Games

Depois de adicionar suporte a Amazon Games, Lutris foca em melhorar suporte a outras plataformas

Neste artigo, mostrarei as novidades da versão 0.5.11 do Lutris que trouxe suporte a Amazon Games e muitas outras adições interessantes que já começam a aparecer na versão 0.5.12-beta1, portanto siga lendo para entender tudo sobre o assunto!

O que é Lutris

Pode ser chato precisar abrir diferentes programas como Steam, Epic Games, Ubisoft Connect, Origin, GOG e até mesmo emuladores para visualizar toda a sua biblioteca de games. 

Para amenizar essa confusão, o americano Mathieu Comandon desenvolveu em 2009 a primeira versão do “Launcher dos Launchers” chamado Lutris.

Este programa pode reunir toda a sua biblioteca de jogos em uma mesma interface, agilizando seu processo de escolha do que jogar e ajudando a ter uma noção do que você possui.

A ideia inovadora por trás do Lutris o guiou para o sucesso, ele vem adicionando cada vez mais funcionalidades a cada lançamento, integrando mais plataformas e aumentado o suporte. 

Gabe Newell, o chefão da Valve chegou até a presentear o Mathieu com um Steam Deck para ajudá-lo no desenvolvimento da versão que acrescenta suporte à plataforma.

Lutris traz suporte a Amazon Games e muito mais!

Na versão 0.5.11 lançada em 25 de agosto de 2022 o Lutris adicionou suporte a Amazon Games, uma plataforma de jogos integrada ao Amazon Prime.

Se você assina a Amazon Prime, tem acesso ao Amazon Games, que te permite resgatar cerca de 6 jogos selecionados todo mês, DLCs, acesso a temporadas, entre outros conteúdos, alguns exclusivos. Além disso, recebe uma inscrição grátis em um canal da Twitch.

Agora, além dos jogos grátis da Epic Games, você pode resgatar também os games da Amazon, tudo dentro do Lutris.

Ainda mais, temos outras novidades na versão 0.5.11:

  • Correção de alguns comandos de instalação que retornavam o código 256;
  • Atalho de exibir/esconder jogos instalados mudou para Ctrl + i;
  • Atalho de exibir/esconder jogos escondidos mudou para Ctrl + h;
  • A instalação dos launchers agora acontece necessariamente antes da etapa de Login;
  • Foram adicionados SheepShaver, BasiliskII e Mini vMac;
  • Não realiza mais atualizações quando um jogo é aberto via atalho;
  • Suporte a variáveis em URLs de script;
  • Correção de um bug que fecha o Lutris quando ele não reconhece a resolução de tela;
  • Correção do bug que fecha o Lutris quando o Mangohud é utilizado com o Gamescope;
  • Suporte a Gamescope para hardware Nvidia com driver R515 ou mais recente;
  • Correção de atalhos da Steam;
  • Foi adicionado suporte ao Gnome console e o terminal Deepin para emuladores que rodam por terminal;
  • Traduções atualizadas.

A versão 0.5.12 do Lutris já se encontra em pré lançamento na versão beta, trazendo algumas novidades, como o suporte à função Rich Presence do mensageiro Discord, que altera o status de quem está jogando, mostrando informações sobre o jogo.

Além disso, esta beta é capaz de extrair os ícones de arquivos executáveis do Windows, traz o menu de preferências reestilizado, corrige erros de autenticação nas plataformas Origin, EGS e também na Ubisoft Connect, quando ela está com a autenticação de dois fatores ativada.

Muitos assinantes Amazon Prime nem sabem que têm acesso à plataforma de jogos, portanto, agora que o Lutris adicionou suporte à Amazon Games, ficou mais fácil lembrar de resgatar os jogos da plataforma. 

A variedade crescente de lojas para comprar games faz bem para o bolso dos consumidores e desenvolvedores, mas, pode acabar gerando um pouco de confusão.

É excelente que exista o Lutris para unificar todos os launchers, sem comprometer a diversidade de opções.

O programa está ficando cada vez mais sólido e seu catálogo se mantém crescente. A integração de emuladores ao lado das lojas valoriza um grande diferencial que o PC têm em relação aos consoles, o suporte ao retrogaming.

Você usa ou já usou o Lutris? Conte para a gente nos comentários sobre sua experiência com ele e o que achou dessa atualização!

Aproveite e se inscreva nos canais Diolinux e Diolinux Clips para acompanhar as novidades do mundo do software livre, inclusive, comparações de desempenho em diversas distribuições!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!