Tecnologia

Não caia nos golpes da Black Friday 

Se você é uma pessoa que gosta de computadores e tecnologia, provavelmente já está ansioso pela última semana de novembro! Mas cuidado: nem tudo é o que parece na Black Friday e você pode acabar se decepcionando se não tomar algumas precauções.  

Por isso, neste artigo, vamos dar algumas dicas para você aproveitar as ofertas com segurança e não entrar para a estatística de pessoas que caíram em golpes da Black Friday. 

Quais as técnicas mais comuns de golpes da Black Friday? 

Mesmo que você utilize um sistema operacional Linux e softwares considerados seguros, com a proximidade da Black Friday, o volume de compras online começa a aumentar e muitas pessoas acabam ficando expostas a vários tipos de ataques, os cibercriminosos estão cada vez mais refinados, conseguindo criar apps e sites quase idênticos aos originais o que só reforça a importância de adotar medidas preventivas. 

  • O Phishing é uma técnica que consiste em enviar mensagens falsas, como e-mails, SMS, WhatsApp e Telegram que se passam por pessoas conhecidas, empresas ou instituições confiáveis, para induzir o usuário a clicar em um link malicioso ou fornecer informações pessoais, ou financeiras.  
  • Já o Scam é um termo que se refere a qualquer tipo de fraude na internet, como aplicativos e sites falsos que vendem produtos inexistentes ou que não entregam o que prometem. Quando falamos de smartphones, nunca instale nenhum app quem não venha das lojas oficiais. 

Outra forma muito comum de roubo de dados usado nos golpes da Black Friday é fazer o usuário clicar em pop-ups falsos, como aqueles avisos de computador infectado ou mesmo de memória cheia. Nunca clique neste tipo de pop-up, porque eles geralmente escondem programas maliciosos que rapidamente tentam garimpar o máximo de informações disponíveis, e quando alguém consegue acessar as suas informações pessoais, como nome, endereço, CPF, cartão de crédito, senhas — usando esses dados para fins ilícitos, fica bem mais complicado das lojas conseguirem impedir os criminosos de fazerem compras em seu nome ou abrir contas bancárias. 

Dicas para comprar online com segurança  

Para evitar cair nessas armadilhas, é preciso tomar alguns cuidados ao fazer compras online, especialmente com o aumento das tentativas de golpes da Black Friday. Recomendamos que você sempre opte pelo uso de meios de pagamento que possam ser cancelados ou bloqueados facilmente, dessa forma, você pode ter mais controle sobre suas transações e evitar possíveis problemas. Algumas opções de meios de pagamento que podem ser cancelados ou bloqueados facilmente incluem: 

  • Cartão de crédito: o cliente pode bloquear o cartão a qualquer momento, mesmo que ainda tenha parcelas a pagar e o banco precisa prestar suporte em casos de fraude. Outro recurso útil é utilizar os “cartões virtuais” para limitar seu uso em apenas alguns sites e lojas. 
  • PayPal: O cliente pode cancelar um pagamento pendente a qualquer momento. 
  • Google Pay e Apple Pay: O cliente pode remover cartões de pagamento a qualquer momento. 

Lembre-se, é importante escolher um meio de pagamento que atenda às suas necessidades e preferências. Além disso, é sempre bom verificar como funcionam as políticas de cancelamento e bloqueio das instituições que mantém o meio de pagamento escolhido por você, assim você evita surpresas desagradáveis. 

Adote um “kit de segurança” e não caia em golpes da Black Friday 

Combinar tecnologias como VPNs e gerenciadores de senhas é uma ótima forma de aumentar sua proteção, para você navegar com mais segurança e evitar que hackers ou bisbilhoteiros possam interceptar o seu tráfego online para usar em golpes da Black Friday.  

Gerenciadores de senhas como o NordPass são extremamente úteis para adicionar mais camadas de proteção aos seus dados, já que ele armazena, salva e preenche automaticamente senhas únicas e outras informações confidenciais com um só clique. Além de usar um banco de dados criptografado, ele também detecta senhas fracas, antigas, reutilizadas com frequência e também pode contar com notificações caso algum site onde você esteja cadastrado sofra vazamento de dados

Por fim, não custa reforçar o óbvio: somente acesse sites confiáveis e que tenham um histórico de boa reputação. Desconfie de sites que tenham erros ortográficos ou gramática, que peçam informações excessivas ou desnecessárias, ou que tenham preços muito abaixo do mercado

Não acredite em preços fora da realidade do mercado, se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Mesmo nessa época que é comum encontrar ofertas tentadoras, mantenha a cautela e o senso crítico. Pesquise os preços dos produtos em diferentes lojas e sites, compare as especificações técnicas e as condições de pagamento e entrega, desconfie de ofertas muito discrepantes da média, geralmente este é um dos indícios dos golpes da Black Friday. 

Para aumentar ainda mais a sua segurança no processo de compra online, é possível utilizar recursos como a “Proteção contra Ameaças” que faz parte do pacote de serviços da NordVPN. A Proteção contra Ameaças do NordPass está disponível em duas versões (Padrão e Lite), podendo ser usada em Windows, Linux, macOS, Android e nos principais navegadores, ela é uma ferramenta que ajuda na proteção contra anúncios, rastreadores e malwares que podem comprometer a sua navegação e a sua segurança online.  

Com ela, você pode bloquear anúncios indesejados e invasivos, evitar que sites ou aplicativos rastreiem as suas atividades online e coletem os seus dados pessoais sem o seu consentimento, e prevenir que malwares infectem o seu dispositivo ou rede. 

Conclusão 

Lembre-se que nosso nível de segurança online está diretamente relacionado com nossos hábitos e se você quer aproveitar suas compras com tranquilidade e segurança sem cair nos terríveis golpes da Black Friday, além da atenção redobrada é importante ir além, mantendo seus programas atualizados e reforçando seu ambiente usando soluções extras como a Proteção contra Ameaças do NordPass.  

Boas compras e não deixe de conferir nossas indicações na página de ofertas do Diolinux. 

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
186 postagens

Sobre o autor
Entusiasta de tecnologia que sempre gostou de desmontar tudo, o que me levou ao interesse por software livre e todas as possibilidades que ele oferece. Sou Editor-chefe no blog Diolinux e também trabalho consultor de SEO, gestor de tráfego e otimização de presença digital. Mastodon
Artigos
Postagens relacionadas
VídeoTecnologia

Adeus Apple! Migrando do macOS para o Linux

TecnologiaVídeo

O que a Microsoft não te contou sobre o Recall no Windows 11

TecnologiaVídeo

EPOMAKER x AULA F75 - O teclado super completo pode ser seu, de presente!