Tecnologia

Google anuncia Steam no Chrome OS

Algo que estava sendo bastante esperado pela comunidade “gamer” e de usuários do sistema operacional do Google, era a Steam no Chrome OS e ela já está entre nós.

A equipe do Chrome OS divulgou oficialmente que a Steam tem suporte total, porém, apenas em alguns dispositivos.

Steam no Chrome OS

Steam no Chrome OS ainda está em Alpha

É importante frisar que a Steam no Chrome OS ainda está engatinhando e você poderá acessar a Steam se tiver um dispositivo compatível, mesmo assim, possivelmente encontrará alguns bugs.

A Steam no Chrome OS estar em alfa significa que qualquer coisa pode dar errado no momento devido à instabilidade inerente a este momento de desenvolvimento que o projeto está passando. Por isso, sugerimos que você não utilize um Chromebook que é seu computador principal para realizar esses testes com a Steam.

Como a Steam “roda” no Chrome OS?

A resposta curta e rápida é: “Através do trabalho duro das máquinas virtuais”, se você já é usuário de Chrome OS deve lembrar do “Crostini”, uma maneira já existente de executar aplicativos Linux no Chrome OS.

Utilizando o mesmo sistema de VMs é possível rodar a Steam e jogos em um contêiner que fornece outra camada de segurança acima do sistema Linux.

Da mesma forma que o SteamOS no Steam Deck é baseado no Arch Linux, o sistema de VMs para executar a Steam no Chrome OS também, sendo que todas as partes técnicas são escondidas dos usuários, tanto do ponto de vista operacional quanto do desempenho.

A questão das configurações também parece muito com o Steam Deck, a VM é somente leitura enquanto possui uma partição de leitura e gravação separada para os dados dos jogos, enquanto o driver de vídeo da fabricante sempre é atualizado para a última versão.

Dispositivos suportados para rodar a Steam no Chrome OS

Infelizmente neste primeiro momento, haverá alguns requisitos mínimos de hardware se você quiser executar jogos da Steam no Chrome OS. Agora, os dispositivos devem ser Chromebooks baseados em Intel de 11ª geração ou mais recentes com um processador Core i5, ou Core i7 e gráficos Iris Xe e 8 GB de memória RAM. 

O armazenamento é independente, porém, quanto mais jogos você tiver, mais espaço precisará.

Por enquanto, a Steam será oficialmente suportado nos dispositivos listados abaixo:

  • Acer Chromebook 514 (CB514-1W);
  • Acer Chromebook 515 (CB515-1W);
  • Acer Chromebook Spin 713 (CP713-3W);
  • ASUS Chromebook Flip CX5 (CX5500);
  • ASUS Chromebook CX9 (CX9400);
  • Chromebook HP Pro c640 G2;
  • Lenovo 5i-14 Chromebook.

Os dispositivos Core i3 de 11ª geração e aqueles com 4 GB de RAM não serão suportados no momento, o que para nós aqui do Brasil não é uma coisa boa, tendo em vista que os modelos comercializados aqui, em geral, tem hardware mais modesto.

Os monitores estendidos também podem ser um obstáculo se você tiver algo como um monitor 4K ou QuadHD, pois o dimensionamento pode não funcionar corretamente.

Você será melhor servido com um monitor 1080P ou apenas usando a tela do Chromebook.

O futuro da Steam no Chrome OS

Vemos o Google querendo se aprofundar em sua integração com a Steam, sua virtualização e até em como desenvolver jogos para o Chrome OS.

Estamos também na expectativa de novos dispositivos, novos recursos, melhor integração e desempenho aprimorado.

Você gostaria de poder jogar no seu Chromebook? Compartilhe conosco.

Obrigado pela leitura. Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
62 postagens

Sobre o autor
Sou Lucas. Tenho tecnologia correndo nas veias (literalmente); meu pai já trabalhava com tecnologia quando nasci! Minha jornada profissional nessa área se iniciou em 2001 efetivamente. Amo Linux no Desktop, Deus, minha família e conversar, se quiser, só chegar!
Artigos
Postagens relacionadas
Tecnologia

Descomplicando termos técnicos para hospedagem de sites

TecnologiaVídeo

EcoFlow DELTA 2, uma poderosa estação de energia portátil

Tecnologia

Domine o CSS Grid Layout com o Penpot