Tecnologia

OpenBoard: a lousa digital completa

A boa apresentação de um trabalho ou projeto é de extrema importância para que ele seja bem entendido, o OpenBoard pode te proporcionar recursos que vão elevar o nível das suas apresentações.

O OpenBoard é um software multiplataforma (disponível para Windows, Linux e macOs) que funciona como uma lousa digital, ele nasceu através de um fork do Open-Sankoré, baseado no Uniboard. Esse fork foi criado visando ajudar professores e acadêmicos durante o seu desenvolvimento em sala de aula. Atualmente o projeto é mantido pelo Departamento de Educação (DIP) de Genebra, na Suíça, em conjunto com a Universidade de Lausanne.

Dentre os vários recursos, se destaca a possibilidade de adicionar formas, imagens, textos, músicas, vídeos, documentos pdf, caixas de atividades ou aplicativos do próprio OpenBoard. É possível até rabiscar por cima de janelas de aplicativos que estejam abertos, fazendo assim anotações, ele conta também com um navegador de internet e um gravador de podcasts dentro da sua própria aplicação.

Para uma melhor experiência, é recomendável o uso de uma mesa digitalizadora,  aqui você confere um vídeo todo dedicado à mesa digitalizadora XP-Pen Deco Fun.

Design com Linux? conheça a mesa digitalizadora xp-pen deco fun

Conhecendo a interface do OpenBoard

A interface pode ser dividida em 5 partes, sendo elas:

  • Barra de ferramentas (lado superior);
  • Quadro (centro);
  • Navegação de páginas (lado esquerdo);
  • Biblioteca (lado direito);
  • Paleta / Dock (lado inferior).
diolinux-openboard-tela-do-programa
Interface do programa.

Barra de ferramentas do OpenBoard

Nessa sessão fica localizado as opções de mostrar/ocultar a “Paleta”, mudar cores, espessura de linha, tamanho da borracha, alterar o plano de fundo do “Quadro”, adicionar páginas, limpar o quadro e usar o navegador web interno.

Em “Documentos” fica listado todos os trabalhos feitos no programa, nessa sessão é possível gerenciar, visualizar e organizar cada projeto. Usando a opção “Ver mesa” é possível alternar entre a Área de trabalho do computador e o programa, quando ativado essa opção permite que o usuário faça anotações e rabiscos por cima da janela de programa ativa.

diolinux-openboard-anotacoes
Marcações feitas usando o programa

Liberando a criatividade com o quadro

O “Quadro” é o espaço central do programa, onde pode ser adicionado todas as informações que podem ser necessárias para a sua apresentação. A navegação pode ser feita utilizando as ferramentas “Zoom” e “Arrastar”, disponíveis na “Paleta”.

Para inserir conteúdos como imagens, áudios ou vídeos, basta selecionar o arquivo que deseja e arrastar para o “Quadro”, ao melhor estilo “drag and drop”.

diolinux-openboard-quadro
Quadro do programa

Navegação de páginas no OpenBoard

Localizada no canto esquerdo da interface do programa, permite a visualização, troca, remoção e organização das páginas. A troca de páginas pode ser feita também utilizando as setas direcionais do teclado.

diolinux-openboard-paginas
Painel páginas do programa

Biblioteca do OpenBoard

Localizada no canto direito da interface do programa, a “Biblioteca” é o espaço onde pode ser organizado os conteúdos que vão ser usados com maior frequência como, fotos, vídeos ou imagens.

Existem conteúdos extras como os de “Atividades Interativas”, “Aplicações” e “Formas”, todas voltadas a produtividade e podendo ser usadas em dinâmicas durante as apresentações. O recurso “Busca na web” é integrado com dois bancos de imagens gratuitos, o “Data Abuledu” e o “Pixabay”, permitindo ao usuário adicionar imagens simplesmente arrastando para dentro do “Quadro”.

diolinux-openboard-inserir-imagem
Adicionando imagens da web no programa.

Configurações extras de interface do OpenBoard

Indo em Openboard > Preferências, é possível mudar a orientação entre vertical e horizontal da paleta no painel “Preferências”.

Instalando o OpenBoard no Linux via Flatpak

O OpenBoard está disponível para download no Linux através da loja de aplicativos Flathub, é necessário que o suporte a Flatpak esteja instalado na sua distro, aqui no nosso Blog, você encontra um guia para habilitar o suporte a Flatpak na sua distribuição favorita. Depois basta abrir o terminal e executar o seguinte comando:

flatpak install flathub ch.openboard.OpenBoard -y

Como instalar o OpenBoard manualmente no Ubuntu

Para instalar o programa no Ubuntu abra o terminal e execute o seguinte comando:

sudo apt install openboard -y

Como instalar o OpenBoard no Windows

Faça o download do instalador do programa para Macos e execute, depois arraste o ícone do OpenBoard para a pasta de aplicativos.

Novidades das versões recentes do OpenBoard

As últimas versões do projeto contam com várias correções de bugs e tradução para outros idiomas, seus desenvolvedores se preocupam em manter o projeto o mais fiel possível aos valores do antigo Uniboard.

Se você tiver alguma dúvida sobre tecnologia, ou quiser compartilhar conhecimento com a comunidade, o Diolinux Plus é o espaço ideal para isso. Venha fazer parte da nossa comunidade!

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!