Manjaro

O que há de novo no Manjaro 21.2.2 Qo’noS?

O Manjaro é uma distribuição Linux bastante conhecida pela comunidade por ser uma alternativa simples ao Arch Linux, oferecendo o que há de melhor no mundo Arch com a facilidade necessária para quem vem do Windows.

Além de toda a popularidade que o sistema já possui entre os usuários de Linux, ele ganhou um pouco mais de visibilidade graças ao Daily Driver Challenge do canal Linus Tech Tips, sendo o sistema operacional principal de Linus por cerca de 1 mês.

Recentemente, a equipe anunciou uma versão de seu sistema operacional, o Manjaro 21.2.2 Qo’noS que traz algumas melhorias interessantes para seus usuários.

Melhorando o processo de instalação

Desde o lançamento da edição “Pahvo” no ano passado, a equipe de desenvolvedores do Manjaro trabalhou duro para apresentar melhorias neste lançamento, apelidado carinhosamente de “Qo’noS”, uma bela referência a Star Trek.

Uma das primeiras melhorias que devemos citar está ligada ao instalador Calamares que inclui uma seleção de sistema de arquivos para particionamento automático, além de oferecer suporte aprimorado para BTRFS.

dTJMImlca6nCp33 QXBeKv1Siry4WavkaLImOaRMzU2STmZ5rlw8T3zzawRiTudO24sxYxzTPjHsNhvvbVr4 kBTdAkx3Gr7A5iRCFXyrLDmMI

Agora nas instalações em BTRFS, o layout de subvolume foi aprimorado para facilitar os rollbacks do sistema e reduzir o espaço desperdiçado nos snapshots. 

O que mudou no Manjaro 21.2.2 Qonos?

Embora estas mudanças que ocorreram no instalador Calamares sejam bastante positivas para alguns usuários, o Manjaro 21.2.2 Qo’noS apresenta bem mais que algumas melhorias na instalação.

Vamos conferir algumas mudanças que a nova versão do Manjaro trouxe para suas edições oficiais.

Um Manjaro cada vez mais GNOME

A edição GNOME do Manjaro 21.2.2 Qo’noS recebeu um belo retrabalho em seu layout para seguir os padrões mais próximos do upstream, que agora está em sua versão 41.3 a mais recente até o momento.

Embora o sistema esteja seguindo o upstream do projeto, eles oferecem o layout legado do Manjaro, com uma experiência mais próxima ao antigo design vertical do GNOME, para os usuários que preferem este padrão visual.

Vale dizer que nesta versão o Firefox apresenta um estilo mais parecido com o GNOME Desktop, trazendo uma aparência mais consistente com a área de trabalho, você pode alterar este comportamento através do “gnome-layout-switcher”.

image 11

KDE Plasma, a cara do Manjaro Linux

A edição KDE Plasma do Manjaro apresenta a série 5.23 da interface Plasma com o pacote KDE Gear 21.12, oferecendo aos usuários tudo o que há de mais atual no ambiente KDE.

Nesta versão, algumas sugestões de Linus começaram a ser solucionadas e agora os elementos ativos em um diálogo foram realçados quando uma janela fica em foco, as caixas de seleção mostram os tiques reais e os botões de seleção ficam mais visíveis.

Nesta nova versão, a bandeja do sistema notifica os usuários quando algum aplicativo estiver gravando sua tela e permite que você cancele esta gravação, além de oferecer cores de destaque para o sistema.

XFCE, o padrão do Manjaro

Já a edição XFCE que é a padrão do Manjaro segundo os desenvolvedores do sistema, oferece a versão 4.16 da interface, que até o momento é a mais recente.

Essa edição conta com diversas atualizações e melhorias para o gerenciador de janelas e a área de composição GLX, além do suporte para o dimensionamento fracionado, que irá agradar usuários de monitores com altas resoluções.

O gerenciador de arquivos Thunar também conta com algumas novidades e além de várias correções de bugs, temos recursos como:

  • Pausa para operações de copiar/colar;
  • Suporte para transferências em fila;
  • Memorizar configurações de visualização por diretório;
  • Suporte para transparências em temas GTK.

Utilizando o Manjaro 21.2.2 Qo’noS

Se você ficou curioso com essa versão do sistema e deseja testá-la em uma máquina virtual ou quem sabe utilizar o Manjaro 21.2.2 Qonos como seu sistema operacional, basta realizar o download de sua versão preferida através do site oficial do projeto.

Caso você já utilize o Manjaro em sua máquina, basta mantê-lo atualizado para receber a nova versão do sistema operacional.

Você utiliza o Manjaro? O que achou da versão Qo’noS? Deixe sua opinião nos comentários e vida longa e próspera! 🖖

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    NotíciasManjaro

    Orange Pi Neo, um console com Manjaro Gaming Edition

    Manjaro

    Confira a trajetória de 10 anos do Manjaro!

    Arch LinuxDebianFedoraManjaroOpenSUSEPop!_OSSistemas operacionaisTutoriaisUbuntu

    Pop Shell: Como instalar em outras distros?