GNOME 48 apresentará novas fontes: Adeus, Cantarell!
Notícias

GNOME 48 apresentará novas fontes: Adeus, Cantarell!

O GNOME resolveu dar uma repaginada no visual e anunciou mudanças nas fontes que compõem sua interface. A partir da versão GNOME 48, o tradicional Cantarell dará lugar à nova Adwaita Sans, enquanto a família de fontes monospace também ganhará um novo membro: Adwaita Mono.

Se você sente que já viu essa história antes, sua memória está boa! O GNOME já tentou trocar o Cantarell pela fonte Inter, a mesma do Zorin OS, durante o desenvolvimento do GNOME 47. Mas, após alguns testes, perceberam que nem tudo são flores no mundo da tipografia digital. Problemas de compatibilidade e ajustes na interface fizeram com que o plano fosse adiado. Agora, com o GNOME 48, a mudança vem mais planejada e com uma abordagem diferente.

O Adwaita Sans é essencialmente uma versão modificada do Inter, criada para se integrar melhor ao design do GNOME. Já o Adwaita Mono é baseado na fonte Iosevka, adaptado para combinar esteticamente com o Inter. O resultado promete uma identidade visual mais coesa e moderna para o ambiente gráfico.

GNOME 48 apresentará novas fontes: Adeus, Cantarell! 1
Imagem: GNOME

Embora o GNOME 48 traga essas novidades, o Ubuntu 25.04 continuará seguindo sua própria identidade visual. Desde 2017, a Canonical personaliza a experiência GNOME no Ubuntu com sua própria fonte padrão e uma série de ajustes na interface. Portanto, os usuários do Ubuntu não perceberão nenhuma diferença imediata com essa mudança do GNOME.

Mas se você quiser experimentar as novas fontes, nada impede! Elas deverão ser disponibilizadas nos repositórios, permitindo que qualquer um substitua a Ubuntu Sans pela Adwaita Sans e o Ubuntu Mono pelo Adwaita Mono.

O estilo do Linux pode ir além da computação: visite nossa loja e espalhe a palavra do pinguim ao mundo vestindo nossas estampas incríveis!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!