10 ferramentas de código livre como alternativas ao Figma
Tecnologia

10 ferramentas de código livre como alternativas ao Figma

O Figma é uma ferramenta web e um aplicativo de design e prototipagem para trabalho em equipe em tempo real, muito usado para projetar a interface do usuário de outros aplicativos e sites. Recentemente comprado pela Adobe por 20 bilhões de dólares, muitos usuários começam a buscar alternativas ao Figma.

Outro motivo para buscar alternativas ao Figma é que, justamente por conter tantos recursos, ele pode ser “pesado” em alguns equipamentos e algumas soluções de código livre e gratuitas resolvem esses inconvenientes.

10 alternativas ao Figma

Há várias alternativas ao Figma e separei para você dez de código livre e que oferecem uma versão gratuita. Passemos rapidamente por cada uma delas.

Quant-UX — Prototipar, testar e aprender

O Quant-UX é uma ferramenta integrada para prototipagem e análise que permite projetar, testar e analisar rapidamente os protótipos de um projeto de aplicativo com base em dados; suporta animações, CSS3, validação de formulários e fluxos lógicos, permitindo importar elementos do Sketch e do Photoshop.

Alternativas ao Figma — Quant-UX
Alternativas ao Figma — Quant-UX

Permite o compartilhamento de um link ou código QR para os usuários que vão testar remotamente a interface, por exemplo, inserindo dados, navegando pelas telas ou interagindo com os elementos, tudo diretamente na tela do seu celular.

Coleta e analisa todos os dados de interação dos usuários, produzindo gráficos e mapas de calor; também permite gravar a tela sem o uso de plugins e está disponível para Linux, Windows e Mac.

Plasmic — CMS headless para React

O Plasmic é outra ferramenta de código livre que permite criar conteúdos visuais, possui uma versão gratuita e pode ser usado em qualquer plataforma porque está baseado na web. Integra-se perfeitamente com bases de dados de elementos gráficos, converte e importa elementos projetados no Figma.

Alternativas ao Figma — Plasmic
Alternativas ao Figma — Plasmic

Suas ferramentas para testes A/B e análise de segmentação são apresentadas pela equipe de desenvolvedores como os diferenciais para ter sucesso no processo de design.

Wireflow — Wireframe e Fluxo do Usuário

O Wireflow é uma ferramenta de código livre para o navegador, gratuita e compatível com todos os sistemas operacionais, com interface simples, minimalista, fácil de usar, não exigindo um conhecimento prévio dos comandos do Photoshop ou do Illustrator.

Alternativas ao Figma — Wireflow
Alternativas ao Figma — Wireflow

Permite trabalhar em equipe, simultaneamente e em tempo real, na criação de fluxogramas. Um sistema de permissões inteligente e um chat ao vivo permitem a comunicação e o compartilhamento com colegas sem precisar utilizar outro aplicativo.

Oferece mais de cem de elementos gráficos divididos em categorias, cobrindo a maioria dos casos de interação dos usuários com os sites: artigos, blogs, funcionalidades, galerias, cabeçalhos, multimídia, login/sign-in, social e outros.

Pencil Project — Ambiente gráfico de prototipagem

O Pencil é um aplicativo autônomo multiplataforma (Linux, Windows, Mac, Android e iOS) que permite criar diagramas, protótipos, maquetes e simulações de interfaces com o usuário. Não oferece funções colaborativas ou de trabalho em equipe, mas é gratuito e de código livre. Infelizmente, a extensão para o navegador Firefox deixou de ser mantida pelos desenvolvedores.

Permite criar documentos com várias páginas e papéis de parede, exporta o projeto nos formatos para web (.html), imagens (.svg ou .png), documentos do OpenOffice/LibreOffice (.odt) e arquivos .pdf. A funcionalidade multi-página permite definir o fluxo de interação do usuário com sites e aplicativos.

Traz de fábrica várias coleções de formas para construção de fluxogramas, interfaces de usuário para aplicativos ou páginas web; conecta-se com o repositório openclipart.org e basta arrastar um objeto vetorial (.svg) para poder redimensioná-lo conforme as suas necessidades, você pode baixar muitas coleções de objetos e cliparts gratuitamente na internet.

Alternativas ao Figma — Pencil Project
Alternativas ao Figma — Pencil Project

Penpot — Liberdade de design para equipes

O Penpot é uma plataforma de criação de protótipos multiempresa disponível para todos os sistemas operacionais populares, pois se baseia na web e nos padrões de imagens vetoriais de código livre (svg).

Para usar o Penpot basta registrar uma conta no site oficial e, caso você já esteja acostumado com o Figma, achará muito fácil se adaptar ao seu fluxo de trabalho. É possível acrescentar plugins para obter mais funcionalidades, trabalhar de forma simultânea e em tempo real com pessoas de empresas diferentes, numa área de trabalho centralizada para receber ideias e comentários.

Alternativas ao Figma — Penpot
Alternativas ao Figma — Penpot

Crie belas interfaces de usuário em colaboração com todos os membros da equipe, mantendo a consistência em escala com componentes, bibliotecas e sistemas de design; além de receber e poder fazer comentários no próprio contexto de desenvolvimento do protótipo.

Segundo os desenvolvedores, o Penpot é uma ferramenta “desenvolvida por designers para designers” e recentemente revisamos o Penpot aqui no Diolinux.

Sketch Measure — Especificações do projeto para times e devs

O Sketch Measure tem uma interface amigável e intuitiva, permite exportar as especificações do projeto, gerando automaticamente um arquivo .html com todos os detalhes do design, incluindo os estilos CSS. Está disponível para Macs.

Alternativas ao figma — Sketch Measure. Fonte: UTOM
Alternativas ao figma — Sketch Measure

ReacType — Prototipagem para aplicativos React/Typescript

Se você quer uma ferramenta de prototipagem de código livre para componentes React e TypeScript, o ReacType foi feito para você e está disponível para Linux, Windows e Mac. Essa ferramenta de prototipagem permite visualizar dinamicamente (em tempo real) a arquitetura dos aplicativos que estão sendo desenvolvidos.

 Alternativas ao Figma — ReacType
Alternativas ao Figma — ReacType

Inkscape — Desenhe livremente

Oferece suporte multiusuário e está integrado com outros projetos como o Gatsby e o Next.JS, além do fato de que o seu editor integrado de estilos CSS permite demonstração ao vivo do design.

Uma das alternativas de código livre mais conhecida ao Figma e ao Adobe Illustrator é o Inkscape, que permite a criação de imagens vetoriais e oferece uma ampla compatibilidade com diversos formatos de arquivo.

Alternativas ao Figma — Inkscape
Alternativas ao Figma — Inkscape

Patrocinado pela RedHat, ele é gratuito e está disponível para Linux, Windows e MacOS, além de ser recomendado para principiantes no design digital e na criação de imagens vetoriais por ser relativamente fácil de usar e com muitos tutoriais online; permitindo também importar imagens .svg do Open Clipart, da Wikimedia Commons e de muitos outros repositórios.

Akira — UI e UX Design para Linux

O Akira é um aplicativo nativo para o Linux, construído em Vala e GTK, cujo objetivo é oferecer uma abordagem moderna e rápida para design de interface do usuário (UI) e análise da experiência do usuário (UX).

Alternativas ao Figma — Akira
Alternativas ao Figma — Akira

Como os demais, o Akira é um aplicativo de código livre e uma solução profissional para designers gráficos no Linux.

Dotgrid — Desenho vetorial baseado em grade

O Dotgrid é um aplicativo simples de desenho vetorial que dá suporte a camadas e a elementos SVG para criação de logotipos e ícones, oferecendo efeitos adicionais como espelhamento e desenho radial, além de exportação dos protótipos para arquivos nos formatos PNG e SVG.

 Alternativas ao Figma — Dotgrid
Alternativas ao Figma — Dotgrid

Por fim, como um extra, mencionamos o projeto Mydraft que deseja criar uma ferramenta de modelagem de código-aberto e gratuita que, no momento, oferece apenas uma interface web para os designers.  

Alternativas ao Figma — Mydraft.jpg
Alternativas ao Figma — Mydraft.jpg

Você é usuário do Figma? Planeja migrar para uma ferramenta gratuita e de código livre agora que ele foi comprado pela Adobe?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
64 postagens

Sobre o autor
Para mim, as melhores coisas da vida são gratuitas e não tem preço. Sou apaixonado por compartilhar conhecimento e experiências sobre tecnologia e software livre.
Artigos
    Postagens relacionadas
    VídeoTecnologia

    Testamos o Fifine AM8, um microfone com bom custo-benefício

    TecnologiaVídeo

    Por que todo mundo está migrando para Linux?

    TecnologiaVídeo

    Tem um homelab? Conheça os servidores e softwares que utilizamos!