Após uma longa jornada, que incluiu uma mudança em seu núcleo e em seu visual, o Microsoft Edge deixou de ser uma “piada” no Windows e se tornou um dos navegadores mais queridos entre os usuários de vários sistemas operacionais.

No final do ano de 2019, a Microsoft anunciou uma versão para Linux do Microsoft Edge e em outubro de 2020 ele foi lançado oficialmente em sua versão “dev”. Agora, o navegador chegou em sua versão beta, estando cada vez mais próximo de seu lançamento oficial.

Vamos falar um pouco sobre os canais de lançamento do Microsoft Edge,  o que há de novo nessa nova versão e algumas mudanças que podem chegar a partir desta etapa de desenvolvimento, então, prepare sua bebida favorita, sente-se confortavelmente e vamos falar sobre o Microsoft Edge!

Entendendo os canais de lançamento do Edge

O Microsoft Edge possui 3 canais de lançamento, cada qual com características e usos únicos sendo eles: dev, beta e stable. 

  • Dev: As compilações “dev” são atualizadas semanalmente e trazem novos recursos e melhorias que a equipe está trabalhando de forma mais rápida. Seu objetivo é que desenvolvedores e parceiros possam testar novas funções e o ideal é que usuários comuns evitem utilizar essa versão, já que ela tende a apresentar alguns bugs.
  • Beta: As compilações “beta” são mais estáveis que as versões “dev” e possuem atualizações a cada seis semanas. Não são recomendáveis para uso diário,  trazem os recursos que serão lançados na próxima versão estável e podem apresentar alguns bugs antes do lançamento final.
  • Stable: O fim do ciclo de desenvolvimento. Essa é a versão indicada para usuários comuns, já que raramente apresentam bugs e possuem as correções de segurança para você poder navegar tranquilo.

A um passo da estabilidade

Embora existam vários usuários de Linux ao redor do mundo que podem não gostar do Edge por conta dele ser desenvolvido pela Microsoft, podemos dizer que ele é um fenômeno e vários usuários que nunca o utilizaram estão dispostos ao menos a dar uma chance.

Pode ser que em pouco tempo a equipe da Microsoft disponibilize a versão estável de seu navegador e quem sabe ele se torne o seu navegador padrão?

Vale dizer que recentemente o navegador ganhou o suporte a sincronização, o que possibilitou que vários usuários que utilizam o navegador no Windows migrassem para Linux, uma vez que teriam seus dados e favoritos sincronizados de forma automática, apenas logando com sua conta Microsoft.

Como fazer o download das versões do Microsoft Edge

Ficou curioso com o navegador ou apenas pretende atualizar da versão dev para a versão beta? Instalar o navegador no Linux é relativamente fácil, já que ele possui versões nativas para Debian e seus derivados, além de versões “.rpm” para Fedora e OpenSUSE.

O download pode ser realizado através da página Insider do navegador.

Você utiliza o Microsoft Edge? Pretende dar uma chance para ele? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste