Uma nova versão do Fedora Workstation é lançada a cada seis meses, esse é um dos fatores que faz com que muitas pessoas optem por não utilizar a distro, já que ainda é comum a desinformação de que é preciso formatar a máquina para reinstalar o sistema operacional a cada nova versão.

Felizmente, a realidade é muito diferente e você pode, simplesmente, atualizar o Fedora a cada novo lançamento, mantendo a instalação por quantos anos você quiser.

Atualizar o Fedora sem utilizar o terminal

Também existe uma “crença” de que, nas distribuições Linux, tarefas avançadas, como atualizar o sistema para uma nova versão, são coisas que só podem ser feitas através do terminal. Felizmente, no Fedora Workstation, esse não é o caso.

O método de atualização via terminal recomendado pela documentação do Fedora Workstation é bastante simples. Além disso, atualmente, você pode atualizar o Fedora via interface gráfica utilizando a GNOME Software.

Também é possível atualizar via terminal

Assim como tudo nas distribuições Linux, a atualização para uma nova versão do Fedora Workstation também pode ser realizada através do terminal. Desta forma, caso você prefira ou a opção via interface gráfica não funcione, basta copiar e colar alguns comandos para poder desfrutar da versão mais recente do sistema.

É exatamente isso o que mostraremos neste artigo. O método oficial e o mais seguro para atualizar a versão do Fedora Workstation e de todas as suas spins através do terminal.

Em quais versões do Fedora Workstation este procedimento foi testado

Eu tenho utilizado este método para atualizar a versão do meu Fedora Workstation desde o lançamento da versão 32. 

Dependendo de quando você está acessando este artigo, o procedimento aqui descrito pode não ser mais o recomendado. Se for esse o caso, procure por artigos mais recentes aqui no blog Diolinux ou consulte a documentação oficial do Fedora para mais informações.

Requisitos para uma atualização segura

Para realizar o procedimento de forma segura, recomendamos que você possua os seguintes requisitos mínimos:

  • Pelo menos 25GB de espaço disponível na partição em que o seu sistema está instalado (partição /);
  • Remover todos os repositórios COPR ativos, bem como os softwares instalados a partir deles;
  • Desinstalar todas as extensões do GNOME que não tenham vindo instaladas por padrão no Fedora Workstation;

Normalmente, nenhum arquivo pessoal ou aplicativo que você tenha instalado são removidos durante o procedimento de atualização. Todavia, todo software está sujeito a falhas. Recomendamos que você faça um backup dos seus arquivos mais importantes antes de prosseguir com uma modificação deste porte.

Caso você queira avançar mais de uma versão, por exemplo: sair do Fedora  Workstation 34 para o 36, não será possível fazê-lo de uma só vez. Você precisará realizar o procedimento duas vezes, primeiro do 34 para o 35, depois do 35 para o 36.

Atualizando a versão do Fedora Workstation

O procedimento de atualização deverá ser feito através do terminal. Após copiar e colar alguns comandos, você logo estará utilizando a versão mais nova do sistema do chapéu azul.

1. Atualize o sistema

Primeiro, será necessário certificar-se de que o sistema está 100% atualizado. Para isso copie e cole o comando abaixo no seu terminal:

sudo dnf upgrade --refresh

Após o término da instalação das atualizações, reinicie o seu sistema.

2. Instale o assistente de atualização

O comando a seguir irá instalar um script que nos auxiliará na automatização deste processo:

sudo dnf install dnf-plugin-system-upgrade

3. Baixe o novo Fedora Workstation 36

Agora, faça o download da versão do Fedora Workstation para a qual você deseja atualizar. Lembrando que o número “36” no final do comando deverá ser substituído pelo número da nova versão que você pretende instalar.

sudo dnf system-upgrade download --releasever=36

Antes do download começar, será exibida a seguinte mensagem:

“Before you continue ensure that your system is fully upgraded by running “dnf –refresh upgrade”. Do you want to continue [y/N]:”

“Antes de continuar certifique-se de que o seu sistema está totalmente atualizado utilizando o comando: dnf –refresh upgrade”. Você deseja continuar? [y/N]

Pressione “y” e depois “Enter” para continuar.

Caso ocorra algum erro que impeça o download de ser completado, tente novamente utilizando o comando abaixo:

sudo dnf system-upgrade download --releasever=36 ‐‐allowerasing

4. Instale a nova versão do sistema

O tempo necessário para baixar a nova versão do Fedora Workstation irá variar conforme a velocidade da sua conexão. Uma vez que esteja completo, execute o comando abaixo para reiniciar e instalar as atualizações que foram recém-baixadas.

sudo dnf system-upgrade reboot

Ao reiniciar o sistema será exibida uma tela preta com uma barra de progresso mostrando o status da instalação. O tempo de instalação irá variar segundo a capacidade de processamento do seu hardware. No meu caso, que estou utilizando um computador equipado com um processador AMD Ryzen 5 2600 e 16 GB de memória RAM de 2666 MHz, o procedimento levou cerca de 15 minutos.

fedora workstation update

Após o término desse processo, o sistema será novamente reiniciado e o seu Fedora Workstation já estará com a nova versão instalada.

Os pontos positivos e negativos do novo Fedora 36

Antes de atualizar para o Fedora Workstation 36 ou realizar uma nova instalação do sistema, é muito importante buscar informações sobre como o Fedora vem desempenhando em comparação aos outros sistemas.

São essas informações e várias outras que você irá encontrar no vídeo a seguir, onde o Dionatan faz uma análise sobre as novidades e a performance do Fedora Workstation 36.

Além disso, também publicamos um Diocast onde discutimos sobre o que o Fedora e as suas principais variações, oferecem para pessoas com todos os níveis de conhecimento.

Isso é tudo pessoal! 😉


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste