Com tantos projetos open source disponíveis para download na internet, muitas vezes nos perdemos em meio a estas opções e deixamos de conhecer projetos incríveis, como o KaOS Linux, um sistema operacional independente, inspirado no Arch Linux, que utiliza a interface KDE por padrão e traz algumas implementações interessantes.

Conheça o KaOS Linux

O KaOS Linux é uma distribuição construída do zero, com foco em oferecer aos usuários um sistema operacional focado em ter um visual moderno, além de ter com uma de suas ideias base ser totalmente transparente para os usuários em todas as etapas de seu desenvolvimento.

Utilizando o pacman, mesmo gerenciador de pacotes do Arch Linux, o KaOS Linux possui atualizações recorrentes, mantendo seu softwares e sua interface nas últimas versões lançadas, algo interessante para usuários que gostam de ter acesso às tecnologias mais recentes.

Outro benefício do pacman é que quando houverem novas versões do sistema, você não precisa de realizar uma instalação limpa do sistema, como ocorre em algumas distribuições baseadas no Ubuntu.

O novo KaOS Linux 2022.01

Poucos dias após o ano novo, a equipe do KaOS Linux anunciou sua primeira ISO de 2022, que trouxe algumas mudanças significativas no sistema operacional.

Novidades no processo de instalação

O KaOS Linux utiliza o Calamares para deixar o processo de instalação mais simples e intuitivo para seus usuários e a equipe de desenvolvimento anunciou a adição de três novidades para o instalador, sendo elas:

  • Para instalações UEFI, os usuários agora podem selecionar entre o systemd-boot, rEFInd ou nenhum bootloader, em uma interface GUI baseada em QML;
  • Visualização interativa do mapa de teclas na página de configuração do teclado;
  • A página de licença foi portada para QML.
image 14

Suporte inicial ao ZFS

Quando o sistema foi lançado no ano de 2013, a equipe estava considerando se basear no Illumos, um sistema operacional Unix baseado no OpenSolaris que possui como um de seus maiores atrativos o sistema de arquivos ZFS.

Há algum tempo, o Calamares recebeu suporte inicial ao ZFS e a equipe do KaOS o adicionou em seus repositórios, para usuários que querem tirar proveito desta tecnologia.

Vale dizer que ao menos por enquanto, o único kernel que suporta o ZFS é o Kernel linux-next.

Utilizando o KaOS Linux 

Se você deseja experimentar o KaOS Linux em uma máquina virtual ou quem sabe instalá-lo em um computador como a distribuição padrão, basta realizar o download do sistema em seu site oficial.

Você já conhecia o KaOS Linux? O que acha deste sistema? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Novidades do Cutefish OS Beta 0.8
Continue lendo

Novidades do Cutefish OS Beta 0.8

O Cutefish OS é um sistema operacional em fase de desenvolvimento que pretende fornecer aos usuários um design de interface confortável e com ótima experiência, sendo uma melhor escolha em relação aos sistemas proprietários.