Conheça alguns dos projetos derivados do Gentoo
Tecnologia

Conheça alguns dos projetos derivados do Gentoo

O Gentoo é uma distribuição Linux multi-kernel (Linux, OpenBSD e FreeBSD) que pode ser configurada, otimizada e personalizada praticamente para qualquer aplicativo ou dispositivo. Sua incrível flexibilidade permite chamá-la de meta distribuição, os derivados do Gentoo podem ser usados em servidores, estações de trabalho e desktops, em quase todas as arquiteturas.

Em 1999, Daniel Robbins criou o seu próprio sistema operacional, o Enoch, pouco depois, usando conceitos do ports do FreeBSD, criou o gerenciador de pacotes Portage para o Enoch e surgiu o Gentoo Linux. 

Várias das modificações o tornavam o sistema mais rápido que existia, daí surgindo o seu nome, pois o Gentoo é o pinguim mais rápido do mundo. Sua primeira versão foi lançada oficialmente em 2002.

O projeto Gentoo conta com cerca de 250 desenvolvedores que compartilham a sua excelente documentação, segurança e infraestrutura. Se você é um desenvolvedor, que tal colocar o Brasil nesse mapa?

Mapa dos desenvolvedores do Gentoo
Coloque o Brasil no mapa dos desenvolvedores do Gentoo. Fonte: Gentoo

Portage, o coração do Gentoo

O Portage é o gerenciador e instalador de software (pacotes) que sincroniza o sistema com o repositório ebuild, fonte de 19.000 pacotes exclusivos para compilação da versão personalizada do código para as especificações exatas do hardware do seu dispositivo, permitindo um nível de otimização sem precedentes.

Projetos populares derivados do Gentoo

Para que um projeto seja considerado entre os derivados do Gentoo ele precisa ter sido construído usando os ebuilds. Os ebuilds são arquivos de texto na sintaxe bash, geralmente armazenados num repositório, e que contêm as instruções para o gerenciador de pacotes Portage.

Não existe nenhum “padrão” no Gentoo, não existe uma interface padrão, cada dispositivo é único, com os softwares construídos especificamente para ele. Por não oferecer nada “pronto”, alguns derivados do Gentoo pré-compilam o código-fonte para você.

Saiba para quem se destinam e quando utilizar um dos derivados do Gentoo, também conhecidos como distribuições de código-fonte (source based).

Calculate Linux

O projeto Calculate Linux está disponível nos ambientes gráficos Cinnamon, KDE Plasma, LXQt, MATE e Xfce. Distribuído de forma otimizada para grupos distintos de pessoas:

  • usuários domésticos (Calculate Linux Desktop ou CLD);
  • pequenas e médias empresas que preferem soluções de código-aberto a soluções proprietárias (Calculate Directory Server ou CDS), integrando clientes Windows e Linux via LDAP e SAMBA, além de fornecer servidores proxy, mail e Jabbers;
  • desenvolvedores têm a seu dispor o Calcular Linux Scratch (CLS), um live CD com uma estrutura de compilação para criar uma distribuição personalizada.

Redcore Linux

Entre os derivados do Gentoo, o Redcore Linux se destaca por ser uma distribuição orientada para desktop que visa trazer o poder do Gentoo Linux para as massas: fácil instalação de aplicativos e gerenciamento simples do sistema. Disponível no ambiente KDE Plasma.

Pretende ser uma maneira muito rápida de instalar um sistema Gentoo sem ter que investir horas (ou dias) compilando a partir do código-fonte e lendo a documentação. O Redcore dispõe de um repositório com pacotes binários pré-construídos que recebe atualizações contínuas, seguindo o modelo rolling-release.

Funtoo

Meta-distribuição Linux, fork do fundador e ex-líder do próprio Gentoo, Daniel Robbins, o Funtoo está otimizado para obter o melhor desempenho possível nos mais recentes hardwares Intel e AMD. Oferece suporte nativo UTF-8 habilitado por padrão, uma versão aprimorada da árvore de manifestos usada para compilação pelo Portage e sincronizada a cada 12 horas com os repositórios do Gentoo.

Também suporta a inicialização de disco no sistema GPT/GUID, configuração de rede aprimorada, estágios estáveis ​​e atualizados da distribuição compilados com a ferramenta Metro, exclusiva do Funtoo. A distribuição está se fundindo com o Sabayon para formar o MocaccinoOS.

MocaccinoOS

Ainda em fase beta, o MocaccinoOS é uma distribuição rolling-release formada pela união das equipes de desenvolvimento do Funtoo e do Sabayon. Usa o Luet como gerenciador de pacotes e está completamente baseado em contêineres, disponível em linha de comando e nos ambientes Gnome, KDE, MATE. 

Porteus Kiosk

Um sistema operacional Linux leve entre os derivados do Gentoo que foi reduzido e confinado para permitir o uso apenas do navegador Firefox, impedindo que os usuários alterem as configurações, baixem ou instalem aplicativos. Ao iniciar, o Porteus abre automaticamente o Firefox na página inicial escolhida pelo usuário.

O histórico de navegação, as senhas não são salvos, e a maioria dos itens do menu está desativada. Quando o Firefox é reiniciado, todos os arquivos temporários e caches são excluídos e o navegador reabre com uma sessão limpa, para aumentar a segurança e permitir o uso em quiosques de apresentação.

Sabayon

Distribuição rolling-release que segue a filosofia “pronta para uso” (out-of-the-box), o Sabayon dá ao usuário um grande número de aplicativos prontos para usar e um sistema operacional autoconfigurado.

Está em processo de fusão com o Funtoo para formar o MocaccinoOS. Também possui o seu próprio gerenciador de pacotes binários, o Entropy, que deve mudar novamente de nome e se chamar Luet nas futuras versões do MocaccinoOS.

Esses gerenciadores podem ser usados em conjunto ou em substituição ao Portage e trabalham em contêineres, isto é, sem dependências externas e a compilação pode ser reproduzida sem erros. Disponível nos ambientes gráficos Gnome, KDE Plasma, Xfce, MATE e Fluxbox.

Outras distribuições baseadas no Gentoo

Além das distribuições populares, outros projetos e distribuições são listados na página oficial do Gentoo. Para serem considerados como distribuições ativas, o lançamento da versão mais recente não deve ter mais de 12 meses e os sites precisam estar acessíveis.

DistribuiçãoObjetivo da distribuição
Argent LinuxDistribuição orientada a empresas, servidores e estações de trabalho para desenvolvedores.
Bicom Systems PBXwareO PBXware da Bicom Systems é uma distribuição de propósito único para telefonia e software ServerWare e dá suporte a tecnologias PSTN e VoIP.
Chromium OSProjeto de código aberto que visa construir um sistema operacional que forneça uma experiência de computação rápida, simples e mais segura para pessoas que passam a maioria do tempo na internet.
Clip-OSO Clip OS é um projeto de código-aberto mantido pela ANSSI (Agência Nacional de Segurança Cibernética da França) que visa construir um sistema operacional robusto e multinível, baseado no kernel Linux, software livre e de código-aberto.
CloudReadyCloudReady é um sistema operacional construído e mantido pela Neverware.
CloverOS GNU/LinuxCloverOS GNU/Linux é uma imagem do Gentoo (stage4) e binhost otimizado para desempenho que visa ser minimalista e pronto para usar.
CosmicMod GNU/LinuxCosmicMod Gnu/Linux é uma distribuição baseada no Gentoo semelhante ao Chrome OS, exceto que utiliza o KDE Plasma como ambiente gráfico, Firefox como navegador e é altamente otimizado para CPUs e GPUs mais recentes. Ambiente de resgate/recuperação ou como um ambiente de compilação ideal para sua própria compilação baseada no Gentoo.
ExGENTO melhor do ExGENT é a detecção automática de hardware e a capacidade de instalar os sistemas com relativa facilidade no disco rígido durante uma sessão Live.
Fireball ISOUm dispositivo virtual VMWare que cria uma imagem ISO inicializável contendo uma versão personalizada e simplificada do Gentoo Linux, focada em fornecer firewall e outros serviços para uma rede.
Flatcar LinuxO Flatcar Container Linux é uma distribuição Linux imutável para contêineres. É um fork amigável e compatível do CoreOS Container Linux.
Gentoo StudioUma estação de trabalho profissional para áudio digital.
PentooLive CD com foco em segurança que traz um conjunto de aplicativos e ferramentas para realizar testes de penetração.
Outras distribuições baseadas no Gentoo

Uma distribuição que deixou esta lista é a Exherbo. Ela é projetada para usuários avançados e desenvolvedores comprometidos com o desenvolvimento da distribuição. Por isso, o modelo de desenvolvimento é descentralizado e usa um gerenciador de pacotes rápido e flexível chamado Paludis.

Gostou de conhecer os projetos derivados do Gentoo? Conta para gente nos comentários do nosso Fórum.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!