Usuários de distribuições Linux no desktop têm acesso a um grande número de sistemas operacionais diferentes. Muitos destes sistemas possuem ciclos de lançamentos em períodos relativamente curtos de tempo. 

Há uma vasta quantidade de distribuições Linux diferentes, cada uma delas podendo conter diversas variações de si mesma com interfaces gráficas diferentes. Além disso, cada uma dessas distros pode conter várias versões sendo suportadas simultâneamente.

É claro que isso traz vários pontos positivos, afinal, quanto mais opções estiverem à disposição dos usuários, maiores são as chances de que as pessoas tenham as suas expectativas atendidas em um desses sistemas.

O outro lado da moeda

Todo esse leque de escolhas pode acabar se tornando um problema para uma  parte desses usuários, visto que a melhor forma de descobrir a melhor opção é testando, e instalar e configurar um sistema operacional do zero pode ser algo extremamente trabalhoso.

Inclusive, este é um assunto que foi abordado com muita profundidade no vídeo “O Paradoxo das Escolhas”, que você pode conferir logo abaixo.

Ciclo de vida do Fedora Workstation

O Fedora lança uma nova versão a cada seis meses, sendo que cada um desses lançamentos possui um período de suporte de até 13 meses. Isso faz com que você tenha que reinstalar o sistema cerca de uma vez por ano para continuar utilizando um sistema seguro e atualizado. Todavia, este período de tempo pode cair pela metade, caso você queira se manter sempre atualizado com a última versão do Fedora Workstation e de todas as aplicações por ele disponibilizadas.

“Ter que” formatar o computador a cada seis meses pode ser um grande problema, especialmente para aquelas pessoas que utilizam o sistema para trabalhar ou possuem um grande número de aplicações instaladas e personalizações aplicadas no mesmo. 

O trabalho e o tempo que é demandado por este tipo de tarefa é bastante grande, e é justamente pensando nisso que estou trazendo vocês este passo a passo mostrando como atualizar o seu Fedora Workstation de uma versão para a outra, sem que seja necessário formatar a sua máquina.

Requisitos para uma atualização segura

Para realizar o procedimento de forma segura, recomendamos que você possua os seguintes requisitos mínimos:

  • Pelo menos 25GB de espaço disponível na partição em que o seu sistema está instalado (partição /);
  • Remover todos os repositórios COPR ativos;
  • Desinstalar todas as extensões do GNOME que não tenham vindo instaladas por padrão no Fedora Workstation;

Normalmente nenhum arquivo pessoal ou aplicação que você tenha instalado são removidos durante o procedimento de atualização. Todavia, todo software está sujeito à falhas e é recomendado que você faça um backup de todos os seus arquivos antes de prosseguir com uma modificação deste porte.

Caso você queira avançar mais de uma versão, por exemplo: sair do Fedora  Workstation 31 para o 33, não será possível fazê-lo de uma só vez. Você precisará realizar o procedimento duas vezes, primeiro do 31 para o 32, e depois do 32 para o 33.

Atualizando a versão do Fedora Workstation

O procedimento de atualização deverá ser feito através do terminal. Tudo o que você precisará fazer é copiar e colar alguns comandos, e logo você estará utilizando a versão mais nova do sistema do chapéu azul.

1. Atualize o sistema

Primeiro será necessário certificar-se de que o sistema encontra-se 100% atualizado. Para isso copie e cole o comando abaixo no seu terminal:

sudo dnf upgrade --refresh

Após a instalação das atualizações estarem finalizadas, reinicie o seu sistema.

2. Instale o assistente de atualização

O comando a seguir irá instalar um script que nos auxiliará na automatização deste processo:

sudo dnf install dnf-plugin-system-upgrade

3. Baixe o novo Fedora 33

Agora utilize o comando abaixo para fazer o download da versão do Fedora Workstation para a qual você deseja atualizar. Lembrando que o número “33” no final do comando deverá ser substituído pelo número da nova versão que você pretende instalar.

sudo dnf system-upgrade download --releasever=33

Antes do download iniciar será exibida a seguinte mensagem:

“Before you continue ensure that your system is fully upgraded by running “dnf –refresh upgrade”. Do you want to continue [y/N]:”

“Antes de continuar certifique-se de que o seu sistema está totalmente atualizado utilizando o comando: dnf –refresh upgrade”. Você deseja continuar? [y/N]:”

Caso ocorra algum erro que impeça o download de ser completado, tente novamente utilizando o comando abaixo:

sudo dnf system-upgrade download --releasever=33 ‐‐allowerasing

Novamente lembre-se de substituir o número “33” no comando pelo número da versão do Fedora Workstation para a qual você deseja atualizar.

4. Instale a nova versão do sistema

O tempo necessário para baixar a nova versão do Fedora Workstation irá variar de acordo com a velocidade da sua conexão. Uma vez que esteja completo, execute o comando abaixo para reiniciar e instalar as atualizações que foram recém baixadas.

sudo dnf system-upgrade reboot

Ao reiniciar o sistema será exibida uma tela preta com uma barra de progresso mostrando o status da instalação.

fedora-workstation-upgrade

Uma vez que esteja completo, o sistema será novamente reiniciado e o seu Fedora Workstation já estará com a nova versão instalada.

Isso é tudo pessoal! 😉


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste