Debian 12 ficou surpreendente! Qual a melhor distro Linux para 2024?
2023 não foi um ano com grandes surpresas relacionadas aos sistemas operacionais. O macOS Sonoma é praticamente igual ao Ventura, o Windows trabalhou quase exclusivamente em integrar ferramentas de inteligência artificial, enquanto as distros Linux seguiram atualizando pacotes e prometeram aderir, em breve, o Wayland como padrão.
Dentre os destaques no mundo Linux, temos o Ubuntu, que, no primeiro lançamento de 2023, trocou o instalador, no segundo, fez a tão esperada substituição da loja de aplicativos, agora com um visual moderno e muito mais rápida.
Enquanto isso, o Debian surpreendeu negativa e positivamente. Os lançamentos do Debian são bastante espaçados, gerando uma grande expectativa entre eles, afinal é o sistema base de tantos outros. Para o Debian 12, havia a curiosidade sobre como lidariam com drivers proprietários, afinal, prometeram que mudariam a abordagem. Entretanto, os usuários, especialmente com placa de vídeo NVIDIA, continuam precisando fazer configurações extras para extrair todo o potencial do seu hardware.
Por outro lado, o Debian 12 é um sistema muito estável, uma vez configurado, dificilmente apresenta algum problema, uma ótima opção para quem não gosta de mudar de distro com frequência. Qual distro mais vem te surpreendendo? Conte-nos nos comentários!
Este vídeo é um corte do Diocast, assista ao episódio completo, onde fizemos uma retrospectiva, comentando como o Linux deu certo em 2023 e também patinou em vários pontos. Sem dúvida foi um ano repleto de inovações e emoções para quem é fã do sistema do pinguim. Falamos sobre as distribuições Linux que mais nos impressionaram, nossas experiências (boas e ruins) com jogos nos alegraram e as esperanças para 2024.