O BigLinux é uma distribuição brasileira que vem ganhando espaço pelas ferramentas que facilitam a entrada e o uso do Linux, tornando acessíveis e simples alguns recursos técnicos complexos. Os desenvolvedores explicaram diversos detalhes sobre o projeto neste episódio do DioCast.
O novo site do BigLinux
O novo site do BigLinux reforça o objetivo do projeto de promover a inclusão digital através do software livre e gratuito, reduzindo os textos e dando preferência às imagens e a um vídeo com imagens dos desenvolvedores.

Os diferenciais da distribuição BigLinux foram divididos em seções na nova versão do site, destacando o que tem de melhor para facilitar a sua vida:
Funções BigLinux
- Filtro de ruídos para o microfone traz mais qualidade para as suas conversas e reuniões online, removendo latidos de cachorro, espirros e carros passando;
- Controle remoto do computador através do seu smartphone com o aplicativo Rustdesk;
- Integração automática para aplicativos .appimage;
- Conversor automático de instaladores em formato .deb e .rpm;
- Compactação automática de arquivos no disco para poupar espaço;
- Execução de aplicativos Android diretamente no seu BigLinux através do Waydroid;
- Sistema gratuito e sempre atualizado, sem que você precise reinstalar.
Melhorias para os brasileiros
- Correção ortográfica automática em português para processadores de texto;
- Java instalado e pronto para rodar programas como a Declaração de Imposto de Renda;
- Suporte em português através de tutoriais, vídeos, fórum de usuários e grupo no Telegram;
- Possibilidade de fazer uma pequena doação via PIX para ajudar no financiamento do projeto.
Facilidades para todos
- Seis configurações de desktop para que você se adapte ao sistema de forma simples e agradável;
- Suporte nativo a milhares de programas nos repositórios AUR, Flatpak e Snap;
- Conjunto de aplicativos web nativos que evita a instalação de programas, reduz o uso de espaço em disco e permite transformar sites em aplicativos da sua área de trabalho;
- Criação automática de pontos de restauração para voltar o seu computador no tempo;
- Fácil instalação de jogos;
- “Modo Live” que permite usar o BigLinux sem instalar, basta baixar e gravar o sistema num pendrive;
- Extração de texto de imagens ou de arquivos PDF;
- Conversão fácil de vídeos, áudios, imagens, documentos e arquivos PDF.
Três ISOs diferentes para você instalar
Seguindo com o desejo de trazer as inovações tecnológicas de forma simples para você, o BigLinux disponibiliza três diferentes arquivos de instalação, cada um com uma versão do kernel Linux que melhor se adapte ao seu computador.
Como o kernel traz embutidos os drivers de comunicação com a parte física do seu equipamento, os desenvolvedores recomendam testar o BigLinux no próprio pendrive (ou CD) no Modo Live; verificando se todos os dispositivos estão funcionando corretamente como, por exemplo, teclado, mouse, internet via cabo e Wi-Fi, touchpad no caso dos notebooks, etc.
Se você não tem inconveniente em baixar arquivos grandes, teste primeiro o kernel 6.0 que vem com os drivers e otimizações mais recentes para conseguir o melhor desempenho das placas de vídeo AMD e Intel, ainda que possa, ocasionalmente, apresentar instabilidades nas atualizações.
Caso possua um computador mais antigo, fabricado antes de 2011, os desenvolvedores sugerem o uso do kernel 5.10 LTS, cujo suporte vai até dezembro de 2026. A maioria dos usuários vai se sentir confortável usando o kernel 5.15 LTS.

As três versões de arquivos ISO disponíveis para você baixar são:
- Kernel 5.10 LTS (suporte até 12/2026) com drivers Mesa-Amber 21.3.9-2, tamanho 3,8 GB
- Kernel 5.15 LTS (suporte até 10/2023) com drivers Mesa 22.1.7-1, tamanho 3,8 GB
- Kernel 6.0 (versão atual) com drivers Mesa-TKG, tamanho: 3,9 GB
Acompanhe o nosso tutorial de instalação do BigLinux.
Popularidade do BigLinux
Ainda que não existam dados “oficiais” da adoção das diferentes distribuições Linux e a equipe do BigLinux não colete dados pessoais da instalação do sistema, pode-se afirmar que a sua adoção vem crescendo, entre outros fatores:
- A mudança da sua base para o Manjaro que transformou a distribuição em rolling release, atraindo os usuários que desejam aplicativos e ferramentas mais atualizadas;
- A estabilidade do código do Manjaro comparada às outras distribuições baseadas no Arch Linux deve ser atraente aos usuários que desejam um sistema de produção sem tantas oscilações;
- As ferramentas exclusivas do BigLinux e o melhor desempenho em discos rígidos (HDD) são muito atraentes para usuários com computadores um pouco mais antigos;
- O suporte a 28 idiomas além do português, disponibilizando a distribuição para pessoas de todo o mundo.
Outra forma de analisar a popularidade de uma distribuição, mesmo que com limitações, é o ranking da Distrowatch, onde o BigLinux se destaca em dois pontos:
Avaliação dos usuários da Distrowatch
O BigLinux está entre as 10 distribuições ainda não populares (menos de dez avaliações) com as melhores avaliações dos usuários. Em oitavo lugar, ele atinge a nota 9,58 entre os usuários da Distrowatch:

Tendência de adoção pelos usuários da Distrowatch
A avaliação dos usuários ao longo do tempo mostra a tendência de adoção do BigLinux entre os usuários da Distrowatch, subindo da 159ª posição nos últimos 12 meses, para a 145ª nos últimos 6 meses e, no último mês, para 113ª posição. Ainda que possa parecer uma posição de pouco destaque, a tendência de crescimento na adoção é constante.:

Na seção “Novidades” do site do BigLinux você encontra as notícias mais recentes sobre essa distribuição brasileira que alia estabilidade e desempenho com uma base rolling release.
Você gostou do novo site do BigLinux? Conte para gente a sua experiência com as funções exclusivas do BigLinux nos comentários abaixo.