Em 2017 o Ubuntu foi ousado ao mudar seu padrão de X.Org para Wayland. Naquela ocasião a tecnologia dava seus primeiros passos e ainda não funcionava tão bem, tanto que no ano seguinte, a Canonical retrocedeu. Pouco depois, em 2021 o Wayland volta a ser o padrão e parece que agora veio para ficar. Entretanto, devido a diversos bugs relatados sobre o Wayland com placas NVIDIA, nesses casos o sistema segue utilizando o X.Org como padrão, algo que deve acabar com o Ubuntu 24.10.
O problema do Wayland com placas NVIDIA está acabando
Este parece que será o ano onde os problemas do Wayland com placas NVIDIA cessarão. Esforços da comunidade open source e da própria fabricante estão sanando problemas que vêm deixando usuários da marca para trás da vanguarda tecnológica.
Com tantas novidades, os desenvolvedores da Canonical parecem confiantes para fazer do Wayland o padrão absoluto no Ubuntu 24.10, previsto para lançar em outubro. Segundo publicação de um membro da equipe, é um bom momento de implementar a novidade para deixar o recurso mais próximo do ideal quando o correr o lançamento da próxima LTS, em 2026. Mas essa não é a única novidade que ele divulgou.
Flutter e Snaps para todos
Mesmo com tanto progresso, a Canonical ainda não está completamente satisfeita como se encontra o novo instalador do Ubuntu. Neste ciclo de desenvolvimento, a empresa busca expandir o suporte de hardwares para fazer a criptografia do armazenamento utilizando o módulo TPM.
Enquanto isso, pretendem melhorar a experiência de usuário na hora de descobrir novos aplicativos pela loja do sistema, expandindo a experiência que criaram para a sessão de games no Ubuntu 24.04 a outras categorias.
Com esses importantes aplicativos construídos em Flutter, a empresa optou por contribuir com o aprimoramento do kit de desenvolvimento, especialmente auxiliando à migração de GTK 3 para GTK 4.
Infelizmente ainda não há indícios de que a loja trará suporte a arquivos .deb baixados por fora, na verdade, a Canonical demonstra estar bem focada nos Snaps. Tanto que seguem com o desenvolvimento do Ubuntu Core, um novo conceito de sistema imutável, completamente baseado em Snaps.
Para dar conta de tanto trabalho, a Canonical está contratando mais funcionários para o desenvolvimento de seu ecossistema, com a intenção de crescer sua força-tarefa em cerca de 50% no próximo ano.
Fique por dentro das principais notícias da semana sobre tecnologia e Linux, assine nossa newsletter! Assinando nesta semana, você ainda pode ser presenteado com um teclado Epomaker!