantido, e não receberá nenhum tipo de atualização. Se uma pessoa quiser pegar o projeto e continuar, essa oportunidade sempre existirá, mas até o momento, o aplicativo segue parado e se você utiliza ele por aí, o ideal é remover, já que com a falta de manutenção, problemas de segurança podem começar a surgir.
Novo logo do COSMIC
Essa semana tivemos novidades do COSMIC. Mas não, não é mais um post de novas ferramentas. Dessa vez, foi anunciado o branding do COSMIC.
Segundo a explicação da System76, o novo logo do COSMIC tem um O aberto para simbolizar o open source, e ele remete a um monitor, enquanto o traço laranja embaixo remete a um teclado, formando um computadorzinho.
O novo slogan da marca é “Visions enacted, users empowered”, que em tradução direta significa “Visões decretadas, usuários empoderados”, e tudo isso junto representa o poder que usuário tem no COSMIC de decidir como será o seu computador, atrás de aplicativos, customizações e tudo mais.
Também foi anunciado que o COSMIC terá o seu primeiro alfa lançado agora no final de julho, então daqui menos de um mês poderemos testá-lo.
Linux Mint 22 Beta
O lançamento do Linux Mint 22 Beta chegou, e de fato a próxima versão do Linux Mint já está no seu estágio beta. Essa versão está recheada de novidades, então resumimos para você.
Primeiramente, essa não é uma point release, e sim uma versão nova, agora baseada no Ubuntu 24.04, é considerada uma versão LTS e terá suporte até 2029. Por conta dessa nova base, agora ele vem com o kernel na versão 6.8, além disso, o servidor de som será o Pipewire.
Essa nova versão terá um suporte para idioma melhorado, e depois da instalação, os pacotes de idioma diferentes de inglês e algum outro que você selecionou no processo da instalação, serão removidos. Isso quer dizer que além de ocupar menos espaço em disco, você não terá pacotes de idiomas que nunca irá utilizar no seu computador.
No GNOME 46, o GNOME Contas Online foi migrado para o GTK4, o que significa que ele perdeu compatibilidade com aplicações GTK3. Por conta disso, a equipe do Linux Mint resolveu criar um novo aplicativo que é basicamente uma continuação da versão do Contas Online em GTK3.
Como a gente já mostrou em um episódio do Diolinux News, agora a loja de aplicativos está abrindo mais rápido, e por padrão os aplicativos flatpak do Flathub que não forem verificados, não serão exibidos na loja. Mas existe uma opção nas configurações para exibir mesmo assim, caso o usuário queira.
Por conta da descontinuação do Hexchat, o Linux Mint substituiu o aplicativo de IRC pelo Matrix, um aplicativo que tem uma interface mais parecida com Slack e Discord. Ainda não temos uma data exata para o lançamento da versão estável, mas isso deve acontecer nas próximas semanas.
IA no Firefox
Parece que todo mundo quer ter uma fatia do mercado de inteligência artificial, e a mais nova a tentar é a Mozilla, com o navegador Firefox.
Ainda disponível só na versão Nightly do navegador, o Firefox não terá uma integração a um nível profundo, onde a IA terá acesso a tudo que você navega, mas sim apenas uma barra lateral, onde você pode interagir com um chatbot sem precisar entrar em sites específicos.
Essa ferramenta será opt-in, e por enquanto existem 4 modelos disponíveis: ChatGPT, Google Gemini, Hugging Chat e Le Chat Mistral. A implementação da IA continua em estágio inicial, e não sabemos quando ela será vista na versão estável do navegador.
Agora será possível gravar gameplays no Steam Deck
O Steam Deck é o videogame favorito de muita gente, mas uma coisa que falta no sistema da Valve, é uma ferramenta nativa para gravar gameplays, algo que todos os outros consoles da atualidade já trazem.
Pois bem, faltava. Isso porque no último beta, a Valve anunciou o Game Recording, uma ferramenta que permite fazer exatamente isso: gravar suas gameplays.
Atualmente existem dois modos:
- O Background, que fica gravando o tempo todo, e depois você pode definir quais trechos quer salvar para sempre;
- E o On Demand, onde você pode definir um atalho de teclado para iniciar e parar a gravação.
Você pode utilizar esse recurso com qualquer jogo da sua biblioteca, mas os desenvolvedores de jogos podem integrar essa ferramenta para trazer ainda mais funcionalidades.
Jogo em promoção na semana
E falando em jogos, agora é o momento ideal para você pegar aquele jogo que você queria muito, mas que ainda estava bem caro.
Isso porque começou a Summer Sale, um dos maiores eventos do ano do Steam, onde você encontra jogos com descontos de até 90%.
Por lá, dá para encontrar descontos em grandes franquias como Elden Ring, Halo e The Witcher, mas também joguinhos indies de menos de 10 reais.
E posso dar uma recomendação? Se você curte jogos no estilo do Celeste, que já é uma recomendação por si só, você vai curtir o Archaeogem, um joguinho na mesma pegada, mas onde você controla um rapaz com um chicote. E esse jogo foi feito por um desenvolvedor brasileiro, o que é um plus.
Você pode conferir se os jogos que você quer rodam no Linux através do site do ProtonDB. O Archaeogem apesar de ainda não ter nenhum ranking, é verificado pelo Steam Deck, já testamos e roda liso utilizando o Proton.
Receba mais notícias sobre o que acontece no mundo da tecnologia e do open source, inscreva-se na nossa newsletter.