Enquanto Ubuntu investe em Flutter, Google desinveste 0
Notícias

Enquanto Ubuntu investe em Flutter, Google desinveste

Algumas das novidades recentes mais empolgantes do Ubuntu, são o novo instalador, a loja de aplicativos e o atualizador de firmware, todos construídos em Flutter. Mas do outro lado, o Google, criador do kit de ferramentas de desenvolvimento, está desinvestindo.

Cerca de 200 pessoas perderam o emprego no Google

O desinvestimento pelo Google se traduz na triste notícia de 200 funcionários demitidos do núcleo que desenvolve produtos como o Flutter e o Dart, a linguagem de programação na qual o Flutter se baseia.

Segundo a empresa, nenhuma estratégia mudou e a equipe não reduziu de tamanho. Isso porque funcionários de outros países, como Índia, México e Alemanha, foram realocados à área. 

No X, Kevin Moore, um gerente de projetos da empresa, postou que “O Flutter e o Dart não foram afetados nem mais, nem menos do que outros projetos (mantidos pelo núcleo). Estamos tristes, mas continuamos trabalhando duro. Sabemos o quanto vocês se importam com a equipe e os projetos incríveis que construímos juntos. Entendo o seu nervosismo, você está apostando no Flutter e no Dart. Eu também estou, assim como o Google.”

Entretanto, o planejamento para o Flutter em 2024 não é animador para o Ubuntu. Eles estão priorizando dispositivos móveis, ambiente onde o kit tem mais adesão. Embora o suporte a GTK 4 e melhorias de acessibilidade estejam nos planos, não são uma prioridade, assim como o tão desejado suporte a múltiplas janelas. 
Antes disso tudo, a empresa dona do Ubuntu criou até mesmo uma comunidade no GitHub chamada Ubuntu Flutter Community, para reunir repositórios de softwares open source desenvolvidos em Flutter visando o sistema operacional. Dentre eles, além dos nativos do Ubuntu a que já nos referimos, temos uma calculadora e o mais proeminente, o MusicPod, um reprodutor de mídia multiplataforma.

Enquanto Ubuntu investe em Flutter, Google desinveste
Imagem: MusicPod

A curto prazo, nada muda para o Ubuntu, literalmente, afinal o Google está desacelerando o desenvolvimento para desktop. Com esta notícia, pessoas da comunidade open source esperam ver um maior envolvimento da equipe de desenvolvimento do sistema operacional no aprimoramento do Flutter. Será que a Canonical apostou no cavalo errado?

Fique por dentro das principais notícias da semana sobre tecnologia, Linux e open source, assine nossa newsletter.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!