O Manjaro é uma distribuição Linux baseada no Arch Linux bastante conhecida e apoiada pela comunidade que cria diversas versões do sistema com interfaces diferentes que não podem ser mantidas pela equipe principal do projeto.

Um dos principais motivos para eu gostar do sistema é o fato dele trazer mudanças ousadas que podem ou não agradar sua comunidade, por exemplo, o caso do LibreOffice ser substituído pelo Free Office.

A equipe do projeto está trazendo mais uma mudança que pode gerar uma pequena polêmica com a comunidade, substituindo o navegador Firefox pelo Vivaldi.

Apenas em uma versão, por enquanto

Não sabemos os planos para as versões principais do Manjaro e sendo uma das edições comunitárias mais queridas pelos usuários, o Manjaro Cinnamon é um campo de testes perfeito para trazer o novo navegador principal.

“Para dar ao Vivaldi mais a atenção que ele merece, decidi incluí-lo como o navegador padrão em nossa popular edição da comunidade Cinnamon. Com sua notável velocidade de navegação, personalização excepcional e, especialmente, a forma como valoriza a privacidade do usuário, o Vivaldi para mim é a combinação perfeita para o Manjaro Linux.”

Co-CEO da Manjaro GmbH & Co. KG, Bernhard Landauer

Esta versão do navegador trará um tema próprio para que a identidade visual do sistema não seja afetada.

image 50

Focado em sua privacidade

O Vivaldi tem feito bastante barulho nos últimos tempos, apresentando-se aos entusiastas de Linux com dois pilares que a comunidade valoriza, a privacidade e a personalização.

O principal pilar é o da privacidade, já que vários usuários ficam desconfiados do software da big tech, porém a equipe do Vivaldi fez uma promessa tripla:

  • “Não sabemos quem você é.”
  • “Nós nunca rastreamos você.”
  • “Nunca sabemos o que você faz com o Vivaldi (e preferimos não saber).”

Ainda mais benefícios

Trazer o Vivaldi como o navegador padrão do Manjaro, pode ser ainda mais benéfico para a comunidade Linux que irá receber as novas versões do navegador com ainda mais rapidez.

Além disso, as equipes do Manjaro e do Vivaldi estarão trabalhando juntas para oferecer suporte, estando atentas aos problemas e feedbacks de seus usuários.

Landauer diz que ainda não possui experiência suficiente com o Vivaldi para injetar sua própria opinião, porém, “no papel” o navegador  oferece a mistura certa de recursos como bloqueio de privacidade e personalização, tornando-o um oponente digno para o Firefox e o Chrome.

Você utiliza o Manjaro? O que você acha desta mudança? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste