A equipe de desenvolvimento do Gnome lança ocasionalmente postagens em seu blog anunciando novidades para a interface gráfica, como já cobrimos por aqui. Desta vez não foi diferente, foram anunciadas algumas ferramentas que estarão presentes no Gnome 3.36 e iremos te contar neste post.
Layout unificado dos diálogos
Uma das novidades anunciadas é a unificação do layout das telas de diálogo, aumentando a coesão do design. Agora tanto a tela de comando, de desligar e de autenticação tem o mesmo design, mudando apenas a informação apresentada.
Melhoria nos controles por gestos
Para os usuários de notebook que dependem do trackpad há uma novidade: os gestos para trocar de área de trabalho e mudar a página de aplicativos foram melhorados. Você pode verificar o resultado no vídeo abaixo:
Visualizar senha
Agora as entradas de senha da interface possuem um botão onde é possível visualizar a senha digitada, ideal para checar se existe algum erro de digitação na mesma.
Pastas como diálogos
Anteriormente, as pastas de aplicativos eram exibidas como popups. A partir da versão 3.36, elas serão exibidas como caixas de diálogo, melhorando a coesão da interface e permitindo renomear o nome da pasta.
Nova tela de login
O Gnome Shell agora conta com uma nova tela de login. Ela não é completamente diferente da atual, mas possui algumas diferenças. Ao invés de ter uma tela de bloqueio que revela uma segunda tela com as informações de usuário e senha, agora existe apenas uma tela que exibe o horário e dia, e ao clicar as informações de usuário e senha aparecem na mesma tela. Você pode conferir abaixo o vídeo feito pelo desenvolvedor brasileiro Georges.
Blur
Agora o Gnome Shell tem suporte à blur, o que é uma ótima novidade para quem é fã deste efeito. No momento, a única utilização para ele é na tela de login renovada, porém futuros projetos podem trazer este efeito para diferentes áreas e aplicações.
Nvidia Offloading
Para os usuários de notebook com placas híbridas, não temam: agora o Gnome Shell suporta o chamado “Nvidia Offloading”, ou seja, na hora de inicializar um aplicativo, será possível selecionar para inicializá-lo com a placa Nvidia, como abordamos nesta postagem sobre o Gnome Shell 3.35.3.
O que você achou das novidades? Está empolgado para utilizar o Gnome 3.36? Deixe aqui nos comentários!
Se você tiver alguma dúvida sobre tecnologia, ou quiser compartilhar conhecimento com a comunidade, o Diolinux Plus é o espaço ideal para isso. Vem fazer parte da nossa comunidade!
Até a próxima!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.