O kernel Linux 5.13, lançado em junho de 2021 e sendo um dos maiores lançamentos da série 5.x, com mais de 2000 desenvolvedores trabalhando nele e mais de 16000 commits, chega ao fim da sua vida útil e não será mais compatível com atualizações de segurança.

O kernel que trouxe diversas melhorias

O kernel 5.13 foi o responsável por trazer suporte inicial ao processador M1 da Apple, suporte para o módulo de segurança Landlock, suporte inicial ao FreeSync HDMI para GPUs AMD. Ele também trouxe um suporte inicial para a série de GPUs AMD Radeon “Aldebaran”, suporte aprimorado para o sistema de arquivos exFAT, suporte de driver para GPUs AMD NAVI, uma nova opção de montagem SMB3 levando a um desempenho aprimorado, bem como mais vantagens para o sistema de arquivos EXT4.

Atualização para o Kernel 5.14 é recomendada

Desde a última quarta-feira(22), o kernel Linux 5.13 está marcado como EOL (End-of-Life) no site kernel.org, isso significa que ele não receberá mais atualizações de manutenção, sendo a versão 5.13.19 a última da série.

eol

Sendo assim, se você ainda utiliza o kernel Linux 5.13 em sua distribuição Linux, você deve atualizar para o kernel 5.14 imediatamente para evitar qualquer tipo de problema.

“Note, this is the LAST 5.13.y kernel release. This branch is now end-of-life. Everyone should move to the 5.14.y kernel branch now,” 

Greg Kroah-Hartman in a mailing list announcement.

Em uma tradução livre:

“Nota, este é o ÚLTIMO lançamento do kernel 5.13.y. Este ramo agora está em fim de vida. Todos devem migrar para o branch do kernel 5.14.y agora ”

Greg Kroah-Hartman em um anúncio da lista de discussão.

Um pouco sobre o kernel Linux 5.14

O Kernel 5.14, traz mais melhorias no sistema de arquivos EXT4, novos recursos para o sistema de arquivos F2FS, um novo subsistema libata para controlar dispositivos IDE, um driver gráfico AMDGPU muito aprimorado para GPUs AMD, além de outros recursos.

O Kernel 5.14 não será um LTS (suporte de longo prazo), mas é o branch mais recente de kernel estável disponível para distribuições Linux sendo recomendado que você o use se optar por não utilizar um kernel LTS.

Distribuições rolling release já atualizaram para o Kernel 5.14

Distros populares de lançamento contínuo como o openSUSE Tumbleweed e o Arch Linux, já estão utilizando a série 5.14 do kernel Linux, a versão 5.14.7 do kernel para ser mais específico.

E você, ainda está utilizando o kernel Linux 5.13? Já atualizou ou ainda vai atualizar para o 5.14? O que achou da notícia?

Abraços, galera. Até a próxima.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste