TutoriaisVídeo

5 distros Linux interessantes para conhecer além do Ubuntu

Quem está iniciando no Linux provavelmente já conhece o Ubuntu, então hoje selecionamos 5 distros Linux que vale a pena saber mais e dar uma chance. Três delas fogem bastante das indicações que costumamos ver por aí.

Linux Mint

Essa é uma das indicações mais populares para iniciantes. O Linux Mint tem uma aparência muito semelhante ao Windows, especialmente versões mais antigas, ele conta a solidez da base Ubuntu LTS, aliada a ferramentas e configurações que facilitam instalar aplicativos e atualizar o sistema. Entretanto, seu visual pode ser considerado datado, especialmente por seus ícones, sendo pouco atraente por quem busca um desktop com aspecto moderno.

Criando atalho no Linux Mint

Zorin OS

Outra opção popular entre iniciantes, o Zorin OS compartilha certos fundamentos com o Linux Mint: é baseado no Ubuntu LTS, busca ser amigável para quem vem do Windows, é estável, pode ser considerado ainda mais fácil de instalar programas e tem um sistema de atualizações sólido. Ele ainda conta com uma aparência mais moderna e trabalhada. Escolher entre Zorin e Mint fica por preferências relacionadas as experiências mais à superfície, como a aparência e alguns aspectos do fluxo de uso do sistema no dia a dia.

menu zorin os 17

Open SUSE Tumbleweed

Agora estamo nos aprofundando mais no iceberg das distros Linux. O open SUSE Tumbleweed não se baseia em nenhuma outra distro, ele é feito do zero pela companhia SUSE. 

Diferente dos anteriores, ele não tem novas versões lançadas periodicamente, simplesmente vai recebendo as novidades conforme são lançadas, pelo atualizador do sistema, ou seja, é rolling release.

Ele conta com ferramentas incríveis que facilitam a recuperação do sistema a estados anteriores, além de gestores de pacotes um pouco diferentes de outros sistemas. Entretanto, pode não ser tão amigável aos usuários menos experientes em Linux.

OpenSUSE Tumbleweed desktop

Big Linux

Retornando ao campo das distros amigáveis e vindo ao território nacional, o Big Linux é uma distro brasileira incrível, muito robusta e preparada para as necessidades de nossos compatriotas. Baseada nos repositórios do Manjaro, conta com muitas aplicações, todas consideravelmente atualizadas e testadas.

Dentre seus diferenciais, uma bela interface gráfica construída sobre o KDE Plasma, com muitas ferramentas pré-instaladas disponíveis para uso imediato, além de ajustes que facilitam o uso de softwares, como o da Receita Federal para declarar o imposto de renda.

5 distros Linux interessantes para conhecer alem do Ubuntu 2

Regata OS

Outra distro Linux brasileira, uma das poucas baseadas no openSUSE, o Regata OS tem o KDE Plasma pouco modificado, mas com diversos softwares pré-instalados, em destaque o Game Access, que te ajuda a instalar seus jogos.

Enquanto o Big Linux é um sistema para quem gosta de muitas modificações, o Regata OS direciona-e mais aos que buscam uma experiência mais próxima à original do KDE Plasma, sendo uma das melhores distros nesse quesito. Além disso, ele oferece uma experiência mais fácil com o openSUSE, sendo uma boa porta de entrada para esta base.

5 distros Linux interessantes para conhecer além do Ubuntu 2

Este conteúdo foi baseado no Diocast, seu podcast sobre Linux e tecnologia. Assista na íntegra ao episódio onde a equipe debate, cada um defendendo suas distros favoritas, contando sobre suas qualidades e história – uma oportunidade divertida para aprender mais sobre Linux e tecnologia!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!