Para quem tem vontade de trabalhar com design e prototipação, o Figma é uma ferramenta muito poderosa, utilizada por uma grande parcela do mercado. O melhor de tudo, é que para uso básico é gratuito, e está disponível em sua versão completa diretamente pelo navegador.      

Por rodar todo através do navegador, é possível trabalhar com pessoas em diferentes sistemas operacionais, além da possibilidade de acessar um link diretamente no dispositivo móvel e testar a interface como se fosse um aplicativo nativo.  

O Figma conta com uma lista bem extensa de plugins que adiciona ferramentas muito poderosas na hora de criar o seu design. Um dos exemplos é o Able, que ajuda a deixar o seu design com uma melhor acessibilidade, exibindo o nível de contraste entre as cores selecionadas, e tendo a possibilidade de testar o seu aplicativo para determinados tipos de daltonismo, garantindo que qualquer pessoa possa consumir o seu produto sem nenhuma dificuldade.  

Ele também conta com os principais recursos que os softwares de design possuem, como habilidade de trabalhar com camadas, e algumas ferramentas poderosas como a possibilidade de criar estilos. Por exemplo, caso você crie um estilo com a cor verde, e aplicar este estilo em diversas camadas, é possível alterar a cor apenas do estilo, e será replicado automaticamente em todas as camadas que contam com esta mesma cor.  

Na parte de prototipação, é possível selecionar entre alguns dispositivos e criar interações entre as páginas, deixando o teste ainda mais parecido com um aplicativo nativo, o que facilita a visualização do produto final e agrega um grande valor na hora de apresentar o projeto.  

O Gabriel Silvestri possui um tutorial bem completo, com 50 minutos, apresentando diversas ferramentas da plataforma, e você pode assistir logo abaixo:  

Você já utilizou o Figma? O que acha do serviço?  

Se você tiver alguma dúvida sobre tecnologia, ou quiser compartilhar conhecimento com a comunidade, o Diolinux Plus é o espaço ideal para isso. Vem fazer parte da nossa comunidade!  

Até a próxima!


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Spot o app do Spotify para Linux
Continue lendo

Spot o app do Spotify para Linux

O Spot é um cliente Spotify desenvolvido pela comunidade Linux que oferece aos usuários uma interface simples para ouvir suas músicas favoritas.
Como instalar o AnyDesk no Linux
Continue lendo

Como instalar o AnyDesk no Linux

O AnyDesk é um poderoso software de assistência remota, muito utilizado em empresas. Aprenda como instalar o AnyDesk no Linux.