Sejam bem-vindos a mais um Diolinux News! Essa semana está recheada de novidades: tem novos serviços se tornando open source, mais novidades do Cosmic, novo lançamento do GNOME, mais jogos para Linux e muito mais!
Atualização do caso da Meta
A gente já contou em outra edição do Diolinux News sobre o processo de disputa pela marca Meta no Brasil. Para resumir, existe uma empresa brasileira chamada Meta com mais de 30 anos, ela está processando a Meta do Mark Zuckerberg pelo direito da marca, já que está registrada no INPI desde 2008.
O processo ainda não foi finalizado, mas temos atualizações: em primeiro lugar, a empresa do Zuckerberg tentou burlar esse processo, comprando marcas similares, como Meta4, mas foram negadas pela justiça. Porém, eles também conseguiram uma liminar para continuar utilizando a marca enquanto o processo não finaliza, sem precisar pagar a multa diária de 100 mil reais.
Fim de serviço de privacidade da Mozilla
Notícia tristes para os fãs da Mozilla. Ela acabou de anunciar o fim de mais um produto: o Mozilla Location Service. Esse era um serviço de código aberto que permitia os dispositivos determinarem a sua localização se baseando nos sinais bluetooth, Wi-Fi e em redes móveis.
Até o final de julho deste ano o projeto vai morrer, deixando projetos como o freedesktop.org e GeoClue órfãos. Esse segundo, inclusive, talvez você não conheça pelo nome, mas é um framework de localização utilizado em aplicativos como o GNOME Maps e o aplicativo de clima do GNOME.
Grok do Twitter é open source
Já ouviu falar no Grok, inteligência artificial do Twitter? Ela nunca foi das mais populares, porque é exclusiva para assinantes do X Premium+, que custa R$ 88 mensais aqui no Brasil, enquanto o ChatGPT e Gemini contam com versões grátis para qualquer um usar. Parece que isso talvez mude em breve, já que a empresa do Elon Musk resolveu liberar o código-fonte de maneira open source.
Não vá achando que é tão simples assim para sair baixando e usando, porque só os arquivos pesam mais de 300gb, e exigem um conhecimento técnico mais avançado para utilizar, mas agora poderemos entender melhor como funciona o código por trás desse Grok, e talvez veremos outras pessoas disponibilizando versões grátis dele na internet.
Proton Mail no Linux
O Proton Mail é um serviço de e-mail com foco em privacidade, com criptografia de ponta a ponta, eliminação de rastreadores e outras ferramentas do tipo. Até pouco tempo atrás, o ideal seria utilizar o serviço através do navegador. Era possível utilizar em outros clientes de e-mail, mas para garantir a segurança, era necessário utilizar o aplicativo chamado Bridge em conjunto.
Mas agora não mais: eles lançaram um novo aplicativo do Proton Mail, agora com versão de Linux nativa. Para quem já utilizava a versão web, vai se sentir em casa na versão separada do navegador, perfeito para quem se distrai facilmente. A versão para Linux, ainda em beta, está disponível nos formatos .deb e .rpm.
GNOME 46 chegou!
O GNOME 46 já está pronto, mas pode demorar algum tempo para começar a ser entregue pelas distribuições. Ele deve estar presente no Ubuntu 24.04 LTS e no Fedora 40, previstos para lançarem em abril. Confira as principais novidades deste lançamento!
Novidades do Cosmic
Mais um mês se passou, mais novidades da interface Cosmic estão chegando. Primeiramente, a System76 anunciou que o desenvolvimento está acontecendo muito mais rápido do que o previsto, com isso, o primeiro alfa deve ver a luz do dia no final de maio.
Mas assim como na última atualização, a System76 separou o post em itens finalizados, itens quase finalizados e novas adições.
Em primeiro lugar, as ferramentas que já estão prontas:
- A ferramenta de gráficos híbridos, que é muito importante levando em consideração que vários dos notebooks vendidos por eles mesmo contam com a funcionalidade, já está completa. Com isso, você terá total controle de quais aplicativos estão utilizando qual placa de vídeo, além de economizar bateria;
- Outras ferramentas finalizadas são de minimizar e restaurar janelas, o applet de tiling, as configurações de dispositivos de entrada, e até mesmo os papeis de parede já foram decididos.
Agora, o falta pouco para finalizar o aplicativo de terminal, o editor de texto, o gerenciador de arquivos, e alguns ícones pela interface. Por mais que o Cosmic já esteja próximo do seu primeiro lançamento, ainda temos novas adições no sistema, um novo tema claro com legibilidade melhorada e suporte para deixar as janelas do aplicativo claras também.

Mais de 14 mil jogos para Linux
A Valve ultimamente não cansa de bater records. O Steam Deck, e por consequência o Linux desktop, já rodam mais de 14 mil jogos. Essa informação é do SteamDB, e dos 14 mil jogos para Linux, 4600 funcionam sem precisar fazer configuração alguma. Outro número, agora o Steam alcançou a marca de 100.000 jogos disponíveis.
Jogo em promoção na semana
Falando em Steam, por lá está rolando a promoção de Outono, uma das 4 principais promoções do ano da plataforma. É uma ocasião perfeita para você revisitar sua lista de desejos, ver o que está com bons descontos e já garantir jogos novos para os próximos meses.
Dá para encontrar jogos com até 90% de desconto, e para você ter certeza se o jogo funciona bem ou não no Linux, é pesquisar no ProtonDB para confirmar. Mas corra, pois restam poucas horas.
Receba mais notícias sobre o que acontece no mundo da tecnologia e do open source, inscreva-se na nossa newsletter!