Sistemas operacionais baseados em Linux estão começando a ficar em alta no mercado, sendo cada vez mais utilizados em computadores pessoais e empresariais, porém, ainda existe um grande potencial de crescimento para a plataforma.
Recentemente, Nate Graham, um dos desenvolvedores do projeto KDE, publicou um texto em seu blog falando sobre o que ele acredita que o Linux precisa para ter sucesso no mainstream.
O Linus que fez história no Linux
Como você já deve saber, o Linus Sebastian do canal Linus Tech Tips está realizando uma série de vídeos chamada “Daily Driver Challenge” onde Linus e Luke devem migrar para uma distribuição Linux durante o período de 30 dias.
Embora Luke esteja tirando de letra, Linus parece estar tendo problemas para se manter no sistema do pinguim e vem encontrando diversos problemas durante o uso do Manjaro Linux com KDE (até porque ele quebrou o Pop!_OS).
Em seu vídeo mais recente, onde deve cumprir algumas tarefas no sistema, Linus encontrou diversos problemas na interface, os quais a equipe do KDE já está trabalhando e você pode conferir o progresso.
Após assistir aos vídeos, Nate começou a pensar no porque sistemas desktop baseados em Linux não fazem sucesso e o resultado dese pensamentos foi: o Linux precisa ser pré-instalado no hardware de varejo para ter sucesso no mainstream.
E se o Linux fosse distribuído em computadores de varejo?
Embora existam distribuições Linux de alta qualidade no mercado, a comodidade de ter um sistema operacional pré-instalado faz com que sistemas como o Windows e macOS sejam mais utilizados pelo público.
Pense comigo, qual o motivo de você utilizar Android ou iOS em seu smartphone? Provavelmente a resposta será “porque ele foi enviado por padrão com o smartphone” e mesmo que seja possível alterá-lo, a noção de substituir o sistema padrão não existe para o público padrão.
A mudança de sistema operacional exige que os usuários tenham algum conhecimento técnico e isso impede que sistemas baseados em Linux sejam utilizados por ainda mais pessoas.
Uma bela forma de se tornar popular
O próximo objetivo para o alavancar o uso de Linux nos desktops segundo Nate é entender que o verdadeiro público alvo do sistema deve ser os fornecedores de hardware e não os usuários finais.
Segundo ele, ter um sistema operacional atraente e funcional o suficiente para ser escolhido pelas fabricantes de computadores ajudará a alavancar o uso de Linux no desktop. Os fornecedores de hardware precisam de apenas 4 coisas:
- Flexibilidade: O sistema deve ser facilmente adaptável para qualquer tipo de dispositivo da empresa;
- Aparência: Uma aparência agradável irá aumentar a aceitação do produto, sendo um diferencial da compra (um belo exemplo é o macOS);
- Estabilidade: O sistema precisa ser o mais estável o possível para que os usuários não se vejam em frente a uma tela de terminal sem saber o que fazer;
- Suporte: Quando algo dá errado em um sistema “mainstream”, o usuário irá entrar em contato com a fabricante, quanto maior a usabilidade, menores as chamadas por suporte.
Para Nate, um sistema operacional “mainstream” não precisa ser perfeito, apenas cumprir estes quatro requisitos, um belo exemplo é o Microsoft Windows que vem conquistando o mercado desde os anos 90.
Qual a sua opinião sobre a visão de Nate? Deixe-a para a gente nos comentários e até o próximo artigo!