Linux Mint

Novidades do Linux Mint de Maio

Mais um mês se passou e com ele diversos projetos foram criados, atualizados e até mesmo encerrados. Porém, como já dizia o velho ditado, o show tem que continuar e a equipe do Linux Mint sabe muito bem disso.

Recentemente, o relatório mensal do Linux Mint veio a público trazendo diversas novidades para os usuários do sistema que verão algumas mudanças relacionadas a diversas aplicações contidas no projeto.

Uma substituição de aplicativos no sistema

Começamos este artigo falando sobre uma substituição que aconteceu no utilitário de bluetooth do Linux Mint, o Blueberry, mas para explicar isso, acredito que preciso voltar um pouco no tempo.

Há muito tempo, o Linux Mint utilizava o utilitário GNOME Bluetooth que funcionava muito bem em diversos desktops, porém, quando ele perdeu seu frontend para se tornar parte da central de configurações do GNOME, a equipe do Linux Mint precisou de uma nova solução.

Blueberry, uma solução simples e intuitiva

Essa solução foi o desenvolvimento de um novo Xapp chamado Blueberry que funcionava como um frontend para o GNOME Bluetooth, oferecendo um visual simples, agradável e principalmente intuitivo para os usuários.

image 17

Ele foi a solução perfeita para diversos usuários que apenas queriam o básico para o gerenciamento de dispositivos bluetooth, porém, após 7 anos, a equipe irá descontinuar o projeto.

O motivo é que a partir do GNOME 42, o GNOME Bluetooth não é mais compatível com o Blueberry, fazendo com que o Xapp precisasse passar por mudanças significativas para trabalhar com ele.

Blueman, o novo gerenciador de bluetooth do Linux Mint

Para solucionar este problema, a equipe do Linux Mint substituirá o Blueberry pelo Blueman em todas as edições do Linux Mint, visto que ele não depende do GNOME Bluetooth para funcionar, já que é um frontend para o “Bluez”.

image 16

Ele possui uma interface de usuário um pouco mais complexa, mas oferece mais recursos que o Blueberry. A equipe do Linux Mint divulgou que conversou com a equipe do Blueman sobre mudanças e possíveis melhorias, segundo eles, os desenvolvedores foram bem abertos aos feedbacks.

A mudança dos aplicativos ocorrerá na versão 21 do Linux Mint.

Timeshift, o mais novo Xapp do Linux Mint

Embora o Blueberry infelizmente esteja sendo descontinuado pela equipe do Linux Mint, os desenvolvedores não querem que os aplicativos que compõem seu sistema morram. Neste mês de abril, eles realizaram a adoção de um app bastante conhecido na comunidade, o Timeshift.

Para a equipe do Linux Mint, um sistema perfeito é aquele onde bugs e falhas de segurança são corrigidos rapidamente, que possua segurança e estabilidade para os usuários, além de um mecanismo sólido para voltar o sistema a um ponto de origem quando houverem regressões.

Graças ao Timeshift, a visão de um sistema perfeito para o Linux Mint veio a tona, mas ele quase teve seu futuro incerto, pois infelizmente, Tony George (ou Teejee), o desenvolvedor do aplicativo precisou parar o desenvolvimento do Timeshift para se concentrar em seus outros projetos.

image 15

A equipe do Linux Mint entrou em contato com o desenvolvedor para saber como eles poderiam ajudar no desenvolvimento e a decisão tomada por eles foi que a equipe do sistema operacional deveria assumir a manutenção do software.

Com isso, podemos esperar um Timeshift ainda mais integrado ao sistema operacional e quem sabe não rolem algumas mudanças visuais no futuro?

O que você achou das mudanças futuras do Linux Mint? O que você gostaria que mudasse nas próximas atualizações?

Até o próximo artigo pinguim!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    VídeoLinux Mint

    Configure o Linux Mint para iniciantes!

    Linux MintVídeo

    Atualizamos para o Linux Mint 21.3 e testamos sua nova tecnologia!

    Linux Mint

    Linux Mint 21.1 novidades e guia de atualização