KDE

KDE Gear 21.12 é lançado com melhorias no Dolphin, Kdenlive e muito mais

Bastante conhecido pela interface Plasma, o KDE é um dos maiores projetos open source existentes na comunidade, produzindo além de sua interface gráfica, uma série de aplicativos que compõem o workflow de vários usuários.

Recentemente, a equipe do projeto lançou o pacote de software KDE Gear 21.12 que trouxe diversos recursos para os aplicativos desenvolvidos pelo projeto.

Um Dolphin melhorado

Um dos primeiros aplicativos que recebeu melhorias com o lançamento do KDE Gear foi o gerenciador de arquivos Dolphin, que tornou ainda mais fácil a tarefa de localizar e identificar arquivos e pastas.

Agora, ele também permite aos usuários visualizar arquivos no formato “.cbz” muito usado em histórias em quadrinhos, além de melhorar o zoom dos ícones mostrados.

O Dolphin é o primeiro de muitos aplicativos do projeto KDE que adotou um novo mecanismo para salvar dados de estado volátil (como posição e tamanho da janela) em um arquivo de configuração separado.

Gerenciando arquivos compactados

O Ark é a solução padrão do sistema para trabalhar com arquivos compactados e é claro que a equipe do KDE não iria deixar de trazer algumas melhorias para ele.

Agora o Ark pode abrir arquivos .zip que possuem arquivos PHP malformados, permite a criação de arquivos utilizando a sua própria interface de usuário e também pode lidar melhor com arquivos que utilizam caminhos absolutos.

Um novo recurso para o Kdenlive

Outra aplicação que recebeu melhorias com a atualização do KDE Gear foi o poderoso editor de vídeos Kdenlive, que segundo a equipe, é “o melhor editor de vídeo que você não pode comprar (porque é grátis)”.

image 19

O editor ganhou vários recursos novos, maior destaque um novo efeito de áudio “Supressor de Ruído para Voz”, que irá te ajudar a remover o ruído de fundo dos seus vídeos.

Além disso, também foram adicionadas algumas ferramentas aprimoradas de rastreamento de movimento que certamente irão elevar o projeto a outro patamar.

Trabalhando com o Konsole

Uma das ferramentas mais poderosas que temos no mundo Linux é o terminal, por ser uma ferramenta tão importante para o sistema, a equipe do KDE trouxe algumas melhorias no Konsole, o emulador de terminal desenvolvido pelo projeto que está agora mais poderoso que nunca.

Além de todo poder de customização que é uma tradição dos aplicativos KDE, a nova versão do Konsole ganhou a funcionalidade de acessar máquinas remotas através da tecnologia SSH.

image 18

Ainda mais melhorias

Além de todas as melhorias citadas nos aplicativos acima, o KDE Gear traz novos recursos para a maioria dos aplicativos desenvolvidos pelo projeto.

Caso você queira ficar a par de todas as mudanças que esta atualização trouxe, basta ler as notas de lançamento no site oficial do projeto.

Você utiliza a interface KDE? O que achou da atualização 21.12 do KDE Gear? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    VídeoKDE

    Qual será o diferencial do KDE Plasma 6?

    VídeoKDE

    Conheça o período que tornou o KDE Plasma popular

    VídeoKDE

    Da origem do KDE à inundação de widgets com o SuperKaramba