O kernel Linux 5.13, lançado em junho de 2021 e sendo um dos maiores lançamentos da série 5.x, com mais de 2000 desenvolvedores trabalhando nele e mais de 16000 commits, chega ao fim da sua vida útil e não será mais compatível com atualizações de segurança.
O kernel que trouxe diversas melhorias
O kernel 5.13 foi o responsável por trazer suporte inicial ao processador M1 da Apple, suporte para o módulo de segurança Landlock, suporte inicial ao FreeSync HDMI para GPUs AMD. Ele também trouxe um suporte inicial para a série de GPUs AMD Radeon “Aldebaran”, suporte aprimorado para o sistema de arquivos exFAT, suporte de driver para GPUs AMD NAVI, uma nova opção de montagem SMB3 levando a um desempenho aprimorado, bem como mais vantagens para o sistema de arquivos EXT4.
Atualização para o Kernel 5.14 é recomendada
Desde a última quarta-feira(22), o kernel Linux 5.13 está marcado como EOL (End-of-Life) no site kernel.org, isso significa que ele não receberá mais atualizações de manutenção, sendo a versão 5.13.19 a última da série.

Sendo assim, se você ainda utiliza o kernel Linux 5.13 em sua distribuição Linux, você deve atualizar para o kernel 5.14 imediatamente para evitar qualquer tipo de problema.
“Note, this is the LAST 5.13.y kernel release. This branch is now end-of-life. Everyone should move to the 5.14.y kernel branch now,”
– Greg Kroah-Hartman in a mailing list announcement.
Em uma tradução livre:
“Nota, este é o ÚLTIMO lançamento do kernel 5.13.y. Este ramo agora está em fim de vida. Todos devem migrar para o branch do kernel 5.14.y agora ”
– Greg Kroah-Hartman em um anúncio da lista de discussão.
Um pouco sobre o kernel Linux 5.14
O Kernel 5.14, traz mais melhorias no sistema de arquivos EXT4, novos recursos para o sistema de arquivos F2FS, um novo subsistema libata para controlar dispositivos IDE, um driver gráfico AMDGPU muito aprimorado para GPUs AMD, além de outros recursos.
O Kernel 5.14 não será um LTS (suporte de longo prazo), mas é o branch mais recente de kernel estável disponível para distribuições Linux sendo recomendado que você o use se optar por não utilizar um kernel LTS.
Distribuições rolling release já atualizaram para o Kernel 5.14
Distros populares de lançamento contínuo como o openSUSE Tumbleweed e o Arch Linux, já estão utilizando a série 5.14 do kernel Linux, a versão 5.14.7 do kernel para ser mais específico.
E você, ainda está utilizando o kernel Linux 5.13? Já atualizou ou ainda vai atualizar para o 5.14? O que achou da notícia?
Abraços, galera. Até a próxima.