A inteligência artificial (IA) está em todo lugar hoje em dia, desde chatbots que ajudam você a escolher o melhor restaurante até assistentes virtuais que não entendem o que você quer dizer. Mas, enquanto a maioria dessas ferramentas depende de servidores na nuvem, há uma pergunta que não quer calar: é possível usar IA de maneira privada, sem depender da internet? A resposta, para a surpresa de muitos, é sim! E é aqui que entra o LM Studio, um aplicativo que permite rodar modelos de linguagem (LLMs) diretamente no seu computador, de forma totalmente offline.
O que é o LM Studio?
Imagine ter um assistente de IA que não fica bisbilhotando seus dados ou enviando suas informações para servidores distantes. O LM Studio é exatamente isso: uma plataforma que permite rodar modelos de IA localmente, sem precisar de conexão com a internet (depois de baixar os modelos, é claro). Ele é compatível com Windows, macOS e Linux, então, dependendo do seu hardware, provavelmente conseguirá rodá-lo sem problemas.
Antes de sair baixando tudo, é importante verificar se o seu computador está à altura do desafio. No caso do macOS, se você tem um chip Apple Silicon, está tranquilo. Já para Windows e Linux, você precisa de um processador que suporte AVX2. Se você não sabe o que é isso, não se preocupe – basta jogar no Google o modelo do seu processador + AVX2. Se ele for compatível, você está pronto para começar. Caso contrário, bem… talvez seja hora de considerar um upgrade.
Baixando e configurando o LM Studio
O LM Studio é relativamente leve – pesa cerca de 1 GB. Mas não se engane: os modelos de linguagem que você vai rodar podem variar de 3 GB a mais de 200 GB. Sim, você leu certo: 200 GB. Então, se o seu HD já está lotado, talvez seja hora de liberar algum espaço. Ou investir em mais um. Ou dois.
Ao baixar o LM Studio no Linux, ele virá no formato AppImage, um dos mais fáceis de instalar, além de ser compatível com a maioria das distros.
Quando você abrir o LM Studio pela primeira vez, ele vai sugerir que você baixe um modelo inicial. Por aqui, ele sugeriu o Llama 3.2 da Meta, que é uma opção mais leve, ocupando apenas 1,2 GB. Claro, você pode pular essa etapa, mas recomendamos começar com algo mais simples, especialmente se você não quer que o seu computador fique completamente dedicado à IA.

Agora, você deve estar se perguntando: “Se o LM Studio é offline, por que eu preciso de internet para baixar os modelos?” Boa pergunta! A verdade é que você só precisa de internet para três coisas:
- Baixar modelos: afinal, você precisa de algum lugar para pegar esses arquivos gigantes;
- Procurar atualizações: porque até mesmo os apps mais modernos precisam de ajustes;
- Procurar novos modelos: convenhamos, com o rápido avanço tecnológico, ninguém quer ficar preso a um único modelo para sempre.
Após baixar os modelos, você pode desligar a internet e usar o LM Studio à vontade.
Descobrindo e usando modelos
O LM Studio tem duas abas principais que você vai usar bastante: Discover e Chat.
Discover: o shopping dos modelos de IA
Na aba Discover, você pode explorar e baixar uma variedade de modelos, desde o famoso Llama da Meta até o DeepSeek, que está super em alta no momento. É como uma loja de aplicativos, mas em vez de jogos e filtros de fotos, você encontra modelos de IA que podem desde escrever poesias até ajudar você a resolver problemas de matemática (ou tentar, pelo menos).

Para baixar um modelo, basta selecioná-lo na lista, escolher a versão que você quer e clicar em Download. Depois disso, é só esperar o download terminar e você estará pronto para começar a conversar com sua nova IA.
Chat: a hora da conversa
Na aba Chat, você pode começar a interagir com os modelos que baixou. Basta clicar no botão de + no canto superior esquerdo, selecionar o modelo que você quer usar e ajustar as configurações, se necessário. Depois, é só carregar o modelo e começar a conversar.

E aqui está a parte divertida: você pode perguntar qualquer coisa para a IA. Desde “Como faço um bolo?” até “Qual o sentido da vida?”. Só não espere que ela acerte. Elas ainda podem te ajudar a programar, e até a utilizar o terminal no Linux, mas sempre que for tentar fazer algo que ela “ensinou”, seja criterioso.
Com o mercado de IA em ascensão, utilizar o LM Studio é uma ótima maneira de aprender mais sobre como as IAs funcionam, especialmente se você é do tipo que gosta de fuçar e descobrir coisas novas. E, claro, é uma excelente desculpa para justificar aquele upgrade no seu computador.
Mas se você está querendo utilizar a IA para aprender sobre terminal e shell script, existe um caminho muito melhor: seja membro Diolinux Play, aproveite nossos cursos exclusivos e aprenda com quem realmente entende do assunto!