TecnologiaEditorialSoftwares

Penpot: plataforma de código aberto para prototipagem e design

O avanço da internet representa uma nova fronteira para designers, afinal o sucesso de uma aplicação pode depender da qualidade do design de sua interface. Neste contexto, é essencial que as ferramentas utilizadas sejam escolhidas criteriosamente, pois impactam tanto em qualidade do produto quanto na eficiência do trabalho.

Existem diversas alternativas de ferramentas, inclusive no mundo do código livre com potencial para conquistar espaço no mercado graças às suas características únicas, que podem torná-las ideais para muitos modelos de negócio, além de serem gratuitas.

Conheça o Penpot, um webapp de design e prototipagem poderoso, livre e compatível com todas as plataformas que pode conter ferramentas interessantes para seus projetos.

Por designers para designers

Desenvolvido por uma equipe da Kaleidos e nasceu em 2018 em um Hackathon semestral promovido pela empresa baseada na Espanha, que desde 2021 é totalmente focada no desenvolvimento de projetos com código livre.

Criado por designers para designers, Penpot segue o ideal de aproximar estes profissionais do mundo do software livre, demonstrando ser possível criar ferramentas competentes, inovadoras e belas em código aberto.Possui ferramentas que fazem frente aos principais concorrentes do mercado, Adobe Sparks e Figma. Como podemos ver em sua biblioteca de designs enviados pela comunidade, é muito utilizado para UX/UI design.

Penpot plataforma de codigo aberto para prototipagem e design biblioteca
Alguns modelos disponíveis na biblioteca colaborativa do Penpot.

Escrito principalmente em Clojure, oferece uma interface baseada em javascript, HTML e SCSS, Penpot consegue importar os principais formatos de imagem do mercado e trabalha com SVG, formato aberto compatível com os outros softwares da área.

Sua página no GitHub é bem completa, oferece todo o código, ampla documentação e um espaço organizado para dividir tarefas para qualquer pessoa que queira contribuir com o projeto!

Uma ferramenta multiplataforma e colaborativa

Por ser um webapp, ele é profundamente multiplataforma, podendo ser aberto em qualquer SO baseado em Linux, além de Windows, Mac, até mesmo no iOS e Android. O aplicativo é idêntico em todas as plataformas, integrando ainda mais a equipe e eliminando a necessidade de todos trabalharem com o mesmo sistema.

Um grande diferencial é a possibilidade de uma equipe trabalhar simultaneamente em um mesmo projeto e qualquer alteração ocorre em tempo real para todos, seja qual for o sistema que estiver utilizando. Esta dinâmica permite que pessoas em home office interajam com o mesmo projeto e expressem suas opiniões de forma natural.

Até o momento a experiência que tive através do Android me proporcionou boa visualização do projeto e todas as ferramentas estão disponíveis da mesma forma como em qualquer outro sistema, porém, o uso em tela sensível ao toque deixou a desejar, sendo praticamente indispensável periféricos como mouse e teclado.

Penpot: plataforma de código aberto para prototipagem e design - multiplataforma
Projeto aberto simultaneamente no PC e no smartphone

É possível utilizar o Penpot em sua máquina localmente ou com host próprio através do Docker, ou do Elestio, o que pode melhorar o desempenho da aplicação.

Alguns recursos do Penpot

O Penpot oferece compatibilidade com a maioria das ferramentas vetoriais e sua interface segue o padrão do mercado, semelhante ao Adobe XD, Sparks, Figma e Inkscape, o que acaba facilitando o aprendizado para novos usuários que estão migrando para a plataforma.

Dentre as suas ferramentas, temos:

  • Ferramenta de linhas e formas vetoriais;
  • Desenho a mão livre;
  • Painel completo de alinhamento para os elementos;
  • Ferramenta de texto com extensa biblioteca de fontes;
  • Ferramenta de comentários, muito útil inclusive em projetos colaborativos;
  • Compatibilidade com atalhos no teclado;
  • Camadas para organizar o trabalho.

É muito fácil importar arquivos, ele é compatível com a maioria dos formatos vetoriais e de imagem, basta copiar e colar diretamente na tela. O projeto é salvo automaticamente na nuvem, pode ser baixado em formato próprio ou em .svg, compatível com outros softwares. Além disso, é possível exportar em PNG, PDF e JPEG.

Um pouco da dinâmica de trabalho no Penpot para prototipagem.

Sempre em dia

Penpot é um software com uma equipe e comunidade bastante ativas, só neste ano, até o momento, já foram lançadas cinco atualizações e a última é a versão 1.15.0 Beta – Summer nights. 

Nesta edição a comunidade ajudou corrigindo três bugs:

  • Correção da remoção inesperada de guias ao copiar e colar frames;
  • Correção da preservação de formatação de textos copiados e colados;
  • Correção do desagrupamento inesperado de layers ao movê-las.

Bugs corrigidos pelos desenvolvedores na última edição:

  • Correção das informações sobre as fontes mais recentes;
  • Correção da introdução de ação em múltiplas entradas;
  • Correção da imagem padrão da equipe;
  • Correção das coordenadas em grupo;
  • Correção de problemas com a altura de linhas e textos;
  • Correção de problemas na rotação em 180º;
  • Correção da ordem de layers quando copiadas e coladas.

Novos recursos introduzidos:

  • Aprimoramentos na visualização, permitindo o acesso e uso em condições diferentes;
  • Aprimoramento na opção de compartilhar Link. Agora é possível que não membros da equipe comente e inspecione o projeto;
  • Posicionamento de comentários;
  • Suporte para importar e exportar formatos binários;
  • O tamanho máximo de mídia para upload agora é configurável.

Além disso, foram feitas mudanças no método de login através de redes sociais e outras que tornam o software ainda mais responsivo.

Utilizando o Penpot em seus projetos

Caso você tenha se interessado em testar o Penpot para saber se ele atende suas necessidades, basta acessar o webapp no site oficial. É necessário criar uma conta, o que pode ser feito rapidamente.  

O que achou do Penpot? Já conhecia este software? Deixe suas impressões nos comentários! Confira também o Diocast, nosso podcast semanal!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!