Parece um sonho conseguir rodar aplicativos feitos para o Android em sistemas operacionais de computador. Infelizmente o Windows Subsystem For Android (WSA) não alcançou sucesso nessa tarefa. Agora, a Microsoft anunciou que abandonará o suporte à ferramenta que propõe compatibilidade com aplicativos Android.
Enquanto o WSL, aplicação que instala uma instância do Ubuntu no Windows, permitindo rodar aplicativos do Linux com mais desempenho do que se utilizasse uma máquina virtual, a proposta do WSA é semelhante, mas para o Android.
O WSL é popular justamente por ser versátil e completo, duas características faltantes no WSA, fazendo dele bem menos conhecido. O grande problema da ferramenta de compatibilidade do Windows com Android é que ela aceita apenas aplicativos vindos da Amazon Appstore, bem menos popular e interessante do que a Play Store do Google.
Com o fim declarado para 5 de março de 2025, quem mantiver o WSA instalado vai continuar tendo acesso à ferramenta e a loja de aplicativo, mas sem novas atualizações. Não sabemos se a Microsoft trabalha em alguma alternativa, ou se restarão apenas os emuladores de Android feitos por terceiros.
Acompanhe as principais notícias da semana sobre o mundo do Linux e da tecnologia, assine nossa newsletter!