diolinux - dark web deep web surface web
Tecnologia

Qual a diferença entre Dark web, Deep web e Surface web?

Hoje em dia, parece um pouco “fora de mão” precisar explicar algo como “a internet”, porém, em nossa rotina acessando sites de bancos e redes sociais, existe uma parte complexa da rede de computadores mundial que passa quase despercebida, quase que às margens da internet tradicional.

Cada vez mais somos expostos a notícias sobre vazamentos na dark web, invasões da deep web e a falta de privacidade na surface web. Mas como que tudo isso se encaixa afinal?

A internet é composta por diversas camadas, cada uma com seu próprio propósito, cada uma delas possui características específicas e servem propósitos diferentes. Abstraindo um pouco mais, podemos até dizer que o que entendemos como “internet” é, na verdade, o aglomerado de conexões entre uma infinidade de redes distintas.

Neste artigo, vamos explicar as principais diferenças entre essas camadas da internet.

Surface web

Podemos dizer que a Surface Web, World Wide Web ou simplesmente internet é a camada mais visível da internet, é a parte da internet que todo mundo conhece, onde estão os sites que você visita diariamente como o nosso fórum e o blog Diolinux.

diolinux - surface web
Surface web é a internet visível, onde ficam sites como o blog Diolinux.

Ela é composta por páginas da web indexadas pelos motores de busca, ou seja, essas páginas estão disponíveis publicamente para todos os usuários da internet.

Muitas pessoas acreditam que a Surface Web constitui toda a Internet, quando na realidade ela mal cobre 10% de todo o conteúdo existente na Web, estima-se que existam cerca de 130 trilhões de páginas indexadas e facilmente encontradas através dos serviços de busca.

Para acessar a Surface Web não é necessário nenhum programa ou configuração especial, basta possuir uma conexão de internet ativa e um navegador web como o Google Chrome, Safari, Firefox ou Epiphany.

E mesmo que existam camadas de criptografia e segurança de dados aplicados à Surface Web, por sua própria rastreabilidade e natureza indexada, ela é geralmente menos privada que as demais.

Deep web

A Deep Web é a camada não-visível da internet, onde estão os sites que não podem ser acessados diretamente. Ela é composta por páginas da web que não estão indexadas pelos motores de busca por diversos motivos como segurança, necessidade de autenticação ou acessos especializados.

diolinux - deep web
A Deep web é formada principalmente por redes protegidas de acesso direto.

Mas se engana quem pensa que a Deep Web é composta somente por páginas perigosas, diversos serviços como contas de e-mail, bancos de dados acadêmicos, registros médicos, informações confidenciais de governos, registros financeiros, artigos científicos, repositórios de órgãos como a ONU pertencem a esta camada. 

Por suas próprias características, não existe uma forma única de acessar a Deep Web, sendo ela composta por várias redes separadas, que não conversam entre si. 

Estima-se que a Deep Web seja centenas de vezes maior do que a Surface Web, uma das redes mais conhecidas a fazer parte da Deep Web é a rede Tor (The Onion Router), um projeto de código livre com foco em privacidade e que frequentemente aparece na mídia.

Mesmo que seja razoavelmente seguro navegar em algumas áreas da Deep Web, é importante ter em mente que o nível de risco é grande, então, tome as devidas precauções se resolver fazer um teste.

Dark web

A Dark Web é a camada mais obscura da internet, onde estão os sites que não podem ser acessados diretamente. É composta por páginas da web altamente criptografadas, geralmente são sites anônimos escondidos nas camadas da Deep Web, que só podem ser acessados por meio de ferramentas específicas.

Na Dark Web existem mercados para drogas, serviços ilícitos e comercialização de informações pessoais obtidas em invasões, sendo atraindo pessoas que necessitam do máximo de anonimato como criminosos e hackers não-éticos.

Como saber se suas informações foram parar na Dark Web?

Agora que entendemos as principais diferenças entre a Deep Web, a Dark Web e a Surface Web, ficamos com a seguinte questão: Será que nossos dados já vazaram na Dark Web?

Não há uma maneira única de saber se suas informações foram parar na Dark Web, no entanto, existem alguns serviços que podem ajudar.

diolinux - have i beem pwned
Site Have I Been Pwed? Que permite buscar por seus dados em vazamentos.

Se você suspeitar que suas informações foram vazadas em algum tipo de ataque, pesquise em sites como o “Have I Been Pwned?” que é uma base de dados pública que permite que qualquer um verifique se seu endereço de e-mail consta em algum vazamento conhecido.

Existem também serviços comerciais como o Dark Web Monitor da NordVPN, que verifica continuamente diversos fóruns e sites da Dark Web em busca de dados e credenciais vazadas, clientes do serviço da NordVPN pode consultar se estão seguros e receber notificações caso seus dados sejam detectados em algum novo vazamento.

Agora que você entende as principais diferenças entre a Dark Web, a Deep Web e a Surface Web, é importante que fique atento as notícias sobre vazamento de dados e mantenha o foco em boas práticas de segurança online. Por isso, é importante estar sempre atento às notícias e assinar a nossa newsletter para receber as últimas notícias sobre segurança digital.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
186 postagens

Sobre o autor
Entusiasta de tecnologia que sempre gostou de desmontar tudo, o que me levou ao interesse por software livre e todas as possibilidades que ele oferece. Sou Editor-chefe no blog Diolinux e também trabalho consultor de SEO, gestor de tráfego e otimização de presença digital. Mastodon
Artigos
Postagens relacionadas
VídeoTecnologia

Adeus Apple! Migrando do macOS para o Linux

TecnologiaVídeo

O que a Microsoft não te contou sobre o Recall no Windows 11

TecnologiaVídeo

EPOMAKER x AULA F75 - O teclado super completo pode ser seu, de presente!