diolinux o que sao protocolos vpn
Tecnologia

o que são protocolos VPN e quais os principais?

A VPN é um serviço cada vez mais utilizada por empresas e usuários domésticos, um de seus objetivos é garantir a segurança das informações que trafegam em uma rede, além de permitir o acesso às redes de forma remota.

Para poder aproveitar melhor os recursos de segurança de uma VPN, é importante entender que existem diversos protocolos VPN, cada um com suas particularidades: como diferentes níveis de criptografia, níveis de estabilidade e velocidade de resposta.

Neste artigo, vamos mostrar os principais protocolos VPN e como eles funcionam. Além disso, vamos explicar algumas das vantagens e desvantagens de cada um deles.

O que é VPN?

VPN significa “Virtual Private Network” e é um serviço que protege a sua conexão de Internet e privacidade online, criando um túnel criptografado para trafegar os seus dados, aumentando a segurança da sua identidade online.

Ao usar uma VPN, você pode navegar na Internet com mais segurança, pois seus dados estarão protegidos contra invasões e ataques cibernéticos. Além disso, a VPN também impede que terceiros rastreiem suas atividades online, garantindo maior privacidade.

esquema de conexao vpn

Mas afinal, o que são os protocolos VPN?

Os protocolos VPN ou protocolos de tunelamento, são conjuntos de programas e processos que determinam como um túnel é formado. Eles são usados para permitir que computadores em rede se comuniquem de forma segura através da Internet.

Existem vários protocolos VPN, mas alguns dos mais populares são o PPTP, SSTP, IPSec, OpenVPN e Wireguard.

Protocolo OpenVPN

OpenVPN é um protocolo bastante popular e muito seguro, suportado por padrão em muitas soluções comerciais, é usado por praticamente todos os provedores VPN. É uma tecnologia de rede privada virtual de código livre que oferece uma forma conveniente e segura de criar conexões virtuais entre computadores distribuídos geograficamente.

Ele suporta diversos tipos de protocolos de criptografia forte e oferece muita flexibilidade, podendo ser utilizado tanto em conexões TCP quanto UDP.

Protocolo SSTP

O Secure Socket Tunneling Protocol (SSTP) é um protocolo vpn proprietário bastante seguro, criado pela Microsoft, que permite a tunelamento de rede sobre uma conexão SSL/TLS em diversos sistemas operacionais.

Uma das principais vantagens do OpenVPN é a sua flexibilidade na hora de configurar a rede VPN. É possível configurá-lo para funcionar em diversos tipos de redes, desde redes locais simples até redes corporativas complexas com vários servidores e dispositivos interconectados. Outra vantagem é a sua grande compatibilidade com dispositivos e sistemas operacionais diferentes, permitindo que ele seja utilizado praticamente em qualquer lugar.

É amplamente utilizado por profissionais de TI em ambientes corporativos para permitir que os funcionários acessem a rede interna de forma segura, através da Internet. Além disso, o SSTP também pode ser usado para permitir o acesso à rede doméstica por meio de um provedor de VPN.

Além disso, o protocolo SSTP oferece uma maior flexibilidade do que outros protocolos, como o PPTP, pois permite que o tráfego seja roteado através de redes proxy e firewall.

Protocolo IPsec/IKEv2

Ele oferece uma conexão rápida e segura em redes sem fio e outras redes públicas, falando especificamente dispositivos móveis, o IKEv2 implementa um recurso do IPSec chamado de Mobility and Multi-homing Protocol (Protocolo de Mobilidade e Multi-Orientação) o que pode garantir uma conexão VPN estável mesmo quando você muda de conexões de internet.

Foi desenvolvido pela Microsoft e pela Cisco especialmente para agir de modo estável e seguro, dessa forma, você pode proteger seus dados móveis contra invasões e outros ataques cibernéticos. Além disso, o IKEv2 oferece uma conexão mais segura e confiável do que o IPSec, pois é menos suscetível a falhas.

Um ponto fraco deste protocolo é que ele não é compatível com muitos sistemas operacionais e ele também foi citado por Edward Snowden como possivelmente comprometido.

Protocolo Wireguard

O protocolo WireGuard é um projeto de código aberto que oferece uma VPN extremamente simples, porém, rápida e utilizando recursos de criptografia de última geração. Um dos objetivos do projeto é conseguir entregar ferramentas tão avançadas quanto o IPSec e OpenVPN, mas consumindo menos recursos e mantendo a eficiência.

Inicialmente lançado para o kernel Linux, agora é multiplataforma (Windows, macOS, BSD, iOS, Android) e amplamente disponível. Atualmente, está em desenvolvimento pesado, mas já pode ser considerado uma das soluções VPN mais seguras, fáceis de usar e simples do setor.

Por ser um projeto de código livre é possível encontrar implementações do protocolo Wireguard em várias soluções comerciais como o NordLynx da NordVPN, que implementa diversas melhorias e corrige alguns problemas conhecidos do WireGuard.

Quais os melhores protocolos VPN?

Quando falamos de ambiente corporativos, o ideal é que você analise as suas necessidades e escolha uma solução alinhada com as tendências como criptografia forte, segurança e disponibilidade de suporte no mercado, além de adicionar soluções para cenários específicos como o protocolo NordLynx que acabamos de citar.

É importante lembrar que além dos protocolos VPN citados, existem alguns outros protocolos considerados desatualizados ou inseguros, mas, que ainda podem ser usados em algumas situações específicas.

  • Protocolo L2TP/IPSec: o Layer 2 Tunneling Protocol (“protocolo de tunelamento de camada 2”) não fornece nenhuma criptografia ou autenticação, é só um protocolo de tunelamento VPN que cria uma conexão entre você e o servidor VPN. Ele depende de outras ferramentas para criptografar o fluxo de dados, como o IPSec, por exemplo. Outro ponto fraco é que ele não consegue trabalhar através de firewalls.
  • Protocolo PPTP: o Point to Point Tunneling Protocol (“protocolo de tunelamento de ponto a ponto”) foi um dos primeiros protocolos VPN largamente implementado e é atualmente considerado obsoleto devido às suas vulnerabilidades de segurança.

Embora não seja possível “carimbar” qual é o melhor entre os protocolos VPN, já que isto depende das necessidades, equipamentos e do perfil de uso. Estudando cada protocolo de VPN, podemos aprender mais sobre eles e identificar quais suas vantagens e desvantagens, para escolher aquele que oferece o melhor conjunto de recursos para a sua rede.

Agora, se você deseja controle total sobre seus dados e infra, e dispõe o conjunto de soluções de código livre fornecidos pelo projeto OpenVPN é uma boa opção. Já se o objetivo é uma conexão rápida, o PPTP pode ser mais adequado.

Finalizando, para atender demandas de usuários domésticos e empreendedores individuais, que precisam acessar redes remotas do escritório ou simplesmente, proteger seus dados e privacidade enquanto estão utilizando redes públicas, é possível adotar soluções como o NordVPN com a vantagem de poder utilizar diversos protocolos VPN diferentes e aproveitar a mesma assinatura em diferentes equipamentos, como celulares, tablets e notebooks.

Utilizar serviços de VPN faz parte do seu cotidiano? Deixe um comentário com suas principais dúvidas sobre VPN!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
175 postagens

Sobre o autor
Entusiasta de tecnologia que sempre gostou de desmontar tudo, o que me levou ao interesse por software livre e todas as possibilidades que ele oferece. Sou Editor-chefe no blog Diolinux e também trabalho consultor de SEO, gestor de tráfego e otimização de presença digital. Mastodon
Artigos
Postagens relacionadas
Tecnologia

Novidades do ONLYOFFICE DocSpace 2.5 melhoram a colaboração em equipe

Tecnologia

Descomplicando termos técnicos para hospedagem de sites

TecnologiaVídeo

EcoFlow DELTA 2, uma poderosa estação de energia portátil