GamesTutoriais

Como fazer um Game sem saber programar #Parte-1 – Sploder

E ai galera tudo bem?

A dica de hoje é para quem sempre teve o sonho de criar o próprio Game.

Muitas vezes nós temos milhões de ideias fervilhando em nossas cabeças, ideias de histórias, roteiros, personagens etc., mas nos falta conhecimento para criarmos um jogo com a nossa cara.

Bom em primeiro lugar, realmente você não vai produzir um Resident Evil sem saber programar um pouco, mas se nos focarmos em um estilo de game diferente podemos fazer bons trabalhos, na plataforma arcade com algumas engines mais simples ou fazermos jogos em flash.

Como a maioria das pessoas que pretende entrar no mundo de criação de Games não tem muito conhecimento técnico, uma interface ou uma camada de abstração pode ser de grande valia.

Este é um artigo que será dividido em pelo menos 3 partes mostrando três diferentes maneiras de você desenvolver o seu próprio game sem precisar ser um grande programador.

A primeira opção é o Sploder, um site para a criação de Games em Flash.

O site é um grande repositório de Games, é uma plataforma realmente interessante, no site você pode simplesmente jogar os games feitos por outras pessoas ou se preferir se aventurar ( como acredito que seja o seu caso) fazer o seu próprio Game.

Bom, em primeiro lugar crie uma conta no Site, basta criar um usuário e senha e informar um e-mail válido, um e-mail de confirmação será enviado para o e-mail cadastrado e depois de você ativar o seu cadastro será possível criar seus Games e salvá-los no próprio Sploder, com a possibilidade de publicá-lo também e ele fazer parte do arsenal de games do site.

Feito o seu cadastro, acesse o site e se logue.

Depois disso para começar  basta clicar na aba ‘Make a Game’  as opções disponíveis para a criação de Games de maneira grátis são 4.

  • Platformer Creator
  • Physic Puzzle Maker
  • The Algorithm Crew
  • Classic Shooter

Platformer Creator: Como o nome já sugestivo indica, esse modelo se aplica a criarmos jogos de estilo plataforma. Nessa opção você dispõe de um personagem apenas, um ser um pouco esquisito até com um espada e um escudo dando um ar medieval ao seu Game.

É possível criar as fases facilmente e é possível testar uma a uma para ver o resultado final.

Todos os ítens para compor o cenário são dados logo no início, Personagem, Plano de Fundo, armas, adversários, powerups e powerdowns, alguns ítens são liberados com o tempo conforme você for desenvolvendo os seus games no site como “bônus de fidelidade”.

Para construir as fases basta posicionar os ítens na tela, não tem muitos segredos. =)

Sploder_The_AlgorithmCrew

Physic Puzzle Maker: Está opção foi a que eu menos testei e consequentemente a que posso dar menos dicas, porém, ela serve para fazer games no estilo Angry Birds, usando gravidade e angulos para resolver algumas questões, lembro até de ter visto um “GTA Sploder” onde o objetivo era atropelar os transeuntes.

The Algorithm Crew: Esta para mim é a opção mais divertida para se trabalhar, no melhor estilo de tiroterio com aventura e puzzles para resolver esta opção é que se mostra com mais recursos e faz o gênero que mais gosto.

Neste modelo você deve atravessar a fase e chegar ao outro lado ( Leaft 4 Dead Style), no meio do caminho você pode acrescentar diferentes cenários e adversários armados até os dentes.

O Game segue a linha futurista com armas de raio, armas paralisantes, escudos protetores, invisibilidade e etc.

Da mesma maneira das opções anteriores é possível posicionar cada parte do cenário a gosto e ainda escolher dentre alguns personagens possuem habilidades especiais, como força, velocidade, inteligência.

É possível criar fases completas e complexas neste modo mas de uma maneira bem simples.

Classic Shooter

Classic Shooter:  Este último modelo disponível tem duas subcategorias, como o nome sugere, trata-se de um Game de Tiro.

A primeira opção é a de usar Robôs como personagens, colocá-los em um campo de batalha e ir para a guerrilha no estilo Quake Arena.

O segundo é mais clássico ainda, o popular jogo de “navezinha” , o dois tem propriedades semelhantes aos supracitados, onde você pode modar cada detalhe do cenário, adicionar powerups e powerdowns.

É só escolher qual mais lhe agrade e mãos na massa!

Entendendo o Funcionamento e fazendo o meu primeiro game no Sploder

Primeiro entenda, antes de começar a se queixar de algum limitação que o site ofereça, lembre-se de que ele está lhe provendo uma manera GRÁTIS e facilitada de criar seus jogos, e para que eles funcionem algumas possíveis varáveis não são tão variáveis assim, se é que me entende, como os personagens.

Ideal: Sempre salve os seus projetos, para fazer um bom Game vai ser necessário algumas horas de dedicação no Sploder. Para recarregar o projeto salvo, cada vez que você logar no Sploder e selecionar a categoria de Game ( escolha sempre a mesma para continuar o projeto!) será solicitado a você se você deseja carregar o game em desenvolvimento, aceite! e continue o projeto.

Fazendo seu primeiro Game:

Para isso vamos escolher uma categoria simples:

– Escolha  Classic Shooter;

Nesse momento será mostrado duas opções, uma para você usar o modelo “Naves” e outra para usar “Robôs”

– Escolha “Robot Game”

J9J1EFD8OCQdOjc8rRFa3rsbilv7VZs5 1MfSdGOdYsUZvhP40yg 11P7Jn3IFLhM0hGEMxbeSowDDDnAyM15PKsoaWGYkXEJpMSN6o1VndMq9hJfbabrHc0 k3MlJvtfo23vNcm

Agora um mapa com um robô ( o seu ) será mostado, o mapa contém pontos que podem ser arrastados, modifique a aparência do mapa a seu gosto.

Do lado direito você tem as opções de modificar a cor de Fundo do Cenário e Diminuir e aumentar o Zoom para trabalhar.

Para posicionar os personagens basta clicar em cima deles e arrastá-los para onde você quiser. Em torno do personagem há uma seta indicadora onde você pode posicionar a frente do personagem para o lado que desejar.

Do lado esquerdo existem dispostos em categorias os itens que podem ser inseridos na fase

no Primeiro deles Blocks & Tiles, você encontra itens que fazem parte da estrutura do cenário, obstáculos, paredes, árvores fazem parte desta categoria.

No segundo item Puzzles, AI & Goals você encontra ítens que fazem parte dos objetivos do Game, como por exemplo pegar algum cristal de energia, roubar a bandeira do time adversário, etc.

O próximo ítem é Helpers & PowerUps, nesta categoria você encontra dispostos ítens para te ajudar nos combates, como intens que recarregam a vida do personagem, armas, escudos e até o acréscimo de robôs aliados.

Na última categoria Enemies & Hazards , estão dispostos os enimigos do seu personagem no Game, robôs inimigos de diferentes categorias, desde alguns que você destruirá acertando um único tiro até aqueles que você vai suar a camisa para eliminar.

5S kPvzuffuMNYwmesaiiunFIEJN6KfEThYdbBj SmRAiNOQPhOl2dOKL R6stkdblJDeG3ryQ48Ns wzulLLXiMJRtm kmHjc gh8iCnhpNWdH6p3PEmZMHVP1f u7IpBouj4B

Na parte superior da tela, estão os comandos básicos para você manipular o Game no Sploder, temos o botão New para criar um novo Game, o botão Load para carregar um game anteriormente salvo, Save para salvar ( avá!), Save As para salvar e escolher um nome para o projeto, Test para testar o Game e Publish para publicar o seu GAME no site Sploder.

Assim que você publicar ele gerará o código de incorporação para que você possa salvar em seu computador ou incorporar no seu site e  passar aos seus amigos.

E ai curtiu?

Que tal soltar a criatividade e fazer seu próprio Game, se tudo sair bem, poste o link para ele nos comentários para que possamos ver o resultado do seu trabalho.

Vale lembrar que os Games são em 2D. 😉

Veja a segunda parte do artigo aqui!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!