Durante o início de minha jornada no mundo Linux, eu sempre busquei por soluções que me trouxessem uma certa semelhança com o Windows 10, para que todo o meu workflow não fosse alterado de forma drástica.

Após passar por sistemas como o Ubuntu e o Linux Deepin (ainda baseado no Ubuntu aquela época), resolvi testar o Linux Mint Cinnamon e foi amor a primeira vista, a disposição da interface era agradável e ele me permitia alterar o tema verde que vinha por padrão.

Por cerca de 1 ano, o Linux Mint foi o meu sistema operacional principal e embora eu gostasse muito dele, sentia a necessidade de utilizar um kernel mais atual em minha máquina. O que me fez migrar para o Pop!_OS, porém, há algum tempo a equipe do Linux Mint anunciou sua ISO Edge que conta com o kernel mais recente.

Linux Mint Edge, melhorando a experiência com um kernel recente

O Linux Mint 20.3 é um sistema bastante estável e mesmo utilizando um kernel antigo por padrão (atualmente a versão 5.4), diversos computadores recentes performam de maneira satisfatória, utilizando o sistema, como o Darter Pro da System76.

Embora o Kernel 5.4 seja LTS e continue recebendo atualizações constantes da comunidade, diversas máquinas mais recentes não executam o Linux Mint por conta de exigirem o uso de um kernel mais novo.

Pensando nisso, a equipe do Mint começou a lançar ISOs Edge que contam com a mesma estabilidade do sistema, porém, com um kernel mais recente.

Powered by kernel Linux 5.13

A série 5.13 do Kernel Linux trouxe várias melhorias e recursos para os usuários do sistema do pinguim, sendo a primeira versão que ofereceu suporte inicial para os novos dispositivos Apple com chip M1.

Embora esta série do Kernel já tenha atingido o fim sua vida útil há algum tempo, por ser baseado no Ubuntu o Linux Mint oferece as versões HWE do kernel que o sistema da Canonical utiliza em seus lançamentos mais recentes.

Utilizando o Linux Mint 20.3 Edge

Se você possui uma máquina recente e deseja dar uma chance ao Linux Mint sem sofrer com problemas de utilizar uma versão antiga do kernel, o Linux Mint Edge pode ser a solução dos seus problemas.

Você pode realizar o download da versão 20.3 do sistema através do site oficial do projeto.

Você utiliza o Linux Mint? Já conhecia a versão edge? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Novidades do Cutefish OS Beta 0.8
Continue lendo

Novidades do Cutefish OS Beta 0.8

O Cutefish OS é um sistema operacional em fase de desenvolvimento que pretende fornecer aos usuários um design de interface confortável e com ótima experiência, sendo uma melhor escolha em relação aos sistemas proprietários.