O Endeavour OS é uma distribuição que visa entregar a experiência do Arch Linux para seus usuários sem serem necessárias algumas horas de pesquisa para realizar a instalação e configuração do sistema.
Diferente do projeto Manjaro, o Endeavour é uma distribuição centrada no uso do terminal e não possui gerenciadores de pacotes gráficos como o Pamac ou o Octopi pré-instalados no sistema.
Essa decisão tomada desde o início do projeto continua chamando a atenção de alguns membros da comunidade, que perguntam diversas vezes aos desenvolvedores porquê não adicionar um gerenciador de pacotes para aprimorar a experiência de usuário.
O sábio aprende com os erros dos outros
Para começar este artigo, vamos voltar alguns anos no tempo, quando o projeto Antergos estava vivo e com seu desenvolvimento à todo vapor, oferecendo total sincronia com o Arch Linux para a maioria dos pacotes disponíveis no repositório.
No início do projeto, os desenvolvedores do Antergos forneciam a cada ambiente gráfico um tema exclusivo para oferecer uma aparência elegante, além de adicionar os aplicativos mais solicitados pela comunidade em seus repositórios, sem saber que essa decisão se tornaria um verdadeiro calcanhar de aquiles e levaria o projeto a seu fim.

Um dos pacotes adicionados pela equipe foi o conhecido Pamac que não era desenvolvido ou mantido por nenhum dos desenvolvedores do sistema e em um belo dia, o Pamac quebrou seu upstream, gerando diversos problemas na usabilidade do sistema.
Apenas sudo e nada mais
Na época em que o bug existia, diversos membros da comunidade davam soluções baseadas em terminal para que os usuários do Antergos pudessem instalar alguns pacotes em seu sistema até que o bug fosse consertado.
Por se tratar de um software que estava nos repositórios do sistema a equipe do Antergos sentia uma certa pressão, mesmo que o software não fosse mantido por eles e a equipe do Endeavour OS não quis seguir por esse caminho.
Como os desenvolvedores do Endeavour eram moderadores do fórum do Antergos, quando eles começaram a construir sua própria distribuição, tinham o principal calcanhar de aquiles do Antergos em mente e optaram por não oferecer um gerenciador de pacotes gráfico no sistema.
Endeavour OS, uma distribuição centrada no terminal
Durante o início do projeto, diversos usuários acreditavam que o fato de o sistema não possuir um gerenciador de pacotes gráfico como o Pamac era um bug ou um sinal de que o sistema ainda não estava maduro.
Embora o site citasse que o sistema não fornecia um gerenciador de pacotes gráfico por padrão, parece que a mensagem não era clara o suficiente, então o Endeavour OS ganhou um slogan: A terminal-centric distro (Uma distribuição centrada no terminal).
A equipe do sistema quer oferecer a você uma experiência de utilizar o Arch Linux de uma forma simplificada e de forma que não possuir um gerenciador de pacotes gráfico não afete sua usabilidade.
Caso você queira utilizar o Endeavour OS, mas não sabe como gerenciar seus pacotes através do terminal, temos esse artigo que irá te ensinar a utilizar o “pacman” e aproveitando esse gancho, no Diolinux Play temos um curso de terminal Linux para você aprender a utilizar essa ferramenta em seu dia-a-dia.
Você conhece o Endeavour OS? O que acha do sistema? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!