Wine 9.0 marca o ano do Wayland no Wine
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Wine 9.0 marca o ano do Wayland no Wine

Na grande atualização do Wine deste ano, a camada de compatibilidade para rodar programas do Windows no Linux mostra que o foco dos desenvolvedores está na implementação do Wayland no Wine. Conheça as principais novidades do Wine 9.0 e alguns recursos que poderemos ver nas próximas atualizações.

Um novo ciclo de desenvolvimento

Cada vez mais o Wayland ganha espaço como servidor gráfico padrão em distros Linux, mas nem todos os programas têm recebido essa atenção na mesma velocidade. Para isso, existe a camada de compatibilidade XWayland, mas naturalmente, há alguma perda de desempenho na tradução. 

Chegou a hora do Wine abraçar o Wayland, os desenvolvedores começaram a implementar o suporte, ainda experimental, ao servidor gráfico. Quem já atualizou para o Wine 9.0 precisa habilitar manualmente no registro. Por enquanto, no Wayland, o Wine já tem:

  • Suporte básico ao gerenciamento de janelas, conseguindo ficar em tela cheia, maximizado, permitindo redimensionar;
  • Renderização de software;
  • Suporte ao mouse e teclado, permitindo mapeamento de teclas;
  • Compatibilidade ao Vukan, incluindo Direct3D via WineD3D/Vulkan ou DXVK;
  • Suporte básico para telas HiDPI.

A Collabora, empresa responsável por grande parte da equipe de desenvolvimento do Wine, divulgou que em 2024 voltará seus esforços em avançar com a compatibilização total do Wayland ao Wine, visando o suporte ao OpenGL, o posicionamento de novas janelas abertas e melhorar o gerenciamento de janelas incluindo, por exemplo, a minimização. Também querem corrigir bugs e melhorar a experiência de uso como um todo, além de adicionar uma área de transferência e permitir o funcionamento do arrastar e soltar arquivos com o mouse.  

Outras características que querem acrescentar num prazo um pouco maior ao Wine incluem, a detecção automática do DPI de cada tela conectada ao computador, integração com tecnologias de gerenciamento de cores que estão chegando ao Wayland, como o HDR e renderização entre processos.

Mais programas no macOS

Uma das partes que compõem o Wine é atualmente o Wow64, permitindo abrir aplicativos Windows 32-bit em sistemas baseados em Unix sem bibliotecas 32-bit. Entretanto, até agora ele dependia do sistema suportar processos Unix 32-bit, um problema para computadores da Apple.

O Wine 9.0 também traduz aplicações Windows para macOS, mas as edições mais recentes do sistema são totalmente 64-bits, não suprindo todas as dependências do Wow64, ficando impedido de rodar programas Windows 32-bit. 

Para isso, criaram um novo Wow64 como alternativa ao antigo, ainda padrão. Ele resolve essas limitações, mas cria outras pela falta de uma extensão importante, do suporte a código 16-bit e, menor compatibilidade com OpenGL.

Wine 9.0 com melhor compatibilidade entre plataformas

Reunindo contribuições enviadas ao longo do último ano, o Wine 9.0 conta com mais de 7 mil alterações no código-fonte. Confira mais algumas novidades no Wine:

  • O prefixo da versão foi configurado para o Windows 10;
  • Melhor compatibilidade com arquitetura ARM64, presente em computadores como o Raspberry Pi;
  • Melhor compatibilidade com Direct3D;
  • Vulkan atualizado para v1.3.272;
  • Ajustes em funções GdiPlus para melhorar o desempenho gráfico;
  • Decodificação para o formato de mídia WMV;
  • Implementação do LFH para melhorar o desempenho durante a alocação de memória;
  • Tema escuro para aplicações estilo WinRT.

Para utilizar o Wine 9.0, você pode baixar os binários no site oficial, ou no repositório da sua distro, dependendo da disponibilidade, da mesma forma em softwares como o Lutris, Bottles e Heroic Games Launcher.

Confira nossa conversa com o Flávio Lima, criador do Heroic Games Launcher, o popular programa para rodar jogos da Epic Games, Amazon Games, entre outros, no Linux!

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