Vídeo

Regata OS 23 – Uma das melhores distros Linux KDE é brasileira!

Lançou o Regata OS 23, a distro brasileira está completando 10 anos de existência com mais esta edição. O Regata é um sistema voltado para uso em desktop, focado em usuários que vêm do Windows, e não se importa tanto em agradar à quem já usa Linux, isso é um ponto importante da filosofia de trabalho no entorno da distro, mas não quer dizer que você que curte Linux, não vai gostar do Regata.

Se você acompanha o Diolinux há algum tempo, já deve ter visto a gente falar do Regata OS algumas vezes, a última vez foi justamente há um ano, para falar sobre a versão 22.

O que é o Regata OS?

Ele é um dos poucos sistemas populares baseados no openSUSE, segue um esquema de atualizações rolling release, apesar dos números de versão, e usa o KDE Plasma como interface, com poucas modificações visuais, mas com a adição de vários softwares para facilitar a vida dos usuários, como o Game Access, para te ajudar a instalar os seus games favoritos, suporte ao Wine por padrão, Steam, Ferramenta para gerenciamento de energia e GPU, incluindo suporte para laptops com gráficos híbridos, uma boa loja de aplicativos, além de ter suporte pago, o que é um bom diferencial.

O ponto é, se você chegou a usar o Regata OS 22 no ano passado, ou estava usando até pouco tempo, a atualização para o Regata OS 23 é bem-vinda e provavelmente vai ser bem transparente, porque além de uma grande atualização de pacotes de base, nada muito significativo parece ter mudado, especialmente em relação ao visual do sistema, que é basicamente o mesmo da versão anterior.

Isso não quer dizer que não tenhamos algumas pérolas escondidas por ali, que felizmente ficam mais claras com o post de lançamento do blog do Regata OS, onde os desenvolvedores destacam as principais novidades.

O que o Regata OS 23 tem de novo?

A atualização para o KDE Plasma mais recente uma das principais novidades, como é uma distro rolling release, todos os pacotes tendem a ser atualizados com o tempo, Kernel, drivers e a interface não ficariam de fora, mas como o Plasma também tem o potencial de modificar a experiência do usuário final, é compreensível o destaque.

Agora, o novo Plasma 5.27 traz um recurso bem interessante que vimos no Windows 11, juntamente com o Power Toys, que permite que você organize as janelas em quadrantes que você pode definir, semelhante ao que ocorre com os tile window managers. Para usar esse recurso você pode pressionar a tecla do Windows (super, para os mais chegados) e a letra T, isso permite que você organize essas áreas, mudando tamanhos e divisões. No desktop, para encaixar uma janela desses quadrantes, basta segurar o shift e arrastar a janela, que ela deve se encaixar automaticamente.

O próprio Plasma 5.27 teve várias adições interessantes, uma delas é uma tela de boas-vindas, para apresentar algumas das principais funcionalidades do Plasma para os novos usuários, algo que o Regata OS 23 ainda não tirou proveito.

Recursos como esse de tiling são super legais, mas não tem a menor chance de alguém descobrir isso simplesmente usando o sistema, assim como as áreas de trabalho virtuais, outro recurso legal, mas completamente escondido no Regata OS.

Não dá para esperar que todos os usuários vão ler o texto de lançamento, é muito importante criar formas deles descobrirem as capacidades da interface sem ser lendo a documentação, por isso, uma tela de boas-vindas é um bom atalho, apesar de também ser uma forma de jogar a documentação na cara do usuário no primeiro boot, ao invés de criar experiências intuitivas de UX que permitam essa descoberta, mas que ainda assim, melhor do que nada.

Outra novidade no Regata OS 23, é o suporte a sessão Wayland, os usuários que desejarem poderão selecionar a opção na tela de login. Houve melhorias também em alguns aplicativos desenvolvidos especificamente para o Regata OS.

Aplicativos do Regata OS repaginados

O Game Access é uma ferramenta que permite a instalação de games de outras lojas de aplicativos que não sejam a Steam de forma simplificada, uma aplicação com uma proposta parecida a do Lutris, que agora recebeu correções de bugs e alguns recursos novos para melhoria da experiência do usuário, especialmente em relação a Epic Games Store.

A loja de apps, a Regata Store, agora exibe uma mensagem de aplicativo não encontrado quando a busca do usuário não tiver nenhum resultado, com um link para um formulário onde você pode pedir para adicionar apps. Ela agora também consegue avisar quando a instalação de algum software requer reinicialização do sistema para ser completada, como é o caso dos drivers proprietários da NVIDIA. Tivemos alguns outros updates para melhorar a experiência de usuário, como a loja avisando quando o gestor de atualizações está trabalhando.

Falando nele, o Regata Update também recebeu atenção nesse lançamento, com melhorias relacionadas a experiência de usuário também, agora ele consegue lidar melhor com problemas envolvendo a conexão com o servidor na hora de fazer atualizações. Inclusive o download dos pacotes parece mais rápido do que era na última vez.

Assista ao vídeo completo para conhecer os resultados que obtivemos nos benchmarks, onde comparamos o Regata OS 23 com a versão anterior e com o openSUSE, que é o sistema base do projeto! 

Você utiliza o Regata OS? Conte-nos nos comentários sobre as impressões que você tem dessa distro gamer brasileira e se gostou das novidades do Regata OS 23, dessa forma, você interage com a comunidade do fórum Diolinux Plus, com membros que amam a tecnologia como você!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!