Notícias

GRUB 2.06 pode tornar mais difícil o dual boot no Ubuntu 22.04 LTS

A versão 2.06 do GRUB utilizada no Ubuntu 22.04, não contará mais com suporte ao “os-prober”, o que deve dificultar bastante a vida de quem quiser utilizar o sistema em dual boot com o Windows ou outra distro Linux.

Você que é usuário de distros Linux certamente já ouviu falar no GRUB. Se você já se aventurou em instalar, por exemplo, o Arch Linux em dual boot com qualquer outro sistema, também já deve ter ouvido falar no “os-prober”.

Ubuntu 22.04 sem dual boot!?

O “os-prober” é o software responsável por fazer com que o GRUB consiga reconhecer outros sistemas operacionais instalados no mesmo computador. Sem ele, o GRUB detectaria apenas o sistema onde se encontra instalado.

ubuntu

O problema é que, recentemente, os desenvolvedores do GRUB encontraram uma falha de segurança no código-fonte do “os-prober”. Para evitar que esta falha afete o próprio GRUB, foi decidido que a partir da versão 2.06 será encerrado o suporte ao “os-prober”.

O bug do “os-prober” no GRUB

Toda vez que o sistema é iniciado o “os-prober” é executado, procurando por outros sistemas instalados. Neste momento, o software monta as partições de todos os discos disponíveis no sistema. Segundo os desenvolvedores do GRUB, este comportamento deixa algumas brechas de segurança, possibilitando que invasores possam explorar falhas relacionadas ao sistema de arquivos.

Mesmo sem o “os-prober”, em sistemas UEFI, ainda é possível fazer com que o GRUB reconheça outros sistemas. Porém, o problema fica maior em sistemas “bios legacy”, onde a utilização de dual boot sem o “os-prober” será muito difícil.

As possíveis soluções para o dual boot

Os desenvolvedores do Ubuntu estão considerando algumas opções para resolver este problema, sendo elas:

  • Re-ativar o “os-prober” na versão do GRUB que será entregue com o Ubuntu 22.04: apesar de ser possível, ao utilizar essa opção os desenvolvedores estariam, deliberadamente, deixando o sistema vulnerável a uma falha conhecida;
  • Desenvolver um módulo para o GRUB, que possa cumprir algumas das funções antes desempenhadas pelo “os-prober”, como: fazer uma varredura no arquivo “grub.cfg” para encontrar instalações do Windows, permitindo o dual boot com o sistema da Microsoft;
  • Executar o “os-prober” apenas uma vez durante a instalação do sistema. Isso permitiria encontrar outros sistemas que tenham sido instalados antes do Ubuntu, porém, não aqueles que sejam instalados depois.

Os desenvolvedores ainda não revelaram se o “os-prober” continuará nos repositórios do Ubuntu para poder ser instalado e executado manualmente pelos usuários, porém, não acredito que a equipe irá deixar o sistema sem a opção para realizar dual boot de forma nativa.

Porém, a comunidade já encontrou uma forma para contornar o problema. Mesmo agora, mêses antes do lançamento da nova LTS do Ubuntu, alguns dos problemas que o sistema poderá ter já estão sendo solucionados pelos próprios usuários. Isso que eu chamo de eficácia!

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!