Notícias

O Linux precisa estar pré-instalado nos computadores à venda para crescer

Sistemas operacionais baseados em Linux estão começando a ficar em alta no mercado, sendo cada vez mais utilizados em computadores pessoais e empresariais, porém, ainda existe um grande potencial de crescimento para a plataforma.

Recentemente, Nate Graham, um dos desenvolvedores do projeto KDE, publicou um texto em seu blog falando sobre o que ele acredita que o Linux precisa para ter sucesso no mainstream.

O Linus que fez história no Linux

Como você já deve saber, o Linus Sebastian do canal Linus Tech Tips está realizando uma série de vídeos chamada “Daily Driver Challenge” onde Linus e Luke devem migrar para uma distribuição Linux durante o período de 30 dias.

Embora Luke esteja tirando de letra, Linus parece estar tendo problemas para se manter no sistema do pinguim e vem encontrando diversos problemas durante o uso do Manjaro Linux com KDE (até porque ele quebrou o Pop!_OS).

Em seu vídeo mais recente, onde deve cumprir algumas tarefas no sistema, Linus encontrou diversos problemas na interface, os quais a equipe do KDE já está trabalhando e você pode conferir o progresso.

Após assistir aos vídeos, Nate começou a pensar no porque sistemas desktop baseados em Linux não fazem sucesso e o resultado dese pensamentos foi: o Linux precisa ser pré-instalado no hardware de varejo para ter sucesso no mainstream.

E se o Linux fosse distribuído em computadores de varejo?

Embora existam distribuições Linux de alta qualidade no mercado, a comodidade de ter um sistema operacional pré-instalado faz com que sistemas como o Windows e macOS sejam mais utilizados pelo público.

O público padrão compra produtos que eles podem tocar e segurar; se você não conseguir encontrá-lo em uma loja convencional, ele não existe.

Nate Graham

Pense comigo, qual o motivo de você utilizar Android ou iOS em seu smartphone? Provavelmente a resposta será “porque ele foi enviado por padrão com o smartphone” e mesmo que seja possível alterá-lo, a noção de substituir o sistema padrão não existe para o público padrão.

A mudança de sistema operacional exige que os usuários tenham algum conhecimento técnico e isso impede que sistemas baseados em Linux sejam utilizados por ainda mais pessoas.

Se a única maneira de obter o seu sistema operacional é instalá-lo você mesmo, você não tem chance de sucesso no mainstream.

Uma bela forma de se tornar popular

O próximo objetivo para o alavancar o uso de Linux nos desktops segundo Nate é entender que o verdadeiro público alvo do sistema deve ser os fornecedores de hardware e não os usuários finais.

Segundo ele, ter um sistema operacional atraente e funcional o suficiente para ser escolhido pelas fabricantes de computadores ajudará a alavancar o uso de Linux no desktop. Os fornecedores de hardware precisam de apenas 4 coisas:

  • Flexibilidade: O sistema deve ser facilmente adaptável para qualquer tipo de dispositivo da empresa;
  • Aparência: Uma aparência agradável irá aumentar a aceitação do produto, sendo um diferencial da compra (um belo exemplo é o macOS);
  • Estabilidade: O sistema precisa ser o mais estável o possível para que os usuários não se vejam em frente a uma tela de terminal sem saber o que fazer;
  • Suporte: Quando algo dá errado em um sistema “mainstream”, o usuário irá entrar em contato com a fabricante, quanto maior a usabilidade, menores as chamadas por suporte.

Para Nate, um sistema operacional “mainstream” não precisa ser perfeito, apenas cumprir estes quatro requisitos, um belo exemplo é o Microsoft Windows que vem conquistando o mercado desde os anos 90.

Qual a sua opinião sobre a visão de Nate? Deixe-a para a gente nos comentários e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    NotíciasVídeo

    Propaganda no Windows 11, sem LoL no Linux, pinguim cresce e mais!

    Notícias

    Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

    Notícias

    NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD