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Oracle diz que apenas 11% dos dados de usuários coletados na internet são utilizados com eficácia

Recentemente a Oracle realizou um estudo sobre como as empresas utilizam os dados coletados dos usuários através da internet, chegando à conclusão de que apenas 11% das empresas são capazes de utilizar tais dados de forma eficaz.    

Não é novidade para ninguém que um grande número das empresas atuantes internet afora fazem prática da coleta de dados pessoais dos usuários, como por exemplo as páginas que você acessou, pesquisas que fez, produtos que comprou, textos que digitou, entre outras coisas. Grandes companhias, como por exemplo Google, Microsoft e Facebook, fazem uso dessa estratégia, que segundo eles, tem o intuito de oferecer uma experiência personalizada aos usuários.  

Serviços de monetização de blogs e sites, como o Google AdSense, e até mesmo corretores ortográficos (conforme falamos neste artigo), fazem uso constante desse tipo de recurso. Todavia, não são apenas essas poucas corporações gigantes que utilizam serviços de coleta de dados. O número de empresas e organizações que observa o comportamento dos usuários ao utilizar a internet é enorme, segundo o estudo da Oracle, apenas uma pequena porcentagem consegue fazer um uso eficaz de tais dados.  

A Oracle diz que à medida que o número de dados e usuários aumenta, muitas dessas companhias não são capazes de separar e fazer um uso individual dos dados relacionados a cada indivíduo. Ou seja, todas as informações coletadas acabam se tornando apenas uma “pilha” de dados misturados, que não fazem qualquer sentido.  

Segundo o estudo, que entrevistou 337 profissionais responsáveis por manusear dados coletados de usuários em toda a América do Norte e Europa, um dos aspectos mais importantes para se obter sucesso ao utilizar tais dados é criar perfis personalizados para os usuários, assim podendo oferecer uma experiência mais personalizada e otimizada para os mesmos.  

O estudo diz que empresas que implementaram este sistema de perfis para os dados dos usuários estão cerca de 2,5 vezes mais propensas a obter sucesso em proporcionar uma experiência personalizada, e aumentar o lucro obtido com cada um dos seus usuários.  

Uma base de dados sólida é o ingrediente mais fundamental para se obter o sucesso na realidade econômica atual, na qual os clientes esperam obter experiências relevantes, consistentes, e no momento mais oportuno.

Disse Rob Tarkoff, vice presidente executivo e gerente geral da Oracle CX.  

Segundo o que foi dito pelos pesquisadores da Oracle no estudo em questão, experiências personalizadas como as mencionadas neste artigo, são o que os usuários buscam ao utilizar a internet. Todavia, já vi muitas pessoas internet à fora com uma ideia muito contrária a essa.

Segundo essas pessoas, essas experiências personalizadas, que faz com que sempre nos sejam recomendadas coisas relacionadas àquelas que pesquisamos, de certa forma também nos deixam “presos em uma bolha”. O que acaba sendo algo bastante negativo.  

Aliás, temos um vídeo abordando este assunto de “bolhas sociais”, e quais malefícios isso pode nos causar.  

O quê você pensa sobre esse modelo de anúncios que vem sendo utilizado na internet já há vários anos? Para você, essas experiências personalizadas realmente nos ajudam, e os prós compensam pelos contras, ou é exatamente o contrário? Diga-nos a sua opinião nos comentários, e vamos crescer juntos! 😁  

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Isso é tudo pessoal! 😉


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